O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Vestidos para casamento civil: Inspiração nos looks de Kate Middleton

Uma das principais dúvidas das noivas é definir qual será o look do casamento civil, uma cerimônia mais formal e que exige uma vestimenta adequada para a ocasião. Apesar disso, é um momento extremamente importante para o casal que oficialmente irá selar a união perante a sociedade. A principal questão é que a noiva deverá ter um papel de destaque dentre os demais convidados, sem exageros na produção, já que ainda não é o dia do casamento com direito a vestidos, buquê e penteado elaborado. Se surgir essa dúvida, a nossa principal dica é: use sempre o bom senso. Claro que roupas muito justas, decotes exagerados ou cores vibrantes, definitivamente, não cairiam bem para a ocasião. Dessa vez, separamos para vocês alguns looks usados pela duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Sempre discreta e elegante, ela é uma das principais referências de estilo quando pensamos em algo sofisticado, com modelagens simples, mas dignas de um evento social importante.

Considerada um ícone fashion em todo o mundo, os looks de Kate rapidamente ganham repercussão e se transformam em objeto de desejo para as mulheres. Modesta e clássica, ela sabe, como ninguém, se adequar ao dress code da ocasião e valorizar seu corpo sem parecer vulgar. Além dos tradicionais vestidos curtos, a duquesa também serve como inspiração para as noivas que desejam inovar na produção do casamento civil. Blazer ou blusa em perfeita harmonia com saias de cintura mais marcada: uma excelente opção para fugir do convencional – e, ainda assim, muito elegante e sofisticado. Ela também investe em sapatos em tons sóbrios, como o nude, na maioria dos seus looks. Para as noivas, uma ótima opção, já que servirá não apenas para o dia da cerimônia, mas para diversas outras ocasiões.

Dentre os modelos preferidos de Kate, estão as saias com altura nos joelhos, midi ou até mesmo saias longas em tecidos mais leves e esvoaçantes, seja com fendas ou no estilo mullet. As saias rodadas ou com corte evasê e cintura bem marcada também são algumas das favoritas do closet da duquesa, assim como o modelo lápis, com corte reto e na altura dos joelhos. Outro item fundamental para garantir elegância ao look são as mangas. Essa seria uma dica de ouro para as noivinhas: sejam mangas na altura dos cotovelos, mais compridas ou mais curtas, elas são uma peça chave para produções mais sofisticadas e eventos mais formais, como a cerimônia do casamento civil. Abaixo, uma galeria de fotos com mais de 20 looks da duquesa de Cambridge para inspirá-las: em tons claros como branco, azul, rosa e amarelo, em tecidos lisos ou rendados. Tudo com carinho para vocês!

Nutter Buster / Vanity Fair / Royal Gossip
Nutter Buster / Vanity Fair / Royal Gossip
Getty Images / Mirror / Glamour Magazine South Africa
Getty Images / Mirror / Glamour Magazine South Africa
Splash News / Getty Images / Who What Wear
Splash News / Getty Images / Who What Wear
Fashion Tag / In Style / Jesse Lynch
Fashion Tag / In Style / Jesse Lynch
Divulgação
Divulgação
Fitted / Warley Woods / Divulgação
Fitted / Warley Woods / Divulgação
Hollywood Life / Divulgação / Harper's Bazaar
Hollywood Life / Divulgação / Harper’s Bazaar
Tips For Bride

Macacão branco para noivas: Casamento civil moderno

E quando o vestido de noiva dá espaço para outro tipo de roupa, já imaginou? O macacão branco realmente está fazendo a cabeça das noivas mais modernas, que optam por uma produção mais livre de protocolos. Especialmente nas cerimônias de casamento civil, algumas mulheres têm preferido trocar o clássico vestido branco por um modelo mais cheio de personalidade e estilo. Em inglês, conhecido como jumpsuit, o macacão é uma peça muito extremamente elegante. De uns tempos para cá, as noivas mais modernas têm preferido pelo look mais contemporâneo para o casamento civil – ao invés de apostar em vestidos brancos mais curtos e, na maioria das vezes, rendados.

São diversos os modelos: desde o mais romântico, com mangas longas rendadas, até looks mais ousados, com decotes profundos e tecidos mais estruturados. Seja qual for o seu estilo, o importante é se sentir segura com a decisão de apostar num item que foge dos padrões. Para os casais que escolhem realizar o casamento civil e o religioso em datas diferentes, uma das vantagens é exatamente essa: são dois looks completamente diferentes. Como você já irá realizar o sonho de subir ao altar vestida de noiva, uma produção mais moderna cai super bem para uma ocasião mais simples, em que estarão presentes apenas os familiares e amigos mais próximos. O macacão branco é um verdadeiro coringa para eventos sociais: clássico, elegante e cheio de personalidade. Essa é a imagem de uma noiva que decide apostar no look para o casamento civil.

Os maiores estilistas da moda bridal do mundo também são verdadeiros apaixonados por macacões – como Zuhair Murad, Galia Lahav e Elie Saab – e, inúmeras vezes, já apresentaram até mesmo versões mais sofisticadas com bordados, capas longas e véus, justamente para substituir o tradicional vestido de noiva. Nesse caso, é uma aposta ainda mais ousada, mas perfeita para noivas que amam um estilo mais moderno e contemporâneo. Tecidos mais leves, decotes profundos, transparências, tomara que caia, rendados, de um ombro só… São milhares de opções e nós fizemos uma seleção com nossos looks preferidos para sua cerimônia de casamento civil, cheia de amor, estilo e autenticidade.

Divulgação
Divulgação
Asos / Nasty Gal
Asos / Nasty Gal
Revolve / Asos
Revolve / Asos
BHLDN / My Wedding
BHLDN / My Wedding
My Wedding / Theia
My Wedding / Theia
Zuhair Murad / My Wedding
Zuhair Murad / My Wedding
Divulgação
Divulgação
Divulgação / Dressed for Dreams
Divulgação / Dressed for Dreams
Divulgação
Divulgação
Divulgação / Vogue Magazine
Divulgação / Vogue Magazine
Style.com / Revolve
Style.com / Revolve
Divulgação / Galia by Galia Lahav
Divulgação / Galia by Galia Lahav
Misha Collection / Rosa Clará
Misha Collection / Rosa Clará
Elie Saab
Elie Saab
Aideaux / Rivini
Aideaux / Rivini
Rachel Pally / Asos
Rachel Pally / Asos
Tips For Bride

Como fazer a lista de convidados para o casamento civil?

De maneira praticamente automática, quando se fala em casamento, logo já pensamos em vestido de noiva, padrinhos e madrinhas, além de uma maravilhosa festa de casamento para celebrar o amor do casal. Apesar de ser ofuscada pelo brilho da cerimônia religiosa, o casamento civil também carrega sua importância, especialmente porque representa o início de uma nova família perante a sociedade. “Geralmente, os noivos preferem realizar a cerimônia religiosa com efeito civil, tanto na igreja como em casamentos ao ar livre. As igrejas são habilitadas para a realização do casamento civil, mas no caso da cerimônia em espaços abertos como fazendas ou praias, os casais devem ficar mais atentos, pois nem todos os celebrantes são habilitados para a realização desse tipo de casamento”, explica Juliana Felippe, da Par Perfeito Cerimonial.

Existem diferentes formatos possíveis e os noivos devem escolher o modelo que melhor se adapta à estrutura que eles haviam imaginado. Há quem prefira algo íntimo e restrito aos familiares no casamento civil, já que terão outro dia para a cerimônia religiosa e a festa. Outros casais preferem realizar as duas cerimônias no mesmo dia e também alguns noivos que optam apenas pelo casamento civil com uma comemoração mais singela, sem qualquer símbolo religioso e com pouquíssimos convidados. Num bate-papo delicioso com a assessora e cerimonialista Juliana, esclarecemos todas as possíveis dúvidas sobre a lista de convidados do casamento civil e os tipos de celebrações possíveis.

Katherine O’Brien
Katherine O’Brien

Como deve ser a comemoração do casamento civil?

Quando os noivos optam pela realização do casamento civil antes da cerimônia religiosa, eles devem pensar se haverá uma comemoração. O casamento civil costuma ser mais íntimo, com a presença dos pais dos noivos, irmãos e as testemunhas. Se os noivos optarem por realizar uma comemoração, como um almoço, por exemplo, eles podem convidar as pessoas mais íntimas, tais como familiares e amigos mais próximos. Algumas regras básicas são:

  • Conversem sobre a realização ou não de uma comemoração.
  • Se não houver uma comemoração, convidem apenas os pais e irmãos.
  • Se houver uma comemoração, convide as pessoas mais íntimas.
  • Em caso de comemoração, pensem nos demais detalhes, tais como: vestido, cabelo e maquiagem, traje do noivo, local da comemoração, cardápio e cobertura fotográfica.
  • Normalmente o espaço dos cartórios é pequeno, portanto não é recomendado convidar muita gente.

Que fatores devem ser levados em consideração na hora de montar a lista de convidados para o civil?

Normalmente os noivos escolhem a realização do casamento civil em um sábado pela manhã, por ser um dia mais tranquilo para todos os envolvidos. Os casamentos no cartório só podem ser realizados durante o dia, em horário comercial.

Como escolher quem serão os padrinhos do casamento civil?

Para a realização do casamento civil os noivos devem ter, no mínimo, duas testemunhas maiores de 18 anos para assinar o livro. Sobre a quantidade de testemunhas permitidas, depende de cada cartório. O ideal é checar essa informação diretamente com o cartório que atende a região onde os noivos residem.

Quais são as opções para recepcionar os convidados depois do casamento civil?

  • Existem casais que optam por realizar o casamento civil antes da cerimônia religiosa. Se os noivos já vão realizar uma festa de casamento, não há a necessidade de se realizar uma comemoração para o casamento civil. Se a ideia é não deixar esse momento passar em branco, nossa sugestão seria um almoço ou jantar mais íntimo, com os pais, irmãos e padrinhos. Esse almoço ou jantar pode ser na casa do casal, dos pais ou em um restaurante que os noivos apreciem. Como os convidados são pessoas mais íntimas, os noivos podem decidir e combinar previamente se vão pagar a conta do restaurante.
  • Se os noivos optaram apenas pela realização do casamento civil e não haverá uma festa de casamento posteriormente, eles podem e devem comemorar esse momento. Essa comemoração depende muito do que os noivos sonham. Existem diversos fatores que influenciam na hora de optar ou não por uma festa de casamento. Talvez a prioridade dos noivos seja economizar para a lua de mel ou até mesmo para a casa nova.
  • Outra questão diz respeito à vontade do casal, já que nem todas as pessoas sonham com uma festa grandiosa. Em toda comemoração, sempre deve prevalecer o gosto e a vontade do casal. Tudo que é feito com amor é especial. Seja um almoço na casa dos pais para poucos convidados, um almoço ou jantar no restaurante preferido dos noivos ou um pequeno coquetel no salão do condomínio. O importante é comemorar essa nova fase e pensar que toda comemoração exige um cuidado especial com os detalhes. São eles: local, quantidade de convidados, cardápio, bolo e doces, bebidas, decoração, fotografia, vestido, traje do noivo, cabelo e maquiagem.

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride