Capinhas para vestido de noiva: Charmoso e delicado

12 de maio de 2016

NOIVA Vestido de Noiva

Infelizmente, os vestidos de noiva com capas curtas ainda são pouco utilizados entre as brasileiras e muitas noivas nunca nem ouviram falar das famosas capinhas. Bem comum em outros países, é um acessório extremamente gracioso, que resgata o estilo de épocas passadas e dá um toque sutil de delicadeza ao look da noiva. Feitas em tule e renda e, muitas vezes, com aplicações de pérolas, pequenos cristais ou bordados prateados, são charmosas e indicadas para os mais diversos tipos de cerimônia, seja na versão mais justa ao corpo e com os ombros à mostra ou no modelo capinha, cobrindo os ombros até aproximadamente a altura do cotovelo. É um tema novo e ainda pouco explorado, então trouxemos uma convidada especial para nos ajudar a sanar todas as dúvidas. Confira abaixo o bate-papo que tivemos com a estilista Giselle Nasser, do Nouveau por Giselle Nasser:

BHLDN Weddings / Simone Carvalli

BHLDN Weddings / Simone Carvalli

De onde surgiu o modelo de “capinha” para os vestidos de noiva? 

Apesar de encontrarmos algumas referências dessas capinhas nos anos 60, acredito se tratar mais de uma interpretação mais contemporânea às inspirações medievais e também da Belle Époque. Nós estilistas nos inspiramos no entorno e em tudo o que a sociedade está gostando de vivenciar. Estamos num momento de resgate de contos de fadas, olhando e nos inspirando em tempos remotos mostrados em série de filmes como Game of Thrones. Os estilistas Valentino e Elie Saab mostraram isso claramente em suas ultimas coleções, é natural que essas inspirações migrem pra moda e depois para o universo das noivas.

É um acessório que já apareceu muito nas passarelas e desfiles. Foi uma moda passageira ou podemos dizer que ainda está em alta?

O universo de casamento não tem a mesma velocidade que o mundo da moda; as tendências são menos perecíveis e são mais atemporais se caírem no gosto popular. Quem se identifica com esse estilo, o faz por uma questão de personalidade e menos porque está em alta; vejo poucas noivas caindo na armadilha da “modinha”, elas seguem mais seu estilo pessoal.

Nordstrom / Etsy

Nordstrom / Etsy

Divulgação

Divulgação

My Hotel Wedding / Zuhair Murad

My Hotel Wedding / Zuhair Murad

A capa curta é indicada para que tipo de cerimônias? Elas combinam com que estilo de noiva?

A capinha pode combinar com diversos contextos, desde uma celebração super clássica à noite a uma cerimônia ao ar livre, em meio às árvores num estilo mais boho conto de fadas. Elas combinam com essa noiva que tem estilo forte e marcante. A capa curtinha é mais fácil de usar, já a longa requer ainda mais personalidade.

Quais são os tipos de capinhas mais comuns? Com rendas, pedrarias, bordados, tecidos mais leves, etc?

As capas mais comuns são em renda ou numa mescla de tule transparente e rendas. Também existem as capas toda em tule transparente, que adoro porque deixam o vestido todo à mostra e criam uma atmosfera etérea.  

Want That Wedding / Mikaella Bridal

Want That Wedding / Mikaella Bridal

Fashionsy / Wedding Inspirasi

Fashionsy / Wedding Inspirasi

Maggie Sottero / JLM Couture

Maggie Sottero / JLM Couture

joythigpen.com / BHLDN Weddings

joythigpen.com / BHLDN Weddings

Alguma dica especial para as noivas que gostam do modelo? 

Geralmente os bordados leves são mais adequados para não ofuscar a beleza do vestido. É importante também não fazer muita sobreposição de elementos, por exemplo, se o vestido for todo em renda, a capinha pode ser em tule com leve bordado. As capas, tanto curta quanto longa, devem ser usadas em substituição ao véu para não carregar o look.

A Nouveau por Giselle Nasser já produziu modelos do tipo? Qual é a opinião de vocês sobre a capinha nos vestidos de noiva?

Sim, já produzimos algumas. Eu amo as capas, tanto curtinhas, quanto longas, e acho que podem ser usadas desde em um casamento mais informal como um mini wedding e também numa celebração mais sofisticada ou ainda numa noiva super boho. Ela guarda em si ao mesmo tempo suntuosidade e a fantasia.

The Bridal Detective / DHgate.com

The Bridal Detective / DHgate.com

Love My Dress® / BHLDN Weddings

Love My Dress® / BHLDN Weddings

BHLDN Weddings / Style Me Pretty

BHLDN Weddings / Style Me Pretty

GoodbyeMiss (estilista Jenny Packham) / Etsy

GoodbyeMiss (estilista Jenny Packham) / Etsy

Deixe seu comentário