O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
ESPECIAL: INTERIOR DE SP
Especial Interior de SP
DressGo
Tips For Bride

Profissionais que Amamos: Fotógrafo Marco Costa

© Marco Costa 2013

Delicadeza no olhar, paixão pela profissão e uma trajetória profissional que surpreende a todos. Marco Costa é um dos fotógrafos de casamentos mais consagrados e talentosos do país, que reúne belíssimos registros de casais de uma maneira clássica e extremamente elegante. São fotografias que emocionam e nos fazem sentir um pouco da emoção do momento… Confira nosso bate-papo com Marco Costa, além de uma seleção incrível de fotos para vocês se inspirarem:

Você era engenheiro antes de ser fotógrafo profissional de casamentos. Como era sua antiga rotina, por quanto tempo e onde você trabalhou como engenheiro?

Eu gosto de dizer que ninguém deveria fazer a mesma coisa a vida inteira. Eu sou engenheiro agrônomo com mestrado em nutrição animal. Quando voltei dos Estados Unidos (depois do mestrado) comecei a trabalhar como executivo. A minha última posição antes de migrar totalmente para a fotografia foi como diretor para América Latina de uma empresa americana. O meu nome então era Marco “viajando” Costa, rotina da maioria dos executivos. Foram 16 anos dedicados a esta atividade.

Qual foi seu primeiro contato com a fotografia, como ela começou a fazer parte da sua vida e quando você percebeu que era com isso que você queria trabalhar?

A fotografia sempre me acompanhou como uma atividade ou universo paralelo, como gosto de descrever. Quando eu conheci a Carol, em 2004, falei que o meu sonho era viver da fotografia. Daquele rascunho no guardanapo de papel nasceu um plano que, depois de dez anos, nos trouxe onde estamos hoje. Foi uma mistura do meu desejo de não passar por esta vida sem ser um fotógrafo profissional, unido ao cansaço da rotina de executivo. A Carol foi decisiva neste processo, pois foi ela que me deu toda força para executar o projeto.

Suas fotos são belíssimas e trazem o clássico e tradicional de uma forma muito criativa e inteligente. Onde você busca inspiração para os retratos?

Nós vamos construindo a nossa fotografia ao longo do tempo. Quando eu comecei a minha jornada como fotógrafo profissional, tinha muita pressa de aprender, pois estava iniciando, mas não com a idade de um aprendiz. Fui com a Carol para o WPPI em Las Vegas e lá pude eleger algumas referências. Nos dois anos seguintes, participei de workshops com David Beckstead, Joe Buissink, Jerry Ghionis, Denis Reggie, John Russo e Zack Arias, ainda quando eles não vinham para o Brasil. Aprendi MUITO com estes fotógrafos e, com certeza, a base da minha fotografia de casamento e retratos devo a eles. Foi com eles também que aprendi a assistir um filme com um olhar diferente. Há muitos anos, a minha principal fonte de inspiração é o cinema.

marco-costa-fotografo-casamentos-1marco-costa-fotografo-casamentos-2marco-costa-fotografo-casamentos-4marco-costa-fotografo-casamentos-5

Como é a sua rotina de trabalho? Como você organiza sua agenda para os eventos do final de semana, por exemplo?

Pois é, eu troquei a rotina do executivo pela do fotógrafo de casamentos. Aliás, tudo na vida exige uma rotina. Muitas pessoas que não são da nossa área, acham que nós trabalhamos durante os finais de semana e que de segunda à sexta estamos de folga, ledo engano. Nossa semana se resume a trabalhar no fluxo digital e tratamento das fotos, responder os orçamentos solicitados, fazer reuniões com novos clientes e sempre um pouco de pós venda. Quando temos casamento no sábado, na sexta procuramos ficar um pouco mais “light”. Sexta à noite é o momento de preparar todo o equipamento, limpar lentes, carregar pilhas e formatar os cartões de memória. A Carol é a responsável por estar em contato com os noivos e/ou assessoria para ficar a par de todos os detalhes, horários e locais de making of dos noivos, etc. Algumas vezes, temos casamentos durante a semana (judaicos). Isso complica um pouco a agenda, principalmente quando temos casamento também no final de semana.

Qual é o envolvimento de vocês com os noivos? Como é essa relação?

Nós usamos uma # no Instagram que é #quemfazcomamorfazmelhor. Isso define muito o que somos e fazemos. O nosso envolvimento com os noivos é total. Quero esta proximidade e cumplicidade. Quando eles não nos vêem apenas como os fotógrafos, a doação é maior, as expressões são mais naturais, sinceras, espontâneas. Obviamente que não conseguimos isso sempre. Emanamos a mesma energia para todos, alguns retornam na mesma intensidade, outros nem tanto.

Gostaríamos também de saber um pouco mais da Carol… Como surgiu essa parceria, como foi a transição da carreira de veterinária para fotógrafa e como é a relação profissional de vocês?

Carol é minha cara metade, esposa, parceira comercial e na vida. Ela sempre amou ser veterinária (adora bichos). Eu digo que tive sorte porque quando eu propus a ela o projeto da fotografia, ela estava atuando em uma área da veterinária que não gostava tanto. Ela foi a primeira a abandonar a carreira para se dedicar totalmente à nossa empresa. Temos uma divisão de tarefas, ela cuida mais do relacionamento com o cliente e da administração geral do estúdio. Eu fico mais envolvido com o fluxo digital. Trabalhar como marido e mulher tem vantagens e desvantagens. Separar o pessoal do profissional é sem dúvida o nosso maior desafio de todos os dias.

Há quanto tempo vocês atuam no mercado de casamento? Quais são os seus sonhos para o futuro e como você se imagina daqui dez anos?

A nossa jornada começou em 2005. O primeiro casamento foi em 2006. São dez anos de estrada na fotografia de casamento. Próximos dez anos? Podem ser os próximos cinco anos? Dez anos é muito tempo (risos). É natural pensar que, com o passar dos anos, não vamos conseguir manter o ritmo alucinante de hoje em dia, em termos de números de casamentos por ano. Nunca quero abandonar a fotografia. Na minha lista para o futuro, imagino aumentar o meu envolvimento com a área acadêmica, fomentar uma equipe de trabalho cada vez mais alinhada para eu continuar fotografando, porém em um ritmo mais “suave” e, quem sabe, buscar oportunidades comerciais na área da fotografia, seja com serviços ou produtos.

marco-costa-fotografo-casamentos-3marco-costa-fotografo-casamentos-6marco-costa-fotografo-casamentos-7marco-costa-fotografo-casamentos-14marco-costa-fotografo-casamentos-9

Quais são os prêmios que vocês já ganharam? Qual foi a sensação de ganhar o primeiro deles, o que você sentiu naquele momento?

A nossa primeira foto premiada foi em um concurso de uma empresa de software dos Estados Unidos chamada ACDsee. A foto ganhadora iria estampar a caixa da próxima versão do software. Mandei um portrait e quando recebi o email comunicando que a foto havia ganhado foi uma sensação incrível. Estávamos no inicio do nosso projeto e este prêmio foi como um “sinal” para irmos em frente. De lá para cá, já dedicados à fotografia de casamento, ganhamos alguns prêmios dentro e fora do Brasil. Na maioria são “awards” de associações de fotógrafos como Inspiration Photographers, Fearless e Wedding Society. Na minha opinião, os dois mais importantes foram o concurso da Revista Rangefinder, dos Estados Unidos, e o mais recente, o primeiro lugar na categoria Casamento do La grande Photo de Paris. Prêmios e awards não são garantia de sucesso no nosso negócio, mas indicam que estamos no caminho certo e claro, massageiam o ego.

Gostaríamos de entender um pouco mais da estrutura da empresa: Como é formada a equipe de fotografia do Marco Costa? São quantas pessoas? Em média, são realizados quantos eventos por mês? Nesta trajetória, quantos casamentos já foram fotografados? 

Atualmente somos em cinco pessoas. Além da Carol e eu, temos uma gerente do estúdio (Thaíse) responsável por manter tudo funcionando. A Jessica é responsável pelo fluxo inicial das fotos (faxina) e o Rodrigo, nosso terceiro fotógrafo. Ele já está conosco há mais de seis anos e, desde 2014, chefia a nossa equipe fotografando alguns eventos onde eu e a Carol não estamos presentes. Temos uma lista preferencial de fotógrafos freelances para fotografar conosco ou com a equipe do Rodrigo. Atualmente, fotografamos entre 45 a 52 casamentos por ano. Eu não sei quantos casamentos fotografamos no total. Uma hora destas vou parar e contabilizar todos. Eu posso afirmar que de 2010 até 2016 fotografamos 255 casamentos.

marco-costa-fotografo-casamentos-10marco-costa-fotografo-casamentos-15marco-costa-fotografo-casamentos-11marco-costa-fotografo-casamentos-12marco-costa-fotografo-casamentos-8marco-costa-fotografo-casamentos-13Créditos das imagens: Marco Costa Fotografia

  1. Achei muito interessante sua trajetória de trabalho, como um profissional apaixonado por fotografia, e a sua criatividade de fotografar e se organizar em equipe, para dar o melhor aos clientes, fica aqui um abraço a vc Marcos Costa e todos vcs, desse amigo fotógrafo João Moizés admirador do seu trabalho

  2. Com certeza um Profissional que Amamos é o Marco e a Carol Costa.
    Tive o prazer de ser fotografada por este casal em meu casamento em 2010 e em meu trash the dress em 2011. Sempre disse que o Marco fotografa a alma das pessoas e encanto do momento.
    Sinto uma grande satisfação as ver minhas fotos, nelas consigo perceber a emoção do momento.
    Muito sucesso a esses profissionais que são extremamente perfeitos no que fazem!!

  3. Eu e minha esposa sentimos sempre muita alegria ao rever o álbum de nosso casamento, o livro de assinaturas, bem como as fotos do ensaio realizado em nosso 5° ano de casados, em que não apenas os momentos foram brilhantemente registrados, mas, principalmente, as emoções ficaram eternizadas pelo olhar cuidadoso dessa dupla de incríveis profissionais, Marco e Carol Costa. Como cita o artigo, o envolvimento com os clientes é tão intenso que hoje sentimos muito orgulho em chamá-los de amigos. Um caloroso abraço de seus fãs.

  4. Esse casal é show, acompanho de longe, mas, mesmo assim tive o prazer de comprar o curso com as vídeos aulas, desse grande mestre da fotografia de casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride