O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
Tips For Bride

Pais separados no dia do casamento: Como lidar com a situação

Você se identificou com o título do post – pais separados no dia do casamento: Como lidar com a situação? Pois saiba que ele foi feito especialmente para vocês, a pedido de muitas de nossas leitoras! É uma situação bem frequente, mas pouco falada nos blogs de casamento. Por isso, decidimos reunir todas as dicas e conselhos para te ajudar!

Quando estamos noivas, tudo que a gente mais deseja é poder viver o dia do casamento repleto de alegria e cercado pelas pessoas que mais amamos. Logo vem à cabeça nossos pais, não é mesmo? Afinal, não existe amor maior, nem mais verdadeiro do que o deles. O único problema é que nem sempre esses convidados tão importantes conseguem conviver em harmonia. Se você tem pais separados, sabe exatamente do que estamos falando!

pais separados no dia do casamento fotografia preta e branca noivo com pai e padrasto
André Alves Fotografia

Infelizmente, nem todos os casais que decidem se divorciar possuem uma boa relação. Muitos, inclusive, deixam de se ver e falar. Passam anos sem sequer cruzar o caminho um do outro, mas quando seu filho ou filha decide se casar, o encontro acaba sendo inevitável. Por mais que não haja nenhum tipo de relação entre os dois, as desavenças familiares não podem, em hipótese alguma, afetar este dia tão especial e planejado com tanto carinho pelos noivos.

A gente acredita que um momento tão único e inesquecível quanto o casamento deva ser maior do que tudo. Que nada pode atrapalhar ou interferir na realização deste lindo sonho. Por isso, decidimos fazer um post especialmente dedicado aos noivos que possuem pais separados. Reunimos dicas e algumas ideias para ajudar a resolver possíveis impasses familiares, garantindo que todos possam se divertir e celebrar juntos esta data tão especial.

pais separados no dia do casamento entrada da noiva com a mãe e o pai
Rodrigo Gomez

Alinhando as expectativas

Para começar, nada mais esclarecedor do que um bom diálogo, não é mesmo?

Para evitar situações embaraçosas e desagradáveis, o primeiro e mais importante passo é ter uma longa conversa com seus pais. É preciso deixar claro o quanto ambos são importantes para você e que os problemas que possuem um com o outro não devem interferir no andamento do seu grande dia. Fazê-los entender que, acima de tudo, este deve ser um momento de alegria e sem estresses desnecessários. Os dois podem estar separados, mas que a relação de pais e filhos é para sempre.

pais separados no dia do casamento sorriso da noiva ganhando beijo na testa do pai
Juba Alves Fotografia

Uma boa pedida é fazê-los reconhecer pontos comuns. Mostrar a eles que, independente das desavenças, este é um momento igualmente emocionante para os dois – e ainda mais para você que conseguirá passar por esta incrível experiência tendo eles ao seu lado. Pedir para que se respeitem e tolerem – mas que, acima de tudo, lembrem-se de que este é um momento sagrado de celebração do amor.

Outro ponto essencial é deixar que exponham suas opiniões. Pergunte a eles o que os deixaria mais confortável e o que seria inconveniente. Observar muito bem suas reações pode te ajudar a chegar a soluções que agradem a todos e evitar possíveis saias justas. Assim, fica mais fácil de garantir que o tão esperado SIM seja positivamente marcante para todos.

pais separados no dia do casamento entrada do noivo com o pai e a mãe
Lizandro Júnior

Participações mais do que especiais

Engana-se quem pensa que é preciso se preocupar em administrar os possíveis conflitos entre os pais apenas no dia do casamento. Eles podem começar a aparecer já na fase dos preparativos. Acredite: isso é mais comum do que você imagina! Geralmente, uma das partes acaba se sentindo excluída, aumentando ainda mais os sentimentos negativos que tem em relação ao outro. Por esta razão, mais do que nunca, é importante tomar todo o cuidado para fazer com que os dois se sintam igualmente importantes e úteis, evitando comparações desnecessárias.

pais separados no dia do casamento fotografia preta e brancemocao dos noivos durante os cumprimentos
Everton Vila

Convide sua mãe para participar da eleição do modelo perfeito, dos sapatos e acessórios que irão compor o seu visual para o grande dia. Ela pode acompanhá-la também nas provas do vestido de noiva e no teste do cabelo e da maquiagem. Já seu pai pode ser escalado para auxiliar na escolha do carro que a levará até a cerimônia e das gravatas para os padrinhos. Além, é claro, de participar da degustação do bar! Um momento divertido e muito especial que, com certeza, ficará para sempre guardado na memória e no coração de vocês dois.

Celebrando o amor e a paz

Se existe uma coisa que, realmente, costuma causar dor de cabeça nos noivos que têm pais separados, com certeza, é a organização do cortejo. Como provavelmente os dois estarão ao seu lado no altar – como testemunhas da união – é bem provável que haja um certo desconforto para ambos. Para evitar situações embaraçosas, uma boa alternativa é estabelecer uma ordem que evite que fiquem perto um do outro. Quer uma dica? Intercale os padrinhos. Isso evita que os dois precisem ficar próximos e interagir um com o outro!

pais separados no dia do casamento emoção pai e mãe durante os cumprimentos para o noivo
Juba Alves Fotografia

De qualquer forma, reforce que a oficialização da união de vocês deve ser colocada acima de qualquer fato. É importante também que você e seu futuro marido se comportem com bom senso nesta situação. Muitos pais e mães já possuem outros relacionamentos e, nestes casos, tomar qualquer decisão se torna ainda mais delicado. É preciso ponderar os fatos e agir com sabedoria. Escolher se convida os dois e seus novos companheiros a integrarem o cortejo ou se faz questão de ter apenas seus pais ao seu lado neste momento tão importante. Decisão difícil, né?

Organizando o cortejo

Sim! O momento do altar costuma ser um dos mais complicados para quem tem pais separados. Por esta razão, separamos algumas alternativas que, com certeza, irão te ajudar a tirar de letra esta situação. Confira!

Pais solteiros: Se os pais são solteiros e mantém um bom relacionamento não há porque não entrarem e saírem juntos da cerimônia. Nada mais seguro do que seguir uma tradição, não é mesmo?

Pais solteiros que não se falam: Para evitar problemas e constrangimentos, você pode entrar acompanhada dos dois – um de cada lado. Se puderem ficar juntos no altar, ótimo! Se não, deixe-os sentar no primeiro banco. Na saída, vale saírem sozinhos ou acompanhados de outro parente, evitando um possível estresse.

pais separados no dia do casamento fotografia preta e branca emoção do noivo durante os cumprimentos do pai e da mãe
Leandro Donato

Pais separados, um deles em outro relacionamento: Os dois até podem entrar e ficar juntos no altar. Caso prefiram, depois da entrada, aquele que estiver acompanhado poderá sentar-se no primeiro banco, ao lado de seu par. Já o solteiro, pode ficar no altar, junto de um outro filho ou parente.

Pais separados, ambos em outro relacionamento: Havendo conflito ou não, neste caso, uma boa saída é entrar acompanhada por seus pais e deixar seus respectivos pares esperando por eles na beira do altar. Ao chegar, cada um se junta a seu companheiro e os quatro participam da cerimônia.

pais separados no dia do casamento entrada da noiva com pai e padrasto
Franco Rossi

Diversão sem preocupação

Não é só durante a cerimônia que as diferenças entre pais separados costumam causar conflito. Muitos casais acabam encontrando problemas para administrá-las também na hora da festa. Hoje em dia, é muito comum os noivos prepararem uma linda mesa comunitária para dividir com seus familiares mais próximos. Mas, dependendo da relação de seus pais, isso pode não ser uma boa ideia. Antes de bater o martelo sobre esta decisão, é preciso estar certo de que a paz e a harmonia da sua festa não sejam colocadas em risco. Se você tiver qualquer dúvida, por menor que seja, melhor evitar a proximidade.

pais separados no dia do casamento emoção da noiva durante a entrada com pai e mãe
Koby Brown / V Rebel Cinema One

Nestes casos, o melhor a se fazer é apostar em um outro formato de organização. Optar por lugares marcados poder ser uma boa saída. Para garantir que todos fiquem confortáveis e possam aproveitar a comemoração, coloque-os em mesas distantes e conte com a ajuda dos padrinhos e de outros familiares para entretê-los e distraí-los. Quanto a você e seu noivo, providencie uma mesa especial e exclusiva. Uma oportunidade de terem um momento a dois, mesmo em meio à agitação e correria. Com certeza, este será o jantar romântico mais inesquecível de suas vidas.

pais separados no dia do casamento entrada do noivo com a mãe e o pai
Kana Caiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride