
Passadeiras da cerimônia: Escolha o modelo de tapete ideal
A emoção de caminhar até o altar para encontrar o amor da sua vida é, sem dúvidas, um dos momentos mais marcantes na vida da noiva. Aquelas que já viveram essa experiência chegam até a se emocionar ao lembrar da cena, única e extremamente especial na vida do casal. Junto com esse sonho, vinha a ideia de pisar no tradicional tapete vermelho – mas esse imaginário deu lugar a outra opções, algumas mais glamurosas, outras mais rústicas e, outras vezes, até mais discretas. Como a maioria dos itens de casamento, o tapete ganhou uma representatividade maior com o passar dos anos e, mais do que nunca, ele deve estar em harmonia com a decoração do local da cerimônia, além de combinar com o estilo do casamento.
Em ambientes fechados, como igrejas, o ideal é optar pelos tapetes de carpete nas cores claras ou verdes, além do vermelho – que já não é mais o preferido das noivas e deve ser usado em cerimônias realizadas à noite, preferencialmente em catedrais ou igrejas mais imponentes. Outra alternativa é deixar o piso da igreja à mostra, sem nenhum tapete, apenas com a decoração floral na lateral da nave. Essa dica é especialmente válida para casamentos realizados em igrejas históricas, cujo piso é trabalhado e vale a pena aparecer nos registros da cerimônia. Para cerimônias realizadas ao ar livre, a lista de opções é ainda maior: além dos carpetes, que mantém uma certa elegância e sofisticação, existem as opções mais rústicas, como decks de madeira, grama natural, pétalas de flores ou esteiras de palhas, principalmente para cerimônias à beira mar.
As passarelas espelhadas surgiram há pouco tempo no mercado de casamentos, são as queridinhas das noivas mais glamorosas e podem ser usadas em igrejas ou ambientes ao ar livre – mas é indispensável pensar em alguns detalhes. “É importante observar o que essa passarela irá refletir nas fotos e até mesmo ouvir a opinião do decorador e do fotógrafo contratado. Outro cuidado é exigir todas as mães e madrinhas com vestidos longos para evitar desconfortos”, explica a decoradora Beatris de Michelli, de Bauru. “A escolha da passadeira depende do tipo do projeto do casamento, tem que analisar a arquitetura do local e imaginar como os diferentes modelos de comportariam, qual seria o mais adequado para a situação”.
























