Empreender com Casamentos: Como encontrar minha noiva ideal?

15 de janeiro de 2020

SOBRE O TIPS Empreender com Tips

2020 é um ano muito especial para nós, do Tips!

Esse é o primeiro post do blog para falar com você: fornecedor de casamento.

Estou muito feliz em anunciar que agora, além de ser um blog de casamento com foco em noivas do interior de SP, o Tips for Bride cresceu – e agora tem um espaço com conteúdo dedicado para quem trabalha com casamentos. Juntos, vamos criar um ambiente de troca de experiências e informação sobre comunicação e marketing. Será um lugar para dividir conselhos, ferramentas, dicas e estratégias para fazer a sua empresa crescer e alcançar as noivas ideias para VOCÊ.

Vamos começar com uma boa notícia?

Você sabia que o MAIS importante ingrediente para alcançar os seus objetivos, cada um de vocês já têm? É isso mesmo. Aposto que todos são apaixonados pelo que fazem e que trabalham incansavelmente para ver suas noivas felizes. Estou certa? Saiba que já é praticamente metade do caminho traçado. A partir de agora, com algumas ferramentas e estratégias, eu tenho certeza que você vai atingir seu potencial máximo como empreendedor.

Grace Loves Lace

Ao longo de quatro anos à frente do blog Tips for Bride, sempre ouvi de fornecedores e amigos do mercado de casamentos: eu não consigo encontrar meu cliente ideal. Você também está passando por isso? Mas, afinal: o que seria o cliente ideal e por que é tão difícil de encontrá-lo? Continue por aqui que vamos falar muito sobre isso. Esse post foi feito para você!

Como fazer negócios em 2020

Não dá para negar: definitivamente, estamos na era digital.

As noivas vivem uma realidade de muita informação e um mercado de casamentos que está em constante mudança. Encontrar sua voz como empreendedor e se destacar no meio de tantos fornecedores é um desafio! Agora, pare para pensar por alguns minutos: quais são as empresas desse ramo que conseguiram se destacar? Aposto que você pensou em fornecedores que tem MUITA personalidade, um estilo próprio e até mesmo algo de inovador na sua forma de trabalhar.

Green Wedding Shoes

Apesar de tanta tecnologia, o que conecta uma noiva com um fornecedor é pura sinergia. Naquele famoso primeiro contato, seu cliente precisa se sentir bem, confortável e acolhido – a ponto de cogitar ter você como empresa contratada. Se você tem um trabalho bom e a noiva ideal não chega até você… Saiba de uma coisa: o problema da sua empresa é comunicação. Aprender a falar com o seu cliente será a melhor maneira de “ser encontrado”, de cativá-lo e de se transformar na empresa dos sonhos da sua noiva ideal.

Noiva conectada e bem informada

Casar é um dos momentos mais mágicos e intensos da vida de uma mulher. Com livre acesso a Pinterest, Instagram, blogs de casamento e vídeos no Youtube, a noiva de hoje é ultra conectada. Antes de correr atrás dos fornecedores, saiba que ela já pesquisou, sabe das últimas tendências e está na contagem regressiva para realizar seu grande sonho. Percebeu como a presença online de QUALQUER empresa é essencial para o seu sucesso? É na internet que seus clientes estão, tenha certeza disso. É exatamente lá que você deve estar!

arco circular para decoração de casamento no campo ou na fazenda

Festival Brides

Convido vocês a fazer uma pequena pausa. Como está o seu site e o seu portifólio com os últimos casamentos realizados? A identidade visual da sua empresa está correta e em perfeita harmonia? Com que frequência você tem postado as novidades da sua empresa? Geralmente, você publica inspirações – ao invés dos trabalhos feitos por você e sua equipe?

Essas são algumas (das muitas!) perguntas que você deve se fazer como fornecedor de casamento. É a sua IMAGEM e a impressão que as noivas têm sobre o seu trabalho dizem MUITO sobre você.

Chris & Ruth Photography

A presença digital é essencial mesmo para um cliente que chega até você através do famoso boca-a-boca. Sabia? Minutos depois de receber a indicação do seu trabalho de um ex-cliente, a primeira coisa que a pessoa faz é: procurar pela sua empresa na internet. Se o seu site estiver desatualizado, as suas redes sociais com poucos posts e zero engajamento: a primeira impressão será a pior de todas. Provavelmente, você nem chegue a conhecê-la porque nem o pedido de orçamento chegará até você.

Agora: se a parte digital é tão importante para uma noiva que já ouviu falar de você, já parou para pensar nas noivas que ainda não te conhecem?

Qual é a essência da minha empresa?

Eu tenho algo que eu sempre defendi como empreendedora (afinal, estou no mesmo barco que vocês, todos juntos). É o seguinte pensamento: sempre que necessário, resgate no seu coração a sua paixão pelo trabalho e o verdadeiro motivo que te levou a largar tudo e empreender. Essa chama não deve se apagar JAMAIS. Ela é o combustível diário do sucesso da sua empresa, tenha certeza disso. Anote em post-it, escreva e releia quantas vezes for preciso… Só não esqueça do PORQUÊ você decidiu tomar esse caminho.

Form Floral / Wedding Forward

Quanto mais claro isso estiver na sua cabeça, mais segurança você vai sentir na hora de “dar as caras” e mostrar o seu trabalho. Comunicar de maneira eficiente é um grande desafio que deve ser encarado como um processo. Não adianta construir uma estratégia de marketing extremamente integrado se os primeiros passos ainda não foram dados. O mais importante é que, aos poucos, você transforme seu planejamento em parte da sua rotina. É essencial que você coloque em prática, sinta o efeito das mudanças e encontre a SUA forma de comunicar.

3 dicas: Como encontrar minha noiva ideal

Noiva ideal para VOCÊ

Cada empresa tem um posicionamento de mercado e um tipo de trabalho – e existe uma noiva ideal para cada fornecedor. Quero que você faça esse exercício por alguns minutos e se pergunte… Qual é o perfil da minha cliente? Noivas que se casam no interior, na praia ou que preferem um destination wedding? Estou disposto a produzir mais de um casamento por final de semana? Busco por clientes que reconheçam o valor do meu trabalho – e não apenas os preços? Trace um perfil de noiva ideal. É um exercício que parece fácil, mas que exige muito conhecimento da essência da sua empresa e cujas respostas irão te direcionar no caminho correto.

Valorie Darling

Conteúdo próprio

Você costuma postar fotos de inspiração de Pinterest de trabalhos que não foram feitos por você? Simplesmente, pare. É extremamente importante que você use o site e as redes sociais da sua empresa para divulgar o SEU trabalho. Produzir conteúdo é trabalhoso, exige esforço e dedicação – mas traz resultados expressivos. Tire um tempo na sua agenda de tarefas para se dedicar à organização das fotos, posts e atualizações. Publique apenas conteúdo original e fotos bonitas – de preferência, de fotógrafos profissionais! É uma troca mais real e sincera entre você e sua cliente, a noiva.

Estratégia para comunicar

Se você chegou até aqui, aposto que pensou em várias coisas que deveria fazer para se comunicar com o seu cliente ideal – mas não está fazendo! Não é mesmo? Esse é um excelente ponto de partida. Montar uma estratégia de marketing e comunicação é algo complexo, que exige conhecimento e experiência. Você pode começar com pequenos passos (já é uma importante etapa, acredite). Aos poucos, as técnicas, as ferramentas e as estratégias vão sendo aprimoradas – e os resultados serão ainda melhores e mais efetivos. Vamos começar?

Leandro Monteiro

Essa também foi a minha primeira experiência no Empreender com Tips. É um projeto antigo que tomei coragem, tirei do papel e transformei em realidade. Espero que tenham gostado do primeiro post (de muitos que ainda virão). Continuem acompanhando tudo por aqui!

Beijos com carinho,
Jacque

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