O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Votos de casamento: Dicas para escrever um texto inesquecível

Eu prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza… Os tradicionais votos da cerimônia religiosa cristã são um símbolo da promessa de amor eterno, até que a morte os separe. Com a tendência dos casamentos ao ar livre, seja no campo ou na praia, ou até mesmo em outros países, as cerimônias também ganharam outros formatos. Hoje em dia, os noivos têm a liberdade de realizar a união de uma maneira totalmente particular e cheia de personalidade. Já não precisam se prender às tradições e costumes e podem fazer um discurso com suas próprias palavras.

É um momento mágico, um dos mais emocionantes da cerimônia… Apesar de não ser obrigatório, para os casais que têm vontade de declarar seu amor um para o outro: não tenha dúvidas de que será um dos momentos mais inesquecíveis do casamento. Para quem ainda não conhece, os votos de casamento nada mais são do que um discurso pessoal e sincero para a pessoa amada. A ideia é que os noivos troquem mensagens, mas nada impede que apenas a noiva ou apenas o noivo façam os votos. Muito aproveitam o momento para fazer uma surpresa, em que nada havia sido combinado. Nesses casos, a dose de emoção é ainda maior.

Jeff e Gal
Jeff e Gal
Studio 47
Studio 47

Sem dúvidas, será a mais linda declaração de amor da história de vocês! Você morre de vontade, mas não sabe muito bem por onde começar, nem o que escrever, muito menos onde buscar inspiração? Claro que nós te ajudamos. “É importante ser fiel a si mesmo e não criar um personagem. Se você é naturalmente mais divertido, não faz sentido escrever um texto em tom solene”, aconselha Marcia Herz, da Rito Cerimônias Especiais, empresa que celebra casamentos de uma maneira única e muito particular – ou seja, especialista em textos emocionantes e inesquecíveis. Existem diversas maneiras de criar os votos: seja falando da história de vocês, das dificuldades pelas quais já passaram, dos seus sonhos ou do quanto sua vida mudou depois que você se apaixonou.

Cada história de amor é única: por isso, é importante que os votos também o sejam. Mostramos para vocês o casamento da brasileira Marina e do francês François-Xavier, eles fizeram os votos um na língua do outro: ela disse em francês e ele em português num lindo casamento em Franca, cidade natal da noiva. Alguns noivos não conseguem conter as lágrimas, enquanto outros têm crises de risos: a reação inesperada diante de um momento tão emocionante que também garante os melhores fotos. Seja pela alegria em fazer os votos ou pelos registros desse momento de nervosismo, vergonha e emoção, vale muito a pena!

Luciano Meirelles
Luciano Meirelles
Bruno Rossete
Bruno Rossete

Dicas práticas para escrever os votos de casamento

  • Será uma surpresa para o noivo? Ambos vão escrever e trocar os votos no altar? Ou apenas um dos dois? Terá um fundo musical? É importante saber qual será a logística, comunicar a assessora ou ao celebrante para que tudo saia como o planejado.
  • Se vocês decidiram levar algo escrito para evitar o famoso “branco” devido ao nervosismo, deixe o papel com alguma de suas madrinhas ou com a própria assessora. Muitos casais optam pela leitura no celular ou numa prancheta decorada. Faça como achar melhor e mais confortável para ambos.
  • Busque inspiração. Procure por vídeos de casamento com votos apenas como uma referência do formato, mas tente não copiar. Escreva algo pessoal e que esteja relacionado à história de vocês para ser ainda mais especial.
Gabriel Valim
Gabriel Valim
Diego Migotto
Diego Migotto
  • Comece a escrever dias antes do casamento. Muitos noivos já têm algo escrito, mas acabam refazendo tudo minutos antes da cerimônia. A emoção do grande dia ajuda – e muito – a escrever palavras bonitas, cheias de amor e de lembranças boas. Nossa dica é: faça um esboço, mas deixe o toque especial da revisão para o dia do casamento.
  • Sinta-se confortável. “Escrever os próprios votos é uma escolha muito pessoal. Embora seja lindo, é importante que os noivos se sintam confortáveis para falar em público. A cerimônia é um momento para estar à vontade”, explica Marcia. “Os votos não são para entreter os convidados e sim para declarar as verdades do seu amor para a pessoa que te ama e te aceita do jeito que você é”.
  • Anote todas as qualidades do seu amor, os motivos que a fazem completamente apaixonada por ele e os momentos mais inesquecíveis que já viveram juntos. Sim, é hora de se declarar e dizer publicamente o quanto aquele momento é importante para vocês. Promessas e sonhos são bem vindos nos votos!
Studio 47
Studio 47
Naira Martins
Naira Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride