O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
Tips For Bride

Lista de convidados para casamento civil: Quem convidar?

Planejar um casamento envolve basicamente três elementos: sonhos, expectativa e decisões. Muitas decisões. Selecionar as pessoas que farão parte dos preparativos e do seu grande dia não é uma tarefa fácil. Ela pode ficar ainda mais complicada no caso de duas cerimônias de casamento. Muitos casais optam pelo civil antes da tão sonhada festa. Nesses casos, como escolher as pessoas para dividir esse momento, tão íntimo e especial? Talvez você nunca tenha se perguntado: mas, como fazer a lista de convidados para o casamento civil?

lista de convidados para casamento civil noivos durante a troca de alianças
Milani Fotografia

Como o grupo de convidados para este tipo de celebração tende a ser bem seleto, a escolha acaba sendo ainda mais trabalhosa. Para te ajudar na árdua missão de preparar a lista de convidados sem sofrimento nem perda de tempo, separamos algumas dicas. São sugestões para facilitar este processo e ainda evitar desentendimentos com seu futuro marido. O melhor de tudo? Com a absoluta certeza de que, no dia mais importante de suas vidas, estavam cercados apenas de pessoas realmente importantes e especiais.

lista de convidados para casamento civil alegria dos noivos recém-casados
One Fab Day

Uma celebração para poucos e bons

Muitos casais preferem que seu casamento civil seja testemunhado por pouquíssimas pessoas.  Sabe aquela celebração bem intimista que conta apenas com a presença de pessoas muito especiais? Nós somos adeptos deste formato. Inclusive, já mostramos aqui como foi o nosso casamento civil num restaurante italiano de São Paulo. Para nós, um momento único e muito especial que compartilhamos apenas nossos pais, irmãos, cunhados e sobrinhas. Podemos testemunhar que pudemos sentir todo o amor e carinho em suas formas mais puras e intensas.

lista de convidados para casamento civil carinho dos noivos
Sergio Soares Fotografia

Optar por convidar apenas seus familiares mais próximos para seu casamento civil tem lá suas vantagens. Além de ser uma forma de mostrar a eles o quanto são importantes e especiais para vocês, esta é uma ótima maneira de reunir as duas famílias. É uma ocasião repleta de alegria e boas energias que, com certeza, será lembrada por todos os presentes, passe o tempo que passar.

lista de convidados para casamento civil carinho dos noivos recém-casados
Reprodução Instagram

Ampliando a lista de convidados

A regra vale para os noivos que decidem fazer apenas uma cerimônia de casamento no civil – ou para os casais que optam por duas cerimônias distintas. Fato é: uma data tão especial e marcante merece uma comemoração à altura. Geralmente, para que a data não passe em branco, os noivos organizam alguma pequena comemoração para poucos convidados. Neste caso, além de pais, irmãos e sobrinhos, avós, tios, primos e até alguns amigos mais próximos acabam engrossando a lista.

lista de convidados para casamento civil carinho dos noivos durante a festa
Rodolfo Corradin

Nada de conhecidos ou colegas de trabalho. Para não se perder na hora de eleger os escolhidos para participar deste importante momento, é precioso ser bastante criterioso. Você e seu futuro marido devem levar em conta o grau de consideração e proximidade com cada um dos convidados. Isso ajuda a evitar exageros e futuros arrependimentos. Afinal, seja qual for a comemoração que vocês escolherem fazer, a cerimônia do casamento civil é uma celebração muito íntima que merece ser compartilhada apenas com pessoas especiais, escolhidas a dedo.

lista de convidados para casamento civil noivos recém-casados segurando a certidão
John Weslley Fotografias
Tips For Bride

Casamento civil em restaurante italiano: Jacqueline e Luis Augusto

Muitas pessoas já me perguntaram: vocês são casados? Desde abril desse ano, a nossa resposta passou a ser “sim”. Acabamos de receber as fotos do nosso casamento civil e decidimos compartilhar um pouco da nossa vida com vocês. Afinal, não deixa de ser uma inspiração para que vocês realizem os seus sonhos – independente de regras ou protocolos a serem seguidos. Porque a melhor parte do casamento é dividir a vida ao lado de quem se ama, com muita cumplicidade e respeito. Ainda não usei um vestido de noiva, nem tive uma festa para todos os nossos amigos e familiares. Ou seja, no fundo, ainda me sinto uma noiva!

Nós estamos juntos há seis anos e sempre sonhamos em morar juntos. Dividir nossa rotina e viver uma vida a dois era um sonho antigo. Quem me conhece, sabe o quanto sou apaixonada por casamentos e o quanto sonhei com esse grande dia na minha vida. Por enquanto, optamos pelo civil e por ter nossa casa prontinha. Casar com direito a cerimônia religiosa e festa de casamento do jeito que sempre sonhamos: é um sonho vivo em nossos corações. Em breve, vamos realizá-los juntos! Perante a lei, somos casados e me sinto extremamente abençoada por Deus ter colocado em meu caminho alguém tão especial.

certidão de casamento civil em diligência par de alianças no casamento civil vestido florido para casamento civil vestido florido da noiva para casamento civil camisa branca do noivo para casamento civil camisa branca do noivo para casamento civil

Casar no civil pode ser emocionante também!

Por que estou contando tudo isso para vocês, afinal? Exatamente para mostrar que a felicidade mora nos pequenos detalhes e para que vocês aproveitem ao máximo cada momento como “noivos”. Os preparativos do casamento são muito especiais e únicos e merecem ser vividos com muita intensidade e alegria. Vocês estão prestes a formar uma família, a ter uma vida a dois e não existe nada mais lindo nesse mundo. Cada casal tem as suas prioridades na vida: viajar, ter filhos, ter a casa própria ou se casar. Independente da ordem dos fatores, o mais importante é curtir cada momento porque eles são únicos!

Para o nosso casamento civil, escolhemos o Vicolo Nostro, um restaurante italiano na cidade de São Paulo. No total, foram dez pessoas – entre nós, nossos irmãos, pais, cunhados e sobrinhas. Uma cerimônia íntima e muito especial: o juiz de paz fez com que cada um deles falasse uma mensagem de carinho para nós. Por ser uma cerimônia no civil, eu não estava contando com tanta emoção, para ser sincera! Foram minutos de muito amor, paz e a sensação de que estávamos começando a formar uma única família. Nós fizemos questão de fazer os arranjos da mesa do bolo e também de confeccionar os convites para a cerimônia. Para registrar esse dia, convidei meu amigo de infância Coh Merlin – e, hoje, fotógrafo profissional.

casamento civil em restaurante italiano de são paulo ensaio fotográfico dos noivos em casamento civil ensaio fotográfico dos noivos em casamento civil ensaio fotográfico dos noivos em casamento civil

Vestido branco para o casamento civil: Ou não?

Casamento civil pede vestido branco, não é mesmo? Esse foi um dos motivos pelos quais eu decidi compartilhar a nossa história com vocês. Eu tinha comprado esse vestido floral para uma outra ocasião, mas acabei não usando. Cheguei a comprar um vestido branco para a nossa cerimônia, mas não estava me sentindo bem, sinceramente. Sempre fui apaixonada por esse vestido, pela estampa e pela delicadeza do modelo. Foi aí que pensei: por que não? Eu vivo escrevendo e aconselhando as noivas a seguirem o seu coração na hora de tomar as decisões para o casamento… Fiz o mesmo! Sem a necessidade de me adequar às regras pré-estabelecidas, escolhi um vestido florido para a minha cerimônia 🙂

Eu sou completamente apaixonada pelo trabalho da Tat Make e a escolhi para me produzir com cabelo e maquiagem. A minha escolha não poderia ter sido mais certeira! No dia da cerimônia, acordei um pouco nervosa, mas foi maravilhoso dividir esse dia com ela. É uma energia tão boa que foram horas de risada e alto astral. Eu não tinha parado para pensar em nenhum penteado, então mostrei meu vestido e a deixei totalmente livre para criar. Ficou maravilhoso demais! Ainda estou sem palavras para agradecê-la pelo carinho!

cerimônia de casamento civil em restaurante de são paulo cerimônia de casamento civil em restaurante de são paulo benção das alianças em casamento civil troca de alianças em casamento civil cerimônia de casamento civil em restaurante de são paulo noivos recém casados em casamento civil brinde dos noivos em casamento civil

Uma vez noiva, sempre noiva 

Para quem leu o post até aqui, só gostaria de registrar o nosso muito obrigada! Dividir um momento tão especial e único em nossas vidas é realmente muito especial. Hoje, podemos dizer que somos casados e muito felizes! Ainda temos um sonho de uma linda cerimônia ao ar livre, uma festa incrível com nossos amigos e da benção religiosa na igreja. Mas isso é sonho para um outro post…

fotografia posada com a família em casamento civil fotografia posada com a família em casamento civil fotografia posada com a família em casamento civil fotografia posada com a família em casamento civil fotografia com a família em casamento civil ensaio fotográfico dos noivos em casamento civil

Tips For Bride

Mudar de nome após o casamento civil? Veja o que fazer!

Sabemos que casar envolve uma série de processos e responsabilidades. A decisão de subir ao altar sempre vem acompanhada de muitos afazeres e importantes decisões a serem tomadas. Mudar de nome e carregar o sobrenome de outra família é uma das grandes responsabilidades dos noivos. Junto com ela, surgem muitas dúvidas do que é permitido perante a lei da união civil. Posso mudar o meu nome? Devo fazer isso? É obrigatório ou posso escolher entre adotar ou não outro sobrenome?

A falta de conhecimento sobre os temas que compõem este universo é um dos fatores limitantes para saber o que fazer / o que não fazer. Dentre as diversas preocupações que afligem os casais, com certeza, o casamento civil está entre as maiores. Por envolver uma série de burocracias, o fato de mudar de status perante a lei, geralmente, traz consigo muitos medos e questionamentos. O principal deles é a questão da mudança de nome após o casamento.

Apesar desta ser uma prática comum e muito antiga, até os dias de hoje, continua gerando dúvidas.  O assunto rende muitos comentários e, às vezes, chega até mesmo a gerar polêmica. Para ajudá-las nessa etapa, batemos um papo pra lá de esclarecedor com a assessora de casamento civil, Elza Maria Bastos da Cunha Costa, do site CasamentosCivil.com.br. Provando que nem toda burocracia é tão complicada quanto parece, a especialista falou de maneira simples e direta sobre as principais questões ligadas ao tema. Além disso, deu dicas preciosas que irão ajudar você a tirar isso de letra e aproveitar ao máximo a beleza e encanto deste momento tão especial em sua vida.

mudar de nome no casamento civil
Crédito: Yes, Ik Wil!

Novas regras para alterar o nome depois do casamento. Quais são elas?

A alteração do nome com o casamento tem como fundamento a possibilidade de tornar notória a modificação do estado civil e integração do(a) noivo(a) a uma nova família.

Conforme estabelecido no artigo 1.565, inciso 1º, do Código Civil Brasileiro, pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de companheiros e responsáveis pelos encargos da família. Sendo que, qualquer um dos noivos, querendo, poderá acrescer, ao seu, o sobrenome do outro.

Em São Paulo, a única coisa que não é permitida é tirar todo o sobrenome para adotar o sobrenome do outro. Ou seja, é necessário manter pelo menos um sobrenome de solteiro(a).

O que é válido para o homem e/ou para a mulher?

De acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, homens e mulheres têm a mesma condição de igualdade de direitos.

documentos brasileiros para casamento
Crédito: Murilo Velasco/G1

Quais são os documentos que precisam ser alterados após a mudança de nome? 

Todos os documentos pessoais devem ser alterados depois do casamento. São eles: RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte e CNH.

Não existe um prazo estabelecido para que a mudança seja feita. Porém, enquanto os documentos não forem atualizados, é necessário ter sempre em mãos a Certidão de Casamento. Somente assim para poder comprovar a mudança de nome.

Já os documentos que têm prazo de validade, como a CNH e o Passaporte, só podem ser alterados quando tiverem suas validades vencidas.

mudar de nome na certidão de casamento
Crédito: Nadalin Fotografia

E se um dos noivos mudar de ideia antes da data do casamento? 

Ou seja, deram entrada no casamento no cartório, mas se arrependeram da escolha. Como ainda não houve o casamento, é possível mudar o nome que havia sido previamente escolhido? E se esta decisão for tomada apenas na hora da cerimônia?

A indicação da escolha do nome deve ser feita, preferencialmente, no dia em que os noivos derem entrada no casamento civil. Ele deve constar no Memorial de Habilitação de casamento. Porém, nada impede, caso se arrependam desta escolha, que possam voltar atrás. Caso queiram fazer alguma alteração em relação a esta escolha, os noivos devem comparecer juntos ao cartório. Novamente, eles devem assinar o Memorial de Habilitação de casamento. Nele, eles declaram o nome que desejam usar depois do casamento.

Existe ainda a possibilidade de se manifestarem no ato da cerimônia. Neste caso, o cartório fará esta modificação, mencionando no Memorial de Habilitação de casamento que a declaração foi feita durante a cerimônia.

Caso algum deles queira alterar o nome, meses ou anos após o casamento, é possível?

Sim, é possível alterar o sobrenome depois do casamento. Para isso, os noivos precisam contratar um advogado para entrar com um pedido de alteração de sobrenome. Nós do CasamentoCivil.com.br, costumamos ajudar casais interessados em fazer este pedido de alteração de sobrenome.

certidão de casamento assinada e as alianças dos noivos
Crédito: Tudo Orna

Em relação aos filhos do casal, quais seriam as regras, independentes das escolhas dos pais? 

A lei confere aos pais a liberdade de composição do sobrenome, o qual indica a origem da pessoa. Na composição do sobrenome dos filhos, as possibilidades são muitas. Pode ser adotado apenas o sobrenome do pai ou da mãe, pode haver a mescla de sobrenome da mãe e do pai ou, até mesmo, dos avós, ainda que não integrem o nome dos pais.

A definição da ordem de sobrenomes é livre, desde que não haja intercalação de sobrenome materno no meio do sobrenome paterno e vice-versa.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride