Como escolher a música para a cerimônia de casamento?

15 de fevereiro de 2018

DIA DO CASAMENTO Música

Já definiu os fornecedores que irão transformar seu sonho em realidade? Agora é hora de dar início a uma nova fase dos preparativos: o acerto de detalhes. Nessa nova fase, é normal que as dúvidas aumentam – e que ansiedade também cresça. A vontade de que tudo seja absolutamente perfeito neste dia especial acaba complicando as coisas. Uma das questões que mais preocupa quem está prestes a subir ao altar é: como escolher a música para a cerimônia de casamento? As opções são tantas que, a princípio, esta parece ser uma missão impossível. Além disso, fica difícil saber se o melhor caminho a seguir é optar por uma trilha sonora composta apenas por músicas tradicionais ou investir em algo personalizado.

dupla musical para cerimônia de casamento

Divulgação

Para te ajudar a tirar de letra esta tarefa, escalamos uma especialista no assunto. A convite do blog Tips for Bride, a cantora Roberta Rique preparou um manual simples e muito prático com dicas valiosas sobre o tema. Ela faz questão de que todas as músicas sejam carinhosamente escolhidas pelos noivos. Para a cantora, a primeira coisa a se ter em mente na hora de dar início ao processo de escolha é atenção ao estilo do casamento, local e quantidade de convidados. “Uma proposta mais clássica e tradicional pode contar com uma orquestra, com violinos, cellos e piano, por exemplo. Em uma cerimônia mais descontraída, as possibilidades são diversas: desde um quarteto de cordas até o voz e violão”, sugere.

https://youtu.be/lPhoE1xZpg0

Passo-a-passo para uma trilha sonora emocionante e inesquecível

Mesmo com tantas dicas e conselhos, fica difícil saber: por onde começar? Como faço a seleção das músicas preferidas e quais critérios eu utilizo na hora de elencar as canções? Como garantir uma trilha sonora romântica, emocionante e que traduza a nossa personalidade? Pensando nisso, com a ajuda da cantora Roberta Rique, preparamos um passo-a-passo para que você e seu futuro marido consigam escolher as músicas que irão embalar a realização do seu sonho. Confira as dicas!

cantora de jazz para cerimônia de casamento

Divulgação

  1. Evite cair nas músicas comuns

“A música é uma grande responsável por fazer do casamento um momento inesquecível, não só para o casal, mas para os convidados também. Uma trilha bem escolhida preenche o local e traz todo o clima romântico do evento”, explica a cantora Roberta Rique. Para garantir que tudo seja incrível e cheio de personalidade, é essencial que a trilha sonora do casamento tenha a ver com a personalidade e história de vocês. Que tal escolher as músicas que marcaram o relacionamento e os anos de namoro? Outra boa ideia é buscar inspirações no estilo musical que vocês costumam curtir. “É possível incluir qualquer música na cerimônia. Tudo é questão de adaptar o arranjo”, esclarece.

  1. Verifique a acústica do local do casamento

Não são só as músicas que podem determinar o sucesso da trilha sonora de um casamento. Alguns fatores podem acabar influenciando na execução das músicas escolhidas. Para que todos possam se encantar e ser contagiados pelo som é necessário que haja uma boa amplificação no local. “Um espaço aberto, por exemplo, requer uma estrutura diferenciada de som para que todos os convidados consigam ouvir a música sem ruídos e com bom volume”, comenta a cantora Roberta Rique.

https://youtu.be/vTSKPlbI9uE

  1. Traga uma experiência inesquecível para o casamento

Impossível não escutar uma música especial e se lembrar de um momento ou de alguém importante em sua vida. Qual o casal que não tem uma música que marcou sua história? Aposto que você consegue se lembrar o que estava tocando quando deram o primeiro beijo, quando fizeram a primeira viagem ou quando foi pedida em casamento. Elas são ótimas opções para a trilha sonora do grande dia de vocês. “Escolha as músicas que marcaram sua vida e do seu futuro marido. Músicas que, de alguma forma, possuem significado na história de vocês. Independente do ritmo original de cada uma delas, podemos personalizar a trilha sonora ao gosto de vocês, adequando-as à proposta do evento”, conta Roberta Rique.

  1. Procure pelos músicos com antecedência

Escolher bem as canções que irão tocar durante a cerimônia e contar com uma boa acústica não são garantia de sucesso para a trilha sonora de um casamento. Outro fator fundamental é encontrar músicos que consigam executar suas escolhas com precisão. Para isso, é bom buscar fornecedores com antecedência. Como são poucos os profissionais que conseguem transitar por diversos ritmos com precisão, suas agendas costumam ser apertadas. “Para não correr o risco de não encontrar profissionais à altura de sua necessidade por falta de disponibilidade, procure os músicos com antecedência. Lembre-se que não adianta escolher músicas lindas se elas não forem bem executadas”, diz a cantora Roberta Rique.

grupo musical para cerimônia de casamento

Divulgação

  1. Faça algo que combine com vocês

Se, mesmo com as dicas acima você ainda tem dúvidas sobre como escolher as músicas para sua cerimônia de casamento, não precisa se preocupar. Para auxiliar as noivas que ainda não sabem por onde começar, Roberta Rique fez questão de separar três dicas fundamentais:

  1. Saia do comum: procure contratar profissionais que se adequem ao seu estilo e do seu noivo. É importante que você escolha um fornecedor que esteja aberto a se ajustar a proposta. Separem músicas que gostam e que tenham a ver com a história de vocês e leve como referência para a reunião.
  2. Não deixe para a última hora: Comece a procurar profissionais com, pelo menos, dois meses de antecedência. O primeiro passo será decidir a formação musical, que nada mais é do que a escolha dos instrumentos que serão usados.
  3. Fique atenta à proposta do casamento: uma boa conversa com um profissional pode ajudar na harmonia do evento – desde a escolha das músicas até os instrumentos utilizados. Isso fará toda a diferença!
voz e violão para cerimônia de casamento

Divulgação

Sugestões para todos os gostos e estilos

Aproveitamos o papo com a cantora Roberta Rique e pedimos para ela dar algumas sugestões de músicas para cada um dos momentos da cerimônia. Para conseguir agradar noivas de todos os estilos, Roberta separou diversas opções para todos os tipos de celebração. Ficou curiosa para conhecer as sugestões de repertório da cantora? É só clicar no link e conferir. Aproveite para anotar algumas sugestões e mostrar para o seu noivo. Quem sabe vocês não conseguem definir a trilha sonora do casamento antes do esperado? 😉

www.robertarique.com.br/repertorio-para-a-cerimonia-de-casamento

https://youtu.be/ZnVwgkJiFLs

Deixe seu comentário