O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
BLOG DO NOIVO
Blog do Noivo
DressGo
Tips For Bride

Terno colorido para noivo: É uma tendência para casamento?

A primeira imagem que vem à cabeça de quem pensa em um traje de noivo é um tradicional terno preto com camisa branca e gravata. Para casamentos diurnos, na praia e no campo, as referências são outras. As cores claras – como o bege e o cinza – entram em cena. Retirar a gravata e substituir o paletó pelo colete ou pelos suspensórios também são muito bem vindos! Em caso de cerimônia formais, não tem como não pensar no bom, velho e sempre elegante fraque. Mas, quem foi que disse precisa ser sempre assim? Você já deve ter notado que, ainda que de forma tímida, as cores têm ganhado espaço na moda noivo.

terno colorido para noivos em casamento ao ar livre
Fotografia: L’Amourgraphy

Graças à ascensão da moda masculina, os clichês vêm perdendo sua força ao redor do mundo – e isso também vale para o mundo do casamento. Os ternos coloridos parecem mesmo ter conquistado os homens mais fashionistas. Explorar as opções da paleta de cores tem se mostrado algo comum nas passarelas e nos red carpets. Pelo visto, quem prova, aprova! É o caso do jogador argentino Lionel Messi. Ano após ano, o craque tem surpreendido com a diversidade dos trajes escolhidos para marcar presença no Prêmio Bola de Ouro da FIFA. Ele não é o único a apostar na tendência. O ator Matthew McConaughey também adora acrescentar um toque de cor em seus looks para o tapete vermelho.

Como subir ao altar com muito estilo?

Os tons preferidos são: marrom, azul, verde, vinho, vermelho – e até com estampas discretas. Já está mais do que comprovado que é possível ser elegante apostando em ternos com tons nada convencionais. As buscas na internet por inspirações sobre o tema cresceram consideravelmente nos últimos meses! Ainda é difícil encontrar informações e referências sobre trajes masculinos menos formais e com mais personalidade para subir ao altar.

Para falar um pouco mais sobre as possibilidades de cores para o traje do noivo – que vão muito além do preto, cinza, bege e marinho – escalamos um especialista no assunto. A pedido do blog para noivas Tips for Bride, a Jaqueline Selles Santos, da For Jack, respondeu as principais dúvidas de noivos – e noivas – sobre o tema. Uma conversa bastante esclarecedora com a marca que aposta em ternos costumizáveis para homens originais. Especialistas em uma alfaiataria atual, personalizada e sob medida, foram eles os responsáveis pelo traje desejo que o Oscar – nosso noivo do Casamento a dois / Elopement Wedding – usou na ocasião. Confira!

Apostar em cores para a roupa do noivo ainda é algo muito ousado para os homens brasileiros? Isso vem mudando?

Pensar na roupa do noivo ainda é muito novo aqui no Brasil. Ainda enfrentamos o tabu do “tem que usar”. No For Jack, ajudamos a identificar, junto ao noivo, qual seu estilo e como ele consegue transmitir toda sua personalidade no dia do seu casamento.

Qual é o perfil de noivo que busca por opções fora do convencional?

Os perfis são variados. São homens decididos a serem eles mesmos no altar.  Acreditamos que cores são para todos. A escolha de tons mais fortes, claros ou sóbrios, é feita em cima da personalidade de cada um.

terno colorido para noivos em casamento ao ar livre
Fotografia: Kaleb Rodrigues

Além das cores tradicionais, que outras cores e tonalidades podem ser escolhidas pelo noivo ao subir no altar?

Aqui no For Jack, tudo é permitido. Hoje, nossos clientes procuram mesclar cores, como por exemplo: calça bordô com blazer marinho, ou mesmo calça areia e blazer verde floresta.

O local da cerimônia também influencia nessa decisão?

O local e horário costumam influenciar muito na cor e tecido para o traje. O noivo que escolhe casar na praia, por exemplo, já escolheu esse estilo de cerimônia por ter a ver com seu lifestyle. Consequentemente, é provável que escolha um traje mais leve e prático. Já quem opta por casamentos realizados na igreja, costuma procurar tecidos com cores sóbrias e levemente acetinados. Mas claro, nada disto é uma regra. Lembre-se, o dia é seu. O que vale é transmitir seu estilo.

Nesses casos, como harmonizar com a gravata?

Hoje, existem muitas possibilidades e estruturas de gravatas. Mas, com tantas opções, o noivo pode encontrar dificuldades para escolher. Vale lembrar quem assim como o traje, a gravata também precisa combinar com seu estilo. Sempre aconselhamos a não usar gravata borboleta só porque está na moda, ou uma gravata slim por ser mais atual, por exemplo. Além disso, o noivo pode optar por não usar gravata. Caso isso aconteça, não deve ser encarado como um problema.

terno colorido para noivos em casamento ao ar livre
Fotografia: Frankie e Marília

Nos casamentos mais antigos, as gravatas dos padrinhos precisavam combinar com o vestido das madrinhas, que por sua vez, precisavam combinar com a gravata do noivo. É importante saber que isso não precisa ser assim. O que deve pode ser levado em consideração é a harmonia das cores no altar. Mas, isso também é opcional. O importante mesmo é que você, noivo, se sinta em harmonia com sua cerimônia.

Cores para o terno do noivo: Essa moda é para mim?

Como sabemos que os homens são muito mais práticos do que as mulheres, resolvemos elaborar um guia sobre o tema. Tendo como base as informações reveladas na entrevista concedida pela For Jack, reunimos as principais dicas para ajudar você, noivo, a escolher a cor perfeita – que melhor traduz seu estilo e personalidade – e fazer bonito em seu grande dia. Aproveite!

1- A primeira coisa a se fazer é identificar seu estilo. Assim, fica mais conseguir eleger um traje capaz de transmitir sua personalidade no dia do seu casamento.

2- Para se sentir confortável e confiante no altar, você deve ser você mesmo. Por isso, escolha a cor que mais tenha a ver com sua personalidade, seja ela forte, clara ou sóbria.

3- Dá para ousar sem fugir muito do tradicional. Neste caso, uma boa alternativa é mesclar cores clássicas com outras nem tanto, como bordô com marinho ou areia com verde floresta.

4- O local e horário da cerimônia influenciam sim na escolha da cor do traje. Afinal, o estilo escolhido para a celebração, geralmente, tem a ver com seu lifestyle. Porém, isto não é uma regra. O dia é seu e você pode escolher usar o que quiser.

5- Assim como o traje, a gravata também precisa combinar com seu estilo. Além disso, apesar das diversas possibilidades e estruturas de gravatas existentes, você pode optar por não usar nenhum tipo.

6- Não existe necessidade de coordenar sua roupa com a dos padrinhos. Porém, estabelecer a mesma paleta de cores ou tons que conversem entre si, garantem um visual harmônico no altar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride