O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Regras de etiqueta: Manual de boa conduta do convidado

Uma cerimônia e uma festa de casamento impecáveis precisam de um excelente trabalho de decoração, de um buffet maravilhoso e de inúmeros outros fatores na lista da organização de um evento… Mas o que realmente faz com que o grande evento seja inesquecível são as pessoas. Elas terão o prazer de dividir esse momento único e tão especial na vida dos noivos. Sim, eles: os convidados. São os familiares e amigos que trazem ainda mais alegria à festa, deixam a pista de dança mais animada e, é pensando neles, que os noivos se dedicam tanto para um casamento todo especial. Nada melhor do que retribuir esse carinho com muita gentileza e educação, não é mesmo? Reunimos algumas dicas para os convidados, uma espécie de manual da boa conduta para evitar gafes e aborrecimentos nesse dia tão importante para os noivos.

“A regra é muito simples: educação e gentileza, sempre. Os noivos planejaram e pensaram em todos os detalhes para agradar aos convidados. Receba o convite, confirme a sua presença, agradeça e elogie a festa. Se não gostou da comida, elogie a banda, por exemplo. Seja sincero em seu elogio e poupe as suas críticas. Se você não gostou de algum item da festa, guarde pra você. Os noivos escolheram tudo com muito carinho e pode ter certeza que qualquer crítica irá magoá-los”, explica a assessora e cerimonialista Fernanda Leal.

Fernanda também alerta sobre os convidados ainda mais especiais, que são os padrinhos do casamento. “Além de ajudar os noivos em tudo que puder, facilitar a vida da noiva, procurar o seu hotel, reservar o seu cabelo e maquiagem, é muito importante que todos estejam atentos ao horário e à pontualidade. Muitas igrejas cobram multa por atraso e, em mais de 75% dos casos de atrasos, a culpa é dos padrinhos e madrinhas”, comenta. Antes do casamento, durante a cerimônia e durante a festa: são momentos importantes que exigem uma série de cuidados por parte dos convidados. Confira:

The Knot
The Knot

Antes do casamento:

  • Respeite a lista de convidados. Confirme a presença apenas das pessoas que foram efetivamente convidadas no convite. Não queira incluir outras pessoas e, muito menos, peça aos noivos para levar algum acompanhante à festa.
  • Confirme sua presença dentro do prazo estipulado. É importante para que os noivos possam se organizar com os fornecedores. Por exemplo: em relação ao número de cadeiras no projeto de decoração ou ao número de convidados para o buffet.
  • Dica especial para as mulheres: branco é sempre a cor da noiva. Em hipótese alguma apareça no dia do casamento com um vestido branco, por melhor que seja a justificativa – a não ser em cerimônias particulares, em que os noivos pedem para que os convidados estejam com trajes brancos.
  • Hoje em dia, o dress code é algo que não aparece com muita frequência nos convites de casamento. É importante entender o estilo da cerimônia – se será algo extremamente sofisticado ou se será algo mais descontraído – para se adequar em relação aos trajes ideiais.

 

Durante a cerimônia:

  • Não interfira no trabalho do fotógrafo e do cinegrafista. Com a moda dos celulares com câmera e até mesmo dos famosos “pau de selfie”, a dica para os convidados é bom senso: nada de entrar na frente dos profissionais para garantir o melhor click dos noivos. Eles são pessoas contratadas para realizar esse trabalho e qualquer tipo de interferência poderá atrapalhar no resultado final.
  • Nunca leve o presente para os noivos no dia do casamento. Eles são sempre bem-vindos, mas devem ser entregues pessoalmente na casa dos pais ou até mesmo comprados pela internet, através da lista de presentes em loja virtual.
  • Não interfira no andamento da cerimônia. A cerimonialista responsável pelo evento sabe exatamente o fluxo do cronograma para entrada do cortejo com padrinhos, daminhas, alianças, etc, além de estar atenta a todos os detalhes da cerimônia em si. Ou seja, não interfira dando dicas e sugestões do que precisa ou não ser feito durante a cerimônia.
  • Use as laterais para se acomodar e nunca pise sobre o tapete principal. É uma regra válida para cerimônias em igrejas e também em ambientes ao ar livre, como praia e campo. O caminho até o altar deverá ser utilizado exclusivamente para as pessoas do cortejo, como os próprios noivos, pais, padrinhos e daminhas.
  • É muito deselegante ir apenas à festa de casamento para aproveitar o buffet, os drinks e os doces. Por uma questão de educação e respeito aos noivos, sempre vá também à cerimônia religiosa do casal para, depois, poder confraternizar na recepção.

 

Durante a festa:

  • É a velha regra de sempre: não abuse da bebida alcóolica para não gerar nenhum tipo de desconforto na festa de casamento dos noivos. Brigas, vômitos ou barracos por conta do excesso de bebida devem ser abolidos de um dia tão romântico e especial.
  • Não leve nada para casa sem a devida permissão. É comum algumas pessoas levarem arranjos de flores, guardanapos de papel ou até acessórios de decoração das mesas. Cada festa de casamento é muito particular, é sempre bom se certificar de que os itens podem ser levados embora como recordação do casamento.
  • Evidencie os elogios e nunca faça nenhuma crítica. É um dia único na vida dos noivos, portanto, nada de estragar a felicidade do casal, por mais que você não tenha gostado de algum detalhe. O importante é destacar e fazer muitos elogios àquilo que funcionou e poupar as críticas, já que eles pensaram em todos os detalhes com tanto carinho.
  • Assim que os noivos chegarem no salão de festas, a ordem de prioridade das fotos é com a família e com os padrinhos. Caso você não faça parte desse grupo, aguarde para tirar uma foto com os noivos e, de maneira nenhuma, atrapalhe o andamento das fotos protocolares.
  • A mesa de doces faz parte do projeto de decoração da festa. Aguarde o buffet com o almoço/jantar para depois se servir com os docinhos. É muito indelicado por parte do convidado pegar alguns doces ou bem-casados antes do prato principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride