O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Principais dúvidas sobre vestido de noiva sob medida – com Giselle Nasser

Casar é muito mais do que mudar o status social e oficializar o amor de vocês perante a sua família e os seus amigos. Além de ser o início da vida a dois, é também a realização de um grande sonho. Dentre os inúmeros detalhes do casamento, sem dúvida alguma, o vestido de noiva é uma das maiores preocupações das noivas. Pensar no modelo, pesquisar por referências e conseguir definir entre: alugar, comprar ou mandar fazer não é uma tarefa fácil. Afinal, quais são as vantagens de um vestido de noiva sob medida, feito exclusivamente para você? Nós convidamos a estilista Giselle Nasser para nos ajudar!

Nesse vídeo – exclusivo para vocês, leitoras do Tips for Bride, a Giselle Nasser nos mostra detalhes dos bastidores da criação de um vestido de noiva sob medida. Confira:

vestido de noiva sob medida para casamento no campo ou na praia por giselle nasser
Vestidos de noiva por Nouveau por Giselle Nasser

Com mais de 20 anos de experiência com o universo da moda, Giselle Nasser tem um senso estético extremamente refinado, delicado e super feminino. O estilo dos vestidos que ela cria são marcados pela fluidez e pela leveza. Com ateliê para noivas em São Paulo, ela nos explica absolutamente tudo sobre as diversas etapas na confecção de um vestido sob medida. Além disso, destaca todas as vantagens e o que toda noiva deve saber entre optar por um modelo pronto – ou algo único, exclusivo e totalmente feito para você! Confira nosso bate papo:

Como funciona o processo de criação de um vestido sob medida?

O processo de feitio de um vestido de noiva sob medida é composto de várias etapas.

Primeiramente há a escolha do modelo após entrevista com a noiva e diversas provas de vestidos do mostruário para a noiva ter certeza do que fica bem em seu corpo. Nosso mostruário serve para as noivas que querem já ver o modelo definitivo, sem alterações. E também para as noivas que querem criar seu próprio modelo mas tendo alguma base, algum ponto de partida como exemplo de modelagem e caimento.

Etapa 1- Medição do corpo

Sempre brincamos com a noiva que essa é a data-foco para estar no peso ideal, pois são essas as medidas que vão guiar a modelagem do vestido. Essa etapa é feita em média cinco meses antes do casamento.

vestido de noiva sob medida para casamento no campo ou na praia por giselle nasser
Vestidos de noiva por Nouveau por Giselle Nasser

Etapa 2- Prova da tela

A tela é uma modelagem feita no corpo da cliente, moldando suas curvas e proporções para que o vestido fique exatamente em suas medidas e formas. É ela que vai originar o corte do vestido. Nessa prova, definimos junto com a noiva a altura dos decotes frente e costas, altura de recortes, ajustes no corpo, altura de cava, formato de alças. Essa etapa é feita geralmente quatro meses e meio antes do casamento.

Etapa 3- Primeira prova

Aqui, o vestido já estará em seus tecidos de base, mas ainda sem as camadas finais, como rendas e detalhes. Como ainda está no “esqueleto”, os ajustes ao longo de todo o corpo ainda são possíveis. São feitas as confirmações de decotes, altura de recortes e tamanho de alça. Portanto ainda é possível haver refinamentos em todos esses itens. Nessa prova, cortamos a barra do forro do vestido, que servirá de guia para as demais saias sobrepostas que virão na próxima etapa. Portanto é fundamental que a noiva já esteja com o sapato definitivo.

Este é o momento ideal para a noiva escolher o véu e os acessórios, que também fazemos aqui no ateliê. A partir dessa prova desaconselhamos perdas de peso muito relevantes. Ela acontece por volta de três meses antes do casamento.

vestido de noiva sob medida para casamento no campo ou na praia por giselle nasser
Vestidos de noiva por Nouveau por Giselle Nasser

Etapa 4- Última prova do vestido

Aqui, já vemos o vestido praticamente finalizado, com todas as camadas de saia, com todas as rendas e aplicações. Essa é a prova do “pente fino”, onde detalhes muito sutis vão ser observados e aprovados, Ainda podem surgir pequenas inclusões de renda, de bordado ou algum outro detalhe superficial. São checadas as alças, o conforto, o movimento e a altura da barra é confirmada. Se necessário, o ajuste só pode ser feito através da regulagem dos botõezinhos do fechamento do vestido, ou seja, é bem sutil.

Se o vestido tem bordado, nessa prova ele terá uma parte ou um lado do corpo já bordado para aprovação da noiva e consequente finalização. Como o vestido já está praticamente pronto, muitas noivas aproveitam essa prova para virem diretamente do teste de beleza. Assim, podem confirmar sua escolha do véu e do acessório, já que é mais fácil visualizar o look todo pronto final.  Essa prova costuma acontecer de dois meses a um mês e meio antes do casamento.

Etapa 5- Confirmação e entrega

Com o vestido cem por cento pronto e passado, a noiva ainda prova mais uma vez. Tudo para ter certeza de que tudo está perfeito. Ensinamos até como caminhar com o vestido (sim, tem um jeitinho certo de caminhar para não pisar na cauda do vestido!). Ela treina novamente para confirmar a barra e ficar segura de que fará sua entrada triunfal. Também explicamos todos os cuidados de transporte, como passar o vestido no dia, caso necessário, e como vestir para não estragar a maquiagem e o cabelo. Além disso, falamos sobre como subir a cauda na hora da pista de dança. Nesse dia damos todas as instruções de lavanderia e também como guardar o vestido depois da festa. E claro, é o melhor momento de todos, aquele que nos faz ser gratas por estar nessa profissão!

Como é a conversa inicial com a noiva?

Inicio sempre perguntando local, data e horário. São três itens importantíssimos que influenciam diretamente na escolha do vestido. Tão importantes que nem atendemos noivas que ainda não estejam com esses itens fechados. O local determinará 80% do estilo do casamento. Então faz muita diferença se o casamento é no campo, na praia ou num salão dentro da cidade. A data é fundamental para sabermos em qual estação a noiva usará esse vestido. Por exemplo, se ele pode ter manga longa ou ficará incoerente.

Também temos uma capacidade de produção mensal bem limitada, por escolha própria para mantermos nossa qualidade e atenção impecáveis. Então dependendo do mês do casamento essa capacidade se esgota rapidamente. Infelizmente, às vezes não temos como atender todas as noivas que nos procuram. Por fim, o horário determinará tanto a suntuosidade do modelo através da modelagem como também da matéria prima e de bordados. Com o estilo boho em alta, os bordados são bem vindos em qualquer horário, porém o que diferenciará será o material utilizado, com ou menos brilho.

Além desses três itens, é importante saber também o número de convidados para saber se trata de um mini wedding, um casamento pequeno ou um casamento muito grande. Essas definições estão diretamente ligadas ao volume do vestido escolhido. Outro ponto importante é se vai haver uma cerimônia religiosa ou ecumênica. As primeiras geralmente pedem um modelo que não seja muito ousado na sensualidade – e muitas delas ainda exigem o véu.

Quem é essa noiva?

Depois disso, partimos para o estilo da festa. Em seguida, entramos na parte que eu mais gosto, que é a de entender “quem é essa noiva”. Muitas vezes essa informação só aparece ao longo do atendimento, quando a noiva já está provando o mostruário. Através de suas escolhas vou entendendo sua personalidade.

O biotipo da noiva também é um item de suma importância na hora da definição do modelo. Saber quais são os pontos em seu próprio corpo que ela gosta e os que ela quer disfarçar também é algo que sempre investigo.

vestido de noiva sob medida para casamento no campo ou na praia por giselle nasser
Vestidos de noiva por Nouveau por Giselle Nasser

A maioria das noivas não conhece sobre os diferentes tipos de tecido, rendas e modelagens. Como você faz para que elas consigam visualizar como ficaria o resultado final?

Temos aqui um mostruário com mais de 60 vestidos com diversos tipos de tecido, rendas e bordados. Justamente para a noiva poder entender na prática como cada um funciona no corpo. Temos linhas de valores muito diversos. Mostrar para a noiva as diferenças entre as matérias primas sintéticas e as nobres. Transparência e franqueza é obrigatório para que ela faça as comparações certas em outros ateliês ou para ter segurança de suas escolhas.

Comparado a um modelo pronto, quais seriam as principais diferenças de um vestido feito sob medida, exclusivo para um determinado corpo?

Vou dar um exemplo. Estou fazendo o vestido de noiva de uma de minhas melhores amigas. Temos corpos completamente diferentes no formato e em altura. Mas ao tirar as medidas dela, descobri que temos exatamente as mesmas medidas principais da tabela universal padrão: circunferência de busto, cintura e quadril. Ou seja, não é porque você é 36 na tabela universal, que vai vestir bem um vestido 36, entende? Existem muitas variáveis entre as medidas que definem a fôrma de seu corpo.

Costumo dizer que a noiva é que se adapta a um vestido comprado pronto e ajustado. No processo sob medida, é o vestido que vai nascer já adaptado ao corpo da noiva. O sob medida “abraça” o corpo dela.

Como saber se fazer um vestido sob medida é indicado para mim?

vestido de noiva sob medida para casamento no campo ou na praia por giselle nasser
Vestidos de noiva por Nouveau por Giselle Nasser

O vestido sob medida é indicado para todas as noivas. Algumas pessoas têm muita insegurança ao longo do processo de construção. Ficam apreensivas e aflitas se o resultado final vai ficar como imaginam e por puro medo acabam escolhendo e se contentando com algo pronto.

Meu conselho é: escolha sempre um profissional muito qualificado, que tenha um bom nome no mercado e muitos anos de experiência. Indicações de amigas que já se casaram também conta muito nessa hora. Escolha sempre um ateliê onde você tenha exemplos reais de resultado final. Nunca caia na tentação de arriscar fazer onde lhe deram o menor orçamento, afinal é um dia que nunca mais voltará a ter uma segunda chance. Mesmo tendo outra linha de vestidos semi prontos aqui no ateliê, a Go and Marry, acho que o sob medida sempre vale a pena!

vestido de noiva sob medida para casamento no campo ou na praia por giselle nasser
Vestidos de noiva por Nouveau por Giselle Nasser

Peças exclusivas e personalizadas têm seu valor. Existe algum contra que deva ser levado em conta na hora de optar por um modelo feito sob medida?

O único contra para um vestido sob medida é que ele realmente não pode ser feito a distância. Só é possível pessoalmente. Temos muitas noivas de fora de SP que nos buscam. Muitas não têm disponibilidade de vir fazer as provas aqui e, infelizmente, não conseguimos atendê-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride