O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Véu da noiva: Conheça todos os tipos

Eis um dos principais dilemas na busca pelo look perfeito: a escolha do véu. Um dos acessórios mais característicos da noiva é polêmico e carrega uma série de crenças e tradições, além de um simbolismo histórico. Em tempos passados, o véu era utilizado apenas para mulheres da aristocracia como um sinal de poder e status social, além de representar a pureza feminina, cujo uso era proibido entre mulheres comuns e prostitutas da época. Há quem acredite que ele era utilizado para proteger as mulheres de maus olhados, picadas de insetos ou queimaduras de sol.

Apesar de toda a tradição, o véu não é um item obrigatório. Para aquelas noivas que decidem utilizá-lo, existem muitos modelos e tamanhos, que são mais indicados para determinados tipos de vestidos ou de cerimônia. Tiramos todas as dúvidas com a Livia Bressiani, da loja Casamarela, em Campinas.

– Se a noiva for muito baixa, não deve usar um véu muito comprido, pois causa a impressão de ser ainda menor. – Se a noiva for muito alta e o noivo nem tanto, a recomendação é prender o véu por baixo do penteado para não parecer mais alta.

– Se o vestido for muito trabalhado, com rendas e bordados, opte por um véu mais simples, liso ou com poucos detalhes. Para casamentos mais luxuosos, realizados à noite em catedrais, é permitido o uso de rendas tanto no véu, quanto no vestido. Nesse caso, as rendas não precisam ser idênticas, mas é essencial que sejam da mesma família.

– Para casamentos diurnos, o mais indicado é o modelo toilette. Caso a noiva queira um véu mais longo, o máximo permitido é 50 centímetros a 1 metro mais comprido que a barra do vestido, com acabamento em renda chantilly ou guipir – feita de algodão, para casamentos ao ar livre.

– O tamanho, a largura do corredor e até o tipo do altar influenciam na escolha do véu, ou seja, um véu muito longo não é indicado para uma capela ou igreja muito pequena. – No Brasil, não é comum encontrar todos os tipos de véus, alguns já saíram de moda e são indicados apenas para casamentos no estilo vintage. Os mais procurados e vendidos são os tipos: catedral, voilette e Julieta.

Confiram abaixo todos os tipos de véus:

Véu longo ou catedral: é o mais formal, utilizado em cerimônias em lugares fechados, em igrejas ou catedrais, com comprimento de 3 a 5 metros. Causa um efeito dramático e mágico ao se arrastar pela nave da igreja e garante fotos incríveis. É o modelo ideal para noivas amantes do estilo princesa e combina com vestidos mais luxuosos e penteados menos elaborados. Não é indicado para casamentos ao ar livre, no campo ou na praia.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 6
Etsy

Véu capela: é uma versão mais curta que o véu catedral, fica na altura do tornozelo e combina com vestidos menos volumosos. Muito utilizado no início do século XX, é um modelo que não forma cauda e desperta um ar vintage.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 7
Percy Handmade / Etsy

Véu joelho ou ponta de dedo: considerado o modelo mais versátil de todos, pois combina com praticamente qualquer tipo de vestido – exceto os modelos curtos, já que ele fica na mesma altura do vestido, o que dá um aspecto desarmônico ao look. É um modelo médio, cujo comprimento vai até as mãos.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 2
Mikaella Bridal by Paloma Blanca / Etsy

Véu cotovelo: mais uma vez, o nome do véu dita o comprimento, que coincide com a cintura ou cotovelo da noiva. É indicado para vestidos mais simples, sem cauda e com corte mais ajustado ao corpo, pouco volumoso. Muitas noivas acabam optando por este modelo, já que garante feminilidade ao visual e não incomoda, nem pesa.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 5
Noble Photography via Bridal Detective / Tulip Bridal

Véu ombro: indicado para cerimônias realizadas no período da manhã ou no início da tarde. O véu ombro foi muito usado nos anos 80 e é um dos queridinhos das noivas modernas, por garantir mais liberdade de movimento e evitar possíveis desconfortos.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 3
Etsy / Pinterest

Mantilha: de origem hispânica, é um modelo extremamente elegante, confeccionada de maneira artesanal, com rendas e bordados em tecidos mais pesados. A maneira mais tradicional de usar a mantilha é cobrir toda a cabeça e também os ombros, deixando apenas o início do cabelo à mostra, em aproximadamente 5 centímetros.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 8
Erica Elisabeth Designs / Sibo Designs

Voillete: indicado para noivas modernas e amantes do estilo vintage. É uma tela que cobre o rosto da noiva até a altura do nariz e pode vir preso a um chapéu, flores, plumas, casquete ou tiaras. Muito prático, fica perfeito para cerimonias mais informais, realizadas durante o dia e ao ar livre, no campo ou na praia.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 1
Intimate Weddings / Southern Weddings

Véu Julieta: muito usado por noivas adeptas do estilo boho, para casamentos no campo ou na praia. É um modelo touquinha, que envolve toda a cabeça, geralmente em renda.

Véu da noiva: Conheça todos os tipos - Tipos Veus Noiva 4
Gilded Shadows / Sibo Designs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride