Damas de honra x madrinhas para a cerimônia do casamento

10 de abril de 2019

NOIVA Madrinhas

Casar é mais do que celebrar o amor com seu futuro marido. É também o momento de reunir as pessoas que você mais ama e dividir essa felicidade com todos! Justamente por isso que as amigas da noiva assumem um papel tão importante na vida da noiva. São elas que representam a amizade e a cumplicidade mútua nesse dia tão inesquecível.

Mas… Afinal, eis uma dúvida bem comum entre as mulheres: dama de honra e madrinhas são a mesma coisa?

Mrs. To Be / Simple Dress

Vamos lá! Já respondendo a uma questão bem frequente entre as noivas… Não é a mesma coisa. Apesar de ambas serem amigas da noiva, o significado delas dentro do cortejo é completamente diferente.

No Brasil, não é muito comum ter damas de honra na cerimônia. Na maioria das vezes, as noivas optam por casais de padrinhos e madrinhas. Em outros países, é uma tradição cheia de significado e simbolismo – e que algumas noivas brasileiras se apaixonam e apostam também nessa ideia!

Casare / Reverly

Damas de honra: O que é?

Por incrível que pareça, ter as damas de honra no dia do casamento – ou também conhecidas por demoiselles – é uma tradição da Idade Média. São as melhores amigas da noiva que entram antes dela na cerimônia para confundir os maus espíritos e captar qualquer vibração negativa, inveja, raiva ou agouro sobre a noiva. Elas usam vestidos bem parecidos e também carregam um buquê, justamente para causar essa confusão mental nos espíritos ruins.

Wedding Chicks / Chic Maly

As damas de honra carregam um significado meio místico dentro dessa tradição, mas que faz todo o sentido, não é mesmo? Em alguns países, é praticamente imprescindível a presença delas. Antigamente, eram escolhidas apenas as amigas solteiras para garantir que ela estivesse totalmente conectada e envolvida no casamento.

Mas, hoje em dia, é algo que já deixou de ser imprescindível. O importante é que as pessoas escolhidas para serem as damas de honra sejam especiais para você: sua irmã, sua prima ou sua melhor amiga de infância.

Hi Miss Puff / DH Gate

A melhor parte é que ter – ou não ter – as damas de honra não interfere em nada no restante do cortejo. Você pode optar por ter apenas as demoiselles em todo o cortejo da cerimônia ou também considerar os casais de padrinhos e madrinhas. Um não anula o outro e você não precisa escolher entre um formato e outro. Especialmente se o casamento for no campo ou na praia, daí é que não existem regras mesmo.

O importante é que faça sentido para você! 🙂

Pinterest / Deer Pearl Flowers

One Fab Day / Pinterest

Pinterest / Dress Meet

Essence of Australia / Mod Wedding

E as madrinhas do casamento? 

Quer dizer que – além das damas de honra – ainda posso considerar os casais de padrinhos ou até mesmo apostar no estilo americano para o cortejo? SIM. Não existem regras, só é importante entender as diferenças das duas funções e, especialmente, o significado de cada uma delas.

Hoje em dia, as madrinhas e as damas de honra estão cada vez mais parecidas. Ambas usam vestidos iguais e algumas madrinhas carregam buquê até o altar – o que pode mesmo gerar uma certa confusão. Você pode personalizar a cerimônia e organizar o cortejo do jeito que quiser – mas é bacana saber o significado e a origem de cada posição para que seja ainda mais especial.

Pinterest

Escolher duas das suas melhores amigas para serem as damas de honra pode ser uma alternativa – especialmente se elas forem solteiras. Como é uma posição no cortejo exclusiva para mulheres, você não precisa formar um casal, o que te dá uma liberdade maior – além de manter uma tradição linda! Geralmente, são escolhidas duas ou três amigas da noiva para essa importante missão.

Tahoe Unveiled / Rock My Wedding

Madrinhas e damas de honra no mesmo cortejo

Caso você opte pelo cortejo com damas de honra e madrinhas, é importante distingui-las de alguma maneira. Algumas opções são padronizar a cor do tecido, o modelo do vestido ou até mesmo com algum acessório diferente. O que amamos são os corsages ou os mini buquês para as madrinhas.

Fica lindo e resgata um pouco da tradição das damas de honra, não é mesmo? As madrinhas vêm sempre em maior quantidade – na maioria das vezes, entre seis a oito mulheres. Claro que elas também podem seguir o mesmo padrão de cores ou uma paleta de tons sugeridos.

Pinterest

Spnippet & Ink / Style Me Pretty

New Wedding Photos

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of