Decoração para Mini Wedding: Tudo o que você precisa saber!

9 de novembro de 2017

DIA DO CASAMENTO Decoração

O casamento é um sonho que pode ter diversas formas. Desde uma celebração íntima com os melhores amigos e familiares até uma festa com centenas de convidados. O estilo de decoração, assim como as atrações musicais e todos os detalhes, depende basicamente do estilo dos noivos. Se vocês sempre sonharam com um mini wedding super charmoso e intimista, esse post é para você! A decoradora Katia Gamarano, sob o comando da Studio Gamarano, nos ajudou com dicas preciosas para quem é fã desse estilo!

decoração para mini wedding em casamento intimista

Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

“O mini wedding tem um conceito mais intimista, entre 50 e 100 convidados. São sempre pessoas muito próximas ao casal e que realmente acompanharam de perto o relacionamento dos noivos. A decoração é charmosa e acolhedora, tem uma pegada com cara de ‘receber em casa’, com cara de ‘sala de estar’. Por isso, a personalização e criatividade nesses projetos fazem uma enorme diferença”, explica Katia. Para ilustrar esse post lindo e cheio de dicas, nós selecionamos alguns dos lindos projetos já realizados pelo Studio Gamarano. Vamos lá?

Fazer um mini wedding é mais barato?

É uma pergunta clássica. A minha dica é: não se engane, nem sempre um mini wedding tem um custo baixo. Como o evento tem um número menor de convidados, os casais querem investir de maneira mais qualificada. Talvez, se fosse num casamento tradicional, não daria para fazer desse jeito. No final das contas, apesar da lista de convidados reduzida, os valores acabam ficando bem próximos em alguns casos.

decoração para mini wedding em casamento intimista

Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Mini wedding é o formato ideal para mim?

É essencial que a noiva se faça essa pergunta. Afinal, você tem certeza que a lista de convidados não vai ultrapassar 100 convidados? Os noivos precisam se sentir confortáveis com essa decisão – para não correr o risco de aumentá-la depois, faltando pouco tempo para o casamento. É sempre bom pensar que, quanto maior o número de convidados, menos tempo você terá com eles. A ideia do mini wedding é justamente que você consiga aproveitá-los ao máximo!

Dá para escolher o estilo de decoração?

Em mini wedding, também dá para optar entre a decoração rústica, clássica ou romântica. Hoje em dia, existe um leque infinito de estilos de decoração – e até mesmo uma mistura dos mais conhecidos. É primordial que o estilo reflita a personalidade do casal, seja num mini wedding ou num casamento tradicional. Para mim, isso é o mais importante.

Procure saber mais sobre o profissional escolhido e seja sempre sincera quanto ao que você espera. Lembre-se: muitos profissionais baseiam-se nas referências e conversas com seus clientes. Empatia e clareza são detalhes importantes para que não haja nenhuma surpresa desagradável no grande dia.

decoração para mini wedding em casamento intimista

Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Decoração para mini wedding: O que não pode faltar?

Gosto de seguir um estilo home decor. Muitas velas, porta retratos com fotos e mensagens de amor são super importantes. Pequenos arranjos florais, objetos pessoais e importantes para o casal são praticamente imprescindíveis em minhas decorações intimistas.

DIY: Faça você mesma. Quando é bem vindo?

Para quem não sabe, o termo DIY (do it yourself, em inglês) significa: faça você mesma. É quando as noivas decidem produzir alguns itens para a decoração de maneira artesanal. Sempre que isso acontece, eu procuro alinhar o que fica ou não bacana na proposta do projeto de decoração. Raramente eu faço com que elas desistam da ideia, mas deixo sempre muito claro que elas precisam mostrar tudo que pretendem incluir na decoração profissional.
Mais uma vez, empatia e sinceridade ao longo do projeto são diferencias para que tudo saia como esperado, tanto pelos noivos quanto pelos profissionais envolvidos.

decoração para mini wedding em casamento intimista

Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Mini wedding: Dá para fazer sem ajuda profissional?

Hoje em dia, com a expectativa de diminuir custos, muitos casais resolvem produzir o próprio casamento. É possível? É. Vale lembrar que é necessário muita dedicação, tempo e paciência com tudo que for decidido. Pedir ajuda aos amigos e parentes é sempre a primeira saída, mas não esqueçam que a dependência pode acarretar imprevistos nada bacanas. Sem contar que é muito desagradável cobrar por um ‘favor’.

Mesmo contando com amigos e familiares, sempre existe a possibilidade de alguém desistir ou ter algum imprevisto no meio do caminho. Imagina só, a poucos dias do casamento, e você com milhares de coisas para produzir de maneira artesanal? Sem contar as preocupações pré casamento que toda noiva tem. Por isso, pense com muito carinho, pois muitas vezes o custo-benefício sairá mais caro do que pagar um profissional.

Você será a decoradora do seu mini wedding?

Você já avaliou todos os imprevistos, já se programou para produzir tudo de maneira artesanal e está decidida a não contar com a ajuda de um profissional? Especialmente para você, algumas dicas super válidas da Katia Gamarano, à frente da empresa de decoração Studio Gamarano. Atenção especial para alguns itens super importantes:

decoração para mini wedding em casamento intimista

Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedacchi

Defina os dias e horários das produções.

Converse com amigos e parentes, veja a disponibilidade deles e deixe tudo alinhado antes de iniciar os trabalhos.

– Combine de oferecer algo bacana para quem for ajudá-los. Pode ser um brunch, um churrasco ou um jantar. Enfim, algo para retribuir a colaboração de todos, é um carinho super especial e eles ficarão muito felizes e gratos!

Não invente o que não possa dar conta depois. Decorar uma garrafinha inteira com linha de ráfia é uma coisa – agora uma centenas delas é outra coisa completamente diferente.

Faça uma planilha com tudo que pretende criar e calcule o tempo de produção de cada unidade. Assim, você tem uma pequena noção do prazo que precisa para finalizar tudo.

– Se, dias antes do casamento, você perceber que ainda faltam muitos itens, opte por aquilo que fará diferença na decoração e descarte todo o resto. É preferível um item bem feito do que 50 mal feitos.

– Seja muito organizada, faça planilhas, alinhe tudo com todos os dispostos a ajudar, confirme quantas vezes for necessário quem estará presente no dia, tenha calma e muita paciência.

Lembre-se: você optou por ser decoradora, assessora e noiva. Toda essa correria tem que ser prazerosa e nem um pouco estressante. É um dia que envolve amor, carinho e diversão. Aproveite!

decoração para mini wedding em casamento intimista

Decoração por Studio Gamarano / Foto por Nina Bedachi

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of