O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Cinque Terre: Lugar encantador para sua lua de mel na Itália

Que a Itália é um dos destinos românticos mais procurados pelos recém-casados, disso não temos dúvidas. Cidades como Roma, Veneza e Florença estão entre os lugares preferidos dos noivos para a tão sonhada lua de mel. O país é naturalmente charmoso e encantador! Além de cidades históricas com belíssimos museus e igrejas, as terras italianas também escondem belezas naturais exuberantes. Recentemente, descobrimos um cantinho muito especial e acolhedor, perfeito para dar uma esticadinha na viagem do casal. Claro que vamos dividir tudo que descobrimos sobre esse lugar maravilhoso: Cinque Terre é o nome dele.

Seja para um roteiro rápido de um dia ou para curtir por dois a três dias, é passagem obrigatória para quem está de lua de mel na Itália. Apesar de não figurar entre os principais destinos do país para os casais apaixonados, há quem defenda que é um dos melhores lugares para curtir a vida a dois. Cinque Terre está localizada no norte da Itália, numa região conhecida como Riviera Italiana. É um trecho de aproximadamente doze quilômetros, que fica numa região montanhosa próxima ao mar. Há exatos 20 anos, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e compreende as famosas cinco localidades, são elas: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.

viagem de lua de mel na itália
Travelling Tall Girl
casinhas coloridas no mar mediterrâneo
Alan McConnell Photography
Locationscout
Locationscout

Cinque Terre – também conhecida como riviera italiana

A região é também conhecida como Five Village ou Caminho do Amor – em italiano, Via dell’Amore. Cercado pelo mar Mediterrâneo, o local reúne lugares de natureza exuberante, que ficam suspensas entre o mar e íngremes penhascos. Para chegar até lá, os aeroportos italianos mais próximos são de Gênova, Pisa e de Florença, nessa ordem. Depois, basta pegar um trem até a estação La Spezia, porta de entrada para a rota turística do parque Cinque Terre – além de ser uma excelente opção de hospedagem. São incontáveis os motivos para incluir Cinque Terre no roteiro turístico de lua de mel. Alguns dos que mais chamaram a nossa atenção são:

  • As casinhas à beira mar localizadas nas montanhas de Montessoro
  • Os prédios coloridos e ensolarados de Vernazza
  • As casas sob as rochas de Corniglia e Riomaggiore
  • O maravilhoso por do sol em Manarola

Para se locomover entre um vilarejo e outro, dá para ir de trem ou de barco. Para se ter uma ideia das distâncias entre uma vila e outra, o trajeto de trem dura em média de 2 a 4 minutos. Ambos valem muito a pena, já que são passeios completamente diferentes. Mas se a ideia é curtir, aproveitar a paisagem e desfrutar de momentos maravilhosos, a dica é fazer o trajeto a pé. Partindo de Riomaggiore até Montessoro, são aproximadamente 5 horas de caminhada, entre paisagens exuberantes e vilarejos encantadores. 12 quilômetros de uma a outra.

cinque terre viagem de lua de mel na itália
Divulgação
cinque terre viagem de lua de mel na itália
Lonely Planet
lua de mel na riviera italiana
Go Travelez

Lua de mel para casais românticos: Eis o destino perfeito

Descansar, relaxar a apreciar a natureza num dos lugares mais românticos da Itália: eis a descrição perfeita do que fazer em Cinque Terre. Diferente de outros destinos turísticos, não há lugares para visitar e dar check-in nas redes sociais, nem restaurantes tão badalados. A proposta é: aproveitar a vida em outro ritmo e dar as boas vindas a vida a dois. Fica a dúvida: dá para conhecer tudo num único dia? Sim, é possível. São vilas pequenas e muito parecidas entre si. Duas horas é o tempo máximo para visitar cada uma delas e finalizar o percurso. Mas, além de cansativo, esse tipo de percurso não combina com o ritmo do local. A proposta é mesmo se permitir relaxar, tomar um bom vinho branco à beira mar e se livrar do stress do dia a dia – e também dos preparativos do casamento.

A trilha que percorre todo o Parque Nacional foi batizada de Caminho do Amor. O percurso é tranquilo e a nossa sugestão seria começar por Riomaggiore e finalizar em Montessoro. As três primeiras vilas são mais próximas entre si e escondem as mais belas paisagens. Ou seja, caso você desista no meio do caminho, já terá visto boa parte do passeio. Manarola é a pausa perfeita para um café ou um gelato. Montessoro é a maior das cinco vilas e também a que oferece melhor infraestrutura em relação a hoteis e restaurantes. Para quem gosta de praias e banho de sol, é o melhor lugar para relaxar por uma tarde e curtir o por do sol em Cinque Terre. Além dos passeios de trem e de barco, vale a pena conhecer os mirantes: a vista é espetacular, especialmente no entardecer.

viagem de lua de mel na itália
Citizen Femme
viagem de lua de mel na itália
Walks of Italy
viagem de lua de mel na itália
Divulgação
viagem de lua de mel na itália
Pixabay
viagem de lua de mel na itália
Huff Post
Tips For Bride

Mudar de nome após o casamento civil? Veja o que fazer!

Sabemos que casar envolve uma série de processos e responsabilidades. A decisão de subir ao altar sempre vem acompanhada de muitos afazeres e importantes decisões a serem tomadas. Mudar de nome e carregar o sobrenome de outra família é uma das grandes responsabilidades dos noivos. Junto com ela, surgem muitas dúvidas do que é permitido perante a lei da união civil. Posso mudar o meu nome? Devo fazer isso? É obrigatório ou posso escolher entre adotar ou não outro sobrenome?

A falta de conhecimento sobre os temas que compõem este universo é um dos fatores limitantes para saber o que fazer / o que não fazer. Dentre as diversas preocupações que afligem os casais, com certeza, o casamento civil está entre as maiores. Por envolver uma série de burocracias, o fato de mudar de status perante a lei, geralmente, traz consigo muitos medos e questionamentos. O principal deles é a questão da mudança de nome após o casamento.

Apesar desta ser uma prática comum e muito antiga, até os dias de hoje, continua gerando dúvidas.  O assunto rende muitos comentários e, às vezes, chega até mesmo a gerar polêmica. Para ajudá-las nessa etapa, batemos um papo pra lá de esclarecedor com a assessora de casamento civil, Elza Maria Bastos da Cunha Costa, do site CasamentosCivil.com.br. Provando que nem toda burocracia é tão complicada quanto parece, a especialista falou de maneira simples e direta sobre as principais questões ligadas ao tema. Além disso, deu dicas preciosas que irão ajudar você a tirar isso de letra e aproveitar ao máximo a beleza e encanto deste momento tão especial em sua vida.

mudar de nome no casamento civil
Crédito: Yes, Ik Wil!

Novas regras para alterar o nome depois do casamento. Quais são elas?

A alteração do nome com o casamento tem como fundamento a possibilidade de tornar notória a modificação do estado civil e integração do(a) noivo(a) a uma nova família.

Conforme estabelecido no artigo 1.565, inciso 1º, do Código Civil Brasileiro, pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de companheiros e responsáveis pelos encargos da família. Sendo que, qualquer um dos noivos, querendo, poderá acrescer, ao seu, o sobrenome do outro.

Em São Paulo, a única coisa que não é permitida é tirar todo o sobrenome para adotar o sobrenome do outro. Ou seja, é necessário manter pelo menos um sobrenome de solteiro(a).

O que é válido para o homem e/ou para a mulher?

De acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, homens e mulheres têm a mesma condição de igualdade de direitos.

documentos brasileiros para casamento
Crédito: Murilo Velasco/G1

Quais são os documentos que precisam ser alterados após a mudança de nome? 

Todos os documentos pessoais devem ser alterados depois do casamento. São eles: RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte e CNH.

Não existe um prazo estabelecido para que a mudança seja feita. Porém, enquanto os documentos não forem atualizados, é necessário ter sempre em mãos a Certidão de Casamento. Somente assim para poder comprovar a mudança de nome.

Já os documentos que têm prazo de validade, como a CNH e o Passaporte, só podem ser alterados quando tiverem suas validades vencidas.

mudar de nome na certidão de casamento
Crédito: Nadalin Fotografia

E se um dos noivos mudar de ideia antes da data do casamento? 

Ou seja, deram entrada no casamento no cartório, mas se arrependeram da escolha. Como ainda não houve o casamento, é possível mudar o nome que havia sido previamente escolhido? E se esta decisão for tomada apenas na hora da cerimônia?

A indicação da escolha do nome deve ser feita, preferencialmente, no dia em que os noivos derem entrada no casamento civil. Ele deve constar no Memorial de Habilitação de casamento. Porém, nada impede, caso se arrependam desta escolha, que possam voltar atrás. Caso queiram fazer alguma alteração em relação a esta escolha, os noivos devem comparecer juntos ao cartório. Novamente, eles devem assinar o Memorial de Habilitação de casamento. Nele, eles declaram o nome que desejam usar depois do casamento.

Existe ainda a possibilidade de se manifestarem no ato da cerimônia. Neste caso, o cartório fará esta modificação, mencionando no Memorial de Habilitação de casamento que a declaração foi feita durante a cerimônia.

Caso algum deles queira alterar o nome, meses ou anos após o casamento, é possível?

Sim, é possível alterar o sobrenome depois do casamento. Para isso, os noivos precisam contratar um advogado para entrar com um pedido de alteração de sobrenome. Nós do CasamentoCivil.com.br, costumamos ajudar casais interessados em fazer este pedido de alteração de sobrenome.

certidão de casamento assinada e as alianças dos noivos
Crédito: Tudo Orna

Em relação aos filhos do casal, quais seriam as regras, independentes das escolhas dos pais? 

A lei confere aos pais a liberdade de composição do sobrenome, o qual indica a origem da pessoa. Na composição do sobrenome dos filhos, as possibilidades são muitas. Pode ser adotado apenas o sobrenome do pai ou da mãe, pode haver a mescla de sobrenome da mãe e do pai ou, até mesmo, dos avós, ainda que não integrem o nome dos pais.

A definição da ordem de sobrenomes é livre, desde que não haja intercalação de sobrenome materno no meio do sobrenome paterno e vice-versa.

Tips For Bride

Irmã da noiva: Quais são os direitos e os deveres?

Ser noiva é uma delícia, isso ninguém pode negar! O período entre o “sim” e o dia do casamento é sempre recheado de descobertas e de muitas alegrias. Planejar a realização de um sonho também requer assumir uma série de responsabilidades. Para que tudo saia conforme o planejado, é preciso lutar contra o tempo. Contar com alguém em quem você realmente confie e possa dividir essa emoção, ajuda muito. Às vésperas do tão sonhado dia, ter ao seu lado uma pessoa que esteja pronta para vibrar com cada novidade e ouvir suas queixas é um verdadeiro privilégio. Melhor ainda se ela conhecer a fundo seus gostos, manias e medos – e, além disso, saber cada detalhe do seu sonho. Agora me responda: Quem melhor do que sua irmã para isso?

A participação da irmã da noiva em todo o processo, desde os primeiros preparativos até o dia do casamento, é fundamental. Para que a ajuda não se transforme em mais uma dor de cabeça para a noiva, é necessário estabelecer alguns limites. Segundo Isabella Costa, da Armonie Assessoria, o bom e velho diálogo sempre resolve tudo! “A irmã da noiva pode tomar decisões, mas sempre levando em consideração os gostos dos noivos. Estamos falando de um momento que envolve muita expectativa, emoção e um investimento financeiro. Evitar qualquer possibilidade de erro é fundamental”, explica.

Segundo a assessora e cerimonialista Isabella, é importante buscar alternativas para diminuir as chances de qualquer desentendimento entre a noiva e sua irmã. Uma boa dica é atribuir a ela tarefas com as quais já tenha alguma familiaridade. “Já seria meio caminho andado. Além da boa vontade, a gente utiliza de suas aptidões para contribuir”, explica Isabella, da Armonie Assessoria. Outro fator fundamental e que pode ajudar a aliviar o stress da noiva é ser o mais resolutiva possível. “É importante que ela saiba agir sempre de maneira rápida e assertiva. Assim, os problemas não chegarão até a noiva”, esclarece.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-4
Tara McMullen
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-2
Vue Photography / Natan Supan
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-3
Anchor & Veil

De irmã da noiva para… Irmãs da noiva

A fotógrafa e videomaker Danila Bustamante já sentiu na pele a responsabilidade de ser irmã da noiva. Disposta a oferecer todo conforto e apoio para o casal, ela se fez presente em todos os momentos possíveis. A escolha do vestido, do buffet e do local da cerimônia… Em todas as grandes decisões, ela estava desempenhando sua função. “A irmã da noiva pode e deve tomar decisões pré e durante o evento. Dá para dividir a responsabilidade com a noiva e até sugerir possíveis soluções”, comenta. Danila e sua irmã contaram com a experiência da Armonie Assessoria para que tudo acontecesse dentro do planejado pelos noivos. Ambas concordam que o segredo é, acima de tudo, respeitar os limites dos noivos. “É importante saber que o casamento é um evento que faz parte do imaginário do casal. Eles têm uma imagem desse sonho e querem realizá-lo da maneira mais perfeita possível”, afirma a assessora e cerimonialista Isabella.

Danila trabalha como fotógrafa e videomaker e, na função de irmã da noiva, resolveu tomar para si as funções com as quais possui mais aptidão. Ela fez todos os registros dos eventos que antecedem o casamento de uma maneira única e cheia de emoção. A cumplicidade e os sentimentos envolvidos durante os preparativos fizeram com que  o resultado ficasse ainda mais especial. “Foi demais todo o envolvimento. Tudo foi feito com muito carinho e amor e ficou ainda mais lindo por essa razão!”, conta Danila, irmã da noiva.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-look-cabelo-make
Danila no casamento da sua irmã. Mais um lindo evento organizado pela equipe da Armonie Assessoria (Divulgação)

Surpresas para os noivos: Qual é o limite?

A alegria de ver alguém da sua família vivendo um momento tão especial é contagiante. A felicidade é tanta que é comum surgirem ideias – muitas vezes, mirabolantes – para celebrar esse dia inesquecível. Sabemos que, por trás de toda surpresa, sempre há uma boa intenção. Quando pensamos no casamento, a nossa dica é: evite surpresas, pois nem sempre elas saem conforme o planejado. Para a irmã da noiva Danila Bustamante, surpreender os noivos durante a festa pode ser um risco. “É sempre melhor deixar as grandes surpresas para os eventos que irão anteceder o grande dia. Uma boa dica são os chás e despedidas”, comenta.

Isabella Costa, da Armonie Assessoria, concorda que tentar surpreender os noivos pode ser um tiro no escuro. Para ela, uma boa saída para expressar o seu entusiasmo sem correr riscos é se dedicar à organização das festas que antecedem o casamento. As possibilidades são muitas: chá bar, chá de panela, noivado, despedida de solteira e chá de lingerie, entre outras. “Minha sugestão é sempre deixar as surpresas para os eventos durante o processo de organização do casamento. Não tenho dúvidas que eles ficarão encantados e muito emocionados com as homenagens. Isso vale não apenas para as irmãs das noivas, mas para todos os amigos do casal”, explica a assessora e cerimonialista Isabella.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-1
Everafterguide / Kate Belle
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-6
Cibelina / Look
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-2
Allie Skylar Photography

Sou noiva, mas não tenho irmãos. E agora? 

Junto com as responsabilidades dos preparativos do casamento, a irmã da noiva também tem outra tarefa muito importante: escolher o look perfeito. As dúvidas sobre qual modelito, make e penteado usar são inúmeras. Como sugestão, a assessora e cerimonialista Isabella, da Armonie Assessoria, ressalta que a irmã da noiva sempre tem prioridade. “Assim como a mãe e a sogra, ela tem o direito de escolher a cor do vestido, o cabelo e a maquiagem que gostaria de fazer, antes das demais madrinhas”, explica.

Para as noivas que não possuem irmãos, como eleger alguém para desempenhar um papel tão importante? Os padrinhos podem muito bem dar conta do recado. Como são pessoas com quem você tem intimidade e que já desempenham um papel destaque na sua vida, fica mais fácil atribuir essa tarefa a eles. Você também pode atribuir essa função à sua melhor amiga. Afinal, ela conhece como ninguém seu humor e preferências, não é mesmo?! Por fim, mesmo com tantas ajudas de amigos e familiares, é importante ressaltar que isso não substitui um profissional especialista em organização de eventos. “Nosso papel é sempre entender e defender os desejos da noiva, evitando que problemas aconteçam e conduzindo o casamento de maneira leve e positiva”, conclui Isabella, da Armonie Assessoria.

casamento-organizacao-irma-da-noiva-look-vestido-make-penteado-1
Snippet & Ink / Tessa Tadlock
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-amor-de-irma-3
Studiobonon Photography
casamento-organizacao-irma-da-noiva-look-vestido-make-penteado-2
Veronica Ilioi / Elisabeth Medina
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-5
Susan Stripling
casamento-organizacao-irma-da-noiva-foto-making-of-1
Hornington Manor

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride