O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
Sem categoria
DressGo
Tips For Bride

Torre de macarons para a festa de casamento: Charmoso e divertido

As festas de casamento são um capítulo à parte na vida dos noivos: são inúmeras opções, novidades e tendências, desde música até atrações especiais e docinhos. Embora alguns modismos sejam passageiros, muitos permanecem até hoje como uma forte aposta para os casais. Os macarons são um tipo de doces francês que, definitivamente, já conquistou o coração das noivas brasileiras. Há alguns anos, ele era visto apenas como um substituto dos tradicionais bem casados. Hoje em dia, é um dos doces favoritos – seja para a mesa de doces, como lembrancinhas ou para presentar os padrinhos do casamento. Além de versátil, ele permite inovar na escolha dos sabores e oferece uma paleta de cores diversificada: ou seja, perfeito para qualquer ocasião.

Retrato Atelier
Retrato Atelier
Retrato Atelier / Nando Federice
Retrato Atelier / Nando Federice

“Não existe um estilo de casamento que não comporte uma torre de macarons, já que os doces podem ser de várias cores e, o suporte, de diversos materiais. Já fizemos desde casamentos super tradicionais a casamentos no campo, na praia ou mais descolados. Hoje, as torres estão presentes não só nos casamentos mas também em chás de bebê, maternidade e festas infantis, além de chás de panela e lingerie”, explica Mayra Toledo, proprietária da May Macarons, em São Paulo. “As torres de macarons são, na verdade, uma das formas de dispor os macarons em uma mesa. Ela é composta de um suporte próprio para o doce, que pode ser em madeira, plástico ou acrílico. Os macarons são dispostos na torre de maneira vertical e, por ser uma maneira prática e bonita de servi-los, tem tido cada vez mais espaço nos eventos”, conta.

Medici Macarons / Whimsical Wonderland Weddings
Medici Macarons / Whimsical Wonderland Weddings

Como usar os macarons no casamento? Além da torre, existem outras possibilidades para usar esses doces tão lindos e delicados no casamento. São elas:

  • Mesa de doces: Podem ser dispostos em bandejas, assim como os doces tradicionais. Assim como na torre de macarons, é possível personalizá-los e brincar com cores e sabores.
  • Mesa do café: Para a mesa do café, indicamos sempre a versão mini que é muito fofa e super adequada para a saída da festa!
  • Lembrancinha: Os macarons podem ser uma ótima opção como lembrança da festa. Em embalagens de uma ou duas unidades podem adoçar o dia seguinte dos convidados.
  • Caixas e lembranças para padrinhos: Uma das opções bem interessantes é presentear os padrinhos e pais com macarons. Eles podem ser personalizados com o convite ou até um agradecimento.
Anges de Sucre / The Perfect Palette
Anges de Sucre / The Perfect Palette

Como escolher os sabores?

Bolo, bem casados, docinhos finos e macarons… São muitas opções de doces para o casamento, por isso é normal que os noivos se questionem sobre os sabores. Serão todos com o mesmo recheio ou devo escolher várias opções? A Mayra, da May Macarons, nos ajuda com essa dúvida. “Indicamos sempre que sejam coerentes com os docinhos. Se já tiver docinho de maracujá, vamos optar por um outro sabor que ainda não tenha sido escolhido. Assim como no caso dos doces, para que agrade todo mundo, indicamos sempre um de chocolate (chocolate ou nutella), um de fruta (limão, framboesa, cereja) e um outro como doce de leite, pistache ou coco. Assim como todas as decisões, no final das contas, são as noivinhas que vão escolher e definir o que tem mais a ver com o perfil da festa”.

And So To Wed / Bride Story
And So To Wed / Bride Story
The Wed List / Chic Vintage Brides
The Wed List / Chic Vintage Brides

Qual é a quantidade ideal?

As torres de macarons ganharam muito destaque nos últimos anos porque, além de lindas e charmosas, enfeitam a mesa de doces e são muito versáteis com relação as cores e sabores. É uma oportunidade de personalizar a mesa nesse dia tão especial. As torres podem ser feitas de vários tamanhos. De acordo com os padrões da May Macarons, a menor torre possui 45 macarons, cinco andares e vem em um suporte acrílico. O maior modelo pode ser feito nos suportes de plásticos ou de madeira, tem dez andares e capacidade para 237 unidades. “A mesa de doces é na maioria das vezes composta por mais ou menos seis doces por convidado. Nesse caso, indicamos duas unidades de macarons e quatro unidades de doces, é uma boa proporção e fica harmônico”, explica Mayra.

“A quantidade de torres vai depender da quantidade de convidados e também da disposição da mesa. Se o bolo de casamento está no centro, costuma-se colocar duas torres nas pontas da mesa. Caso o bolo fique em outra mesa ou mesmo se a festa não tiver bolo, colocamos a torre no centro”. As cores e sabores dos macarons também merecem um capítulo à parte. Todas as cores podem ser feitas de todos os sabores e fica realmente a critério do casal se a cor escolhida terá alguma relação com o sabor dos macarons. “Geralmente, os noivos escolhem cores e sabores independentes. A escolha começa pelas cores, pois costumamos combinar as cores com as cores da decoração. Em seguida, após a degustação, define-se os sabores que mais gostaram”, conta Mayra Toledo, da May Macarons.

Bloved Blog / Wedding Include
Bloved Blog / Wedding Include

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride