O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Lugar de amiga solteira é na barra do vestido da noiva

Quando o assunto é casamento, existem milhares de superstições. São tradições seculares que se mantêm vivas até os dias de hoje, independente das crenças religiosas dos noivos. A crença popular dita costumes que, seja qual for o tipo de celebração escolhido pelo casal, são seguidos à risca. Entre as muitas tradições que fazem parte deste universo, escrever o nome das amigas solteiras na barra do vestido da noiva é uma das mais divertidas. Além de ser uma maneira muito carinhosa de homenagear as suas melhores amigas, faz com que elas tenham sorte e também encontrem um verdadeiro amor. Diz a lenda que, cumprindo este ritual, a energia e a alegria do coração apaixonado da noiva abençoa as amigas solteiras para que elas também realizem o sonho do “felizes para sempre”.

Ao que tudo indica, esse costume secular nasceu na Bahia, em terras brasileiras? Ninguém sabe dizer exatamente quando, nem como. Essa tradição vem sendo preservada através do tempo – e é realmente delicioso poder dividir essa alegria com as suas madrinhas e melhores amigas. O processo começa com a lista de todas as solteiras que irão participar da brincadeira. Em seguida, cada noiva escolhe como colocá-los na barra do vestido. São diversas opções e formatos que dependem, basicamente, do estilo do casamento e também do gosto da noiva. No dia do casamento, é só aproveitar, se divertir e tirar muitas fotos com as suas amigas solteiras!

Camila Magalhães Fotografia
Camila Magalhães Fotografia
Crédito: Camila Magalhães Fotografia
Tempo Digital
Crédito: Studio Seven - Claudio França
Studio Seven – Claudio França

Existem várias formas de levar suas amigas na barra do vestido. Antes de pensar nas possibilidades, a nossa dica número um é: nunca escreva diretamente no tecido do vestido. Mesmo que a caneta seja adequada, é melhor não correr o risco de manchá-lo, não é verdade? Geralmente, as noivas escolhem as tradicionais fitas de cetim ou corações feitos em tecido com os nomes das amigas escritos ou bordados. Os patuás também são perfeitos para prender à barra do vestido. Na maioria das vezes, são feitos em formato de coração e acompanhando de uma medalhinha de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Tanto um, quanto o outro, pode ser costurado junto à barra ou no forro do vestido. A única diferença é que, no caso dos patuás, cada amiga ganha a sua medalha depois da cerimônia.

Amigas do coração juntas até o altar

Se você faz o estilo de noiva prática, dá para manter a tradição sem precisar de tanta produção. Você pode optar adesivos em formatos de coração, próprios para a brincadeira ou prender fitinhas e papeis de scrapbooking com mini alfinetes. Agora, se a correria com os preparativos para o grande dia te fizer esquecer de providenciar algo para colocar os nomes na barra, não precisa se preocupar. Uma fita adesiva simples e uma boa e velha caneta podem funcionar super bem. Quer uma solução rápida, mas um pouquinho mais elaborada? Fitinhas escritas com canetas especiais para tecido. Se der tempo, dá até para desenhar um coraçãozinho do lado de cada nome e, para prender, é só usar alfinetes.

Crédito: Marina Ushiro
Marina Ushiro
Crédito: Déborah Luna
Déborah Luna

Na verdade, vale qualquer coisa para entrar na brincadeira. Uma dica importantíssima é ficar atenta na hora de escolher a cor com que os nomes serão escritos. Caso eles sejam bordados na própria barra do vestido, é importante dar preferência a tons mais claros, para não correr o risco de aparecer em alguma foto, especialmente durante a cerimônia. Uma boa sugestão são os tons de azul, assim você já garante outra superstição para trazer sorte no casamento. Vocês já ouviram falar que a noiva precisa carregar “uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa azul e uma coisa emprestada”?

Crédito: Equipe Cleber Massao
Equipe Cleber Massao
Crédito: Oswaldo Marra e Jane Magalhães
Oswaldo Marra e Jane Magalhães
Crédito: Graciele Aguiar
Graciele Aguiar
Crédito: Mario Lima
Mario Lima
Crédito: Aline Machado
Aline Machado

Na fita do buquê ou na sola do sapato

Se você é do tipo que adora fugir do tradicional, mas, ainda assim, prefere não correr o risco de deixar de lado este costume, pode recorrer a outras formas especiais de desejar uma boa sorte no amor para suas amigas que ainda não encontraram seu par perfeito. Ao invés de colocar seus nomes na barra da saia de seu vestido, que tal carregá-las em seu buquê? Isso mesmo, a fita do buquê é um ótimo lugar para registrar os nomes de quem você deseja “abençoar”. Outra alternativa é colocar a lista das solteiras na sola de seus sapatos. Segundo a tradição turca, é só suas amigas assinarem a sola do seu sapato com uma caneta de cor azul e, no final da festa, o nome que estiver mais apagado, indicará qual será a próxima a se casar!

Crédito: Cleiton Tiburcio
Cleiton Tiburcio
Créditos: Kristen Taylor / Melissa Fitzpatrick
Kristen Taylor / Melissa Fitzpatrick
Tips For Bride

Old Love: Editorial de vestidos de noiva – Por Diogo Massarelli

Para as noivas que estão contando os minutos para subir ao altar, são inúmeras as preocupações em relação ao grande dia. Além de todos os detalhes do casamento, como decoração, música e convidados, geralmente os noivos ainda precisam conciliar a organização da nova vida a dois e o roteiro da tão sonhada lua de mel. O que fica são os lindos e emocionantes registros desse dia inesquecível. Por isso é essencial buscar por fotógrafos e filmmakers qualificados: apenas os melhores profissionais são capazes de registrar a cerimônia e a festa de maneira única. O fotógrafo Diogo Massarelli é um dos nossos queridinhos na arte de captar os melhores momentos desse dia tão especial. No vídeo abaixo, ele conta um pouco da sua experiência:

Ele é natural de Itatiba, no interior de São Paulo, e produziu um editorial de moda cheio de personalidade e estilo. “É possível se surpreender com a possibilidade de fotos em locais como este. As noivas que buscam por algo fora do comum irão se inspirar e se identificar com este tipo de imagem. O editorial foi feito com apenas uma noiva exatamente para levar ao pensamento do espectador à imaginação de qual seria o resultado com um casal”, explica. Maquiagem marcante e um lindo contraste entre o romântico e o moderno: estamos realmente apaixonadas por esse ensaio super inspirador para as noivas que buscam por algo alternativo às clássicas fotos de casamento. Convidamos o Diogo para nos explicar sobre o processo criativo do editorial. Vamos lá?

Qual é a proposta do editorial?

Mostrar que pode existir ordem no caos e que não é necessário um cenário bonito para que um trabalho seja interessante. A Vila Maria Zélia, por exemplo, onde foram produzidas essas imagens, está localizada em São Paulo. É um local tombado como patrimônio histórico, um espaço antigo que se encontra em ruínas.

editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-3 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-1 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-2

Já mostramos para vocês que o estilo industrial é uma das maiores tendências para casamentos. O mesmo vale para ensaios pré-wedding com os noivos: é um tipo de locação que traz o belo contraste entre o romantismo e algo mais rústico e com muito concreto. A beleza está justamente na falta de acabamento na infraestrutura do local: as paredes descascadas, o grafite e cenários inusitados para um casamento chamam a atenção e, o que antes era visto como imperfeito, agora é responsável pelo charme especial.

De onde surgiu a inspiração para realizar um editorial?

Este editorial partiu de um projeto pessoal, sempre desejei fotografar em um local como este e mostrar as suas possibilidades, então decidi colocar tudo em prática. Em visita ao local, defini que ali seria o espaço ideal para executar este projeto, nos organizamos e fizemos acontecer.

Por que você decidiu incluir seu depoimento no vídeo?

Decidi ressaltar o que sinto ao fotografar um casamento, pois acredito que um trabalho feito com amor com certeza é executado de uma forma diferente. Lido com emoções, realizações de sonhos e com detalhes que foram planejados por meses – e, talvez até anos. Preciso enxergar com amor e carinho da mesma forma com que o casal enxerga tudo isso, por isso faço questão que vivam intensamente o momento.

Como você definiria o seu estilo de fotografia para casamento?

Posso dizer que meu estilo é uma mistura de fotografia clássica somada ao fotojornalismo. Valorizo muito os retratos feitos com uma boa luz e composição e todos os momentos tradicionais de um casamento. Acredito que essa soma tem sido o diferencial em meu trabalho. Consigo garantir momentos únicos e verdadeiros em imagens trazendo à tona toda a sensibilidade e emoção vivida naquele momento, tornando-o realmente inesquecível.

Editorial Old Love – Por Diogo Massarelli

Fotografia: Diogo Massarelli
Buquês: Karina Saab
Vídeo: Henrique Lando
Vestidos de Noiva: Jorge de Oliveira

editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-4 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-5 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-6 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-7 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-8 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-9 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-11 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-12 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-13 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-14 editorial-moda-vestido-noiva-fotografia-diogo-massarelli-casamento-interior-itatiba-sp-10

Tips For Bride

Conheça os vestidos de noiva com rendas geométricas

Se você é noiva, já está casada ou está prestes a subir ao altar, há de concordar que o vestido de noiva é o item mais especial do casamento. Apesar de todos os mil detalhes em relação à cerimônia, à festa, aos pais, padrinhos e convidados: não tem como negar a importância de um super produção para o grande dia. Desde adolescentes, é normal que as mulheres sonhem com algo que reflita sua personalidade e a faça sentir como uma verdadeira princesa. O mundo fashion traz algumas tendências para o dia do casamento – e, dessa vez, vamos mostrar para vocês tudo que há de mais lindo e especial nas rendas geométricas. Isso mesmo: a simetria no desenho das rendas está em alta e é uma excelente opção para as noivas que buscam um toque moderno, sem perder o romantismo.

As famosas rendas francesas com desenhos florais são e sempre serão um grande clássico para os vestidos de noiva. Elas são belíssimas, super românticas e simplesmente perfeitas para um dia tão especial como o casamento. No entanto, há noivas que preferem looks mais ousados, com uma dose extra de criatividade, inovação e, por que não, sensualidade. As rendas geométricas remetem a uma tendência vintage, que resgata um pouco da moda dos anos 50. A padronagem simétrica pode aparecer num vestido de noiva de inúmeras maneiras. Listras, quadriculados, redondos, ovais, vazados ou com transparências: realmente, são muitas opções e ideias para trazer mais modernidade à produção da noiva.

Alguns estilistas são conhecidos por usarem e abusarem da simetria no desenho das rendas, como Berta, Maggie Sottero e Gala by Galia Lahav. A nova coleção da Yolan Cris também apostou nas rendas geométricas para as noivas. No Brasil, a estilista Martha Medeiros também adora utilizar a técnica numa renda artesanal, mais engomada e produzida em algodão, conhecida como renda renascença. Definitavamente, é uma moda que promete agradar a muitas noivas, já que elas não precisam abrir mão do uso das rendas. É uma maneira de usá-las de uma forma menos convencional, fugindo dos clássicos modelos florais, e trazer mais jovialidade e modernidade ao grande dia. Nós selecionamos alguns dos looks mais lindos de vestidos de noivas com rendas geométricas. Com muito amor, para vocês:

BHLDN Weddings / Watters / BHLDN Weddings
BHLDN Weddings / Watters / BHLDN Weddings
Wtoo Brides / Maggie Sottero / Maggie Sottero
Wtoo Brides / Maggie Sottero / Maggie Sottero
Wedding Forward / Gala by Galia Lahav / Limor Rosen
Wedding Forward / Gala by Galia Lahav / Limor Rosen
Watters / Lihi Hod / Maggie Sottero
Watters / Lihi Hod / Maggie Sottero
Grace Loves Lace / Berta / Maggie Sottero
Grace Loves Lace / Berta / Maggie Sottero
Nouba / Gala by Galia Lahav / Victoria Kyria Kides
Nouba / Gala by Galia Lahav / Victoria Kyria Kides
Harper's Bazaar / Gala by Galia Lahav / Lilian West
Harper’s Bazaar / Gala by Galia Lahav / Lilian West
Confetti Daydreams / Grace Loves Lace / Avon Livne
Confetti Daydreams / Grace Loves Lace / Avon Livne
Nouba / Grace Loves Lace / Yolan Cris
Nouba / Grace Loves Lace / Yolan Cris
Lilian Pacce / Duo Borgatto / Divulgação
Lilian Pacce / Duo Borgatto / Divulgação
Martha Medeiros
Martha Medeiros

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride