Foi pedida em casamento? Separamos as principais dúvidas sobre noivado!

3 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO Noivado

Se é comum termos milhares de dúvidas sobre os preparativos do casamento, quando o assunto é noivado, então… Nem se fala. Afinal, quais são as principais dúvidas das recém-noivas? Não é sempre que vemos o tema sendo abordado por aí, não é mesmo? Exatamente por esta razão resolvi fazer um post dedicado aos principais questionamentos levantados por toda mulher que se vê prestes a viver este momento especial, porém desconhecido.

fotografia noivado noivo colocando a aliança na mão da noiva

Divulgação

Como já passei por isso, sei muito bem tudo o que nos vêm à cabeça durante esta fase. Para te ajudar, decidi responder às principais perguntas que toda noiva costuma fazer para si mesma. Seis questões que, a princípio, podem parecer bastante complexas. Mas que, com uma certa dose de informação, aliada ao bom senso, é claro, podem ser facilmente resolvidas. Uma forma simples e direta de sanar suas dúvidas e te ajudar a se sentir segura e muito bem preparada para viver a deliciosa experiência que é ser promovida à noiva.

fotografia noivado noivos mostrando as alianças e de mãos dadas

Conrado Freitag / Criative Shot Films

Tenho que fazer uma festa de noivado? 

Nessa vida, ninguém é obrigado a nada, não é mesmo? Mas, não dá para negar que celebrar o amor é sempre uma ótima ideia. A festa de noivado serve exatamente para isso. Seja ela simples ou com tudo o que se tem direito, ela é uma excelente maneira de integrar os familiares e amigos mais íntimos seus e de seu futuro marido. Um momento para compartilhar a felicidade vocês e dividir um pouco de seus sonhos e expectativas para o seu grande dia.

fotografia noivado noivos atrás da mesa de doces com decoração em tons de rosa e azul

Cláudia e Victor

Agora, se você e seu namorado fazem o tipo mais reservado, nada melhor do que um pedido mais intimista. Uma viagem a dois ou um jantar romântico são perfeitos para isso. Com o Luis e eu foi exatamente assim! Um momento único e muito especial, só nosso. Para guardar cada detalhe na cabeça e no coração.

fotografia noivado festa com mesa de doces com decoração em tons de rosa

Célio Ferreira

fotografia noivado noivos durante festa ao ar livre

Luiza Araújo

Posso pedir meu namorado em noivado? 

Não existem regras para o amor, muito menos para ser feliz. Exatamente por esta razão, não há um modelo a ser seguido quando o assunto é noivado ou uma maneira certa ou única de fazer o grande pedido. É claro que, tradicionalmente, é o homem quem pede a mulher em casamento. Mas, os tempos mudaram, não é mesmo? Se é da sua vontade subir ao altar com seu namorado, por que não tomar a iniciativa?!

Krystal Kenny Photography

Antes de surpreendê-lo, vale refletir um pouco e ter certeza daquilo que realmente sente por ele e o que deseja para vocês. Já que, muito mais do que um simples pedido, o noivado é um importante passo para o relacionamento. Exatamente por isso, é preciso estar decidida e segura para conseguir dar a este momento sua devida importância.

fotografia noivado mãos dos noivos com as alianças

Adriano Maria Fotografia

Eu preciso usar aliança depois do noivado? 

Que atire a primeira pedra a mulher apaixonada que nunca sonhou em ser surpreendida com um lindo anel de noivado. É o símbolo maior de um de um momento único, a joia é uma promessa simbólica de fidelidade e afeto entre você e seu amado. Ela pode ser uma joia única apenas para a noiva – ou então um par de alianças.

fotografia noivado noivos felizes mostrando as alianças

Guilherme Pontes

Como saber se é o momento certo para ficar noivos?

O noivado é o primeiro passo rumo ao casamento, por isso é preciso ter muita certeza sobre esta decisão. Para evitar falsas expectativas ou até mesmo decepções é preciso que o pedido seja feito com muita responsabilidade. Uma boa forma de acertar em cheio é observar a rotina de vocês. Avaliar o convívio e a forma como encaram as dificuldades com que se deparam no dia-a-dia. Perceber se ambos estão prontos para encarar uma vida a dois e todas as consequência que esta escolha implica. Sabemos que, a princípio, isto parece bastante complexo.

fotografia noivado pedido feito com noivo de joelhos

Ana Dantas

Outro ponto delicado, porém, importante, é a situação financeira de vocês. Sei que este tema é super chato, mas, infelizmente, não tem como deixá-lo de lado. Se as coisas não andam bem neste quesito, o ideal é esperar um pouco até que tudo se normalize, para, então, começar a planejar o início da vida a dois. Melhor se organizar do que fazer um pedido precipitado, gerando ansiedade e angústia, não é mesmo?

fotografia noivado noivos durante festa no campo

Leonardo Tucci

fotografia noivado pedido surpresa noivo de joelhos

Tássila Costa Fotografia

O que usar na festa de noivado? 

Engana-se quem pensa que a noiva precisa usar branco no noivado. Você pode usar o modelo e a cor de roupa que quiser. Uma boa alternativa para fugir do tom é recorrer à nuances mais claras e delicadas que remetem ao romantismo pedido pela ocasião. Seja qual for a sua escolha, o importante mesmo é que você se sinta linda e confortável para conseguir aproveitar ao máximo a celebração.

fotografia noivado casal de noivos em festa ao ar livre

Claudia Ruiz

Quer usar branco? Não tem o menor problema. Aliás, para ser bem sincera, eu, particularmente, acho que fica bastante charmoso. Para já começar a se sentir noiva, eleja uma modelo que tenha a ver com sua personalidade e que te faça se sentir segura e deslumbrante para viver este momento tão marcante em sua vida. Que deixe os convidados já ansiosos para conferir o modelo eleito para o grande dia.

fotografia noivado noivos trocando carinhos

Gouveia & Roenick Photo Art / Sergio Luiz Castro

fotografia noivado pedido feito com noivo de joelhos em festa ao ar livre

Conrado Freitag

Por onde começar, depois do pedido?

Pedido aceito, casal feliz, é hora de conversarem sério sobre o casamento. Mesmo que você e seu futuro marido decidam não marcar a data logo, é preciso começar a planejar o que pretendem fazer ou, pelo menos, quando pensam em se casar. É fundamental refletir muito sobre o que realmente desejam. Se ainda não estão 100% convictos do que realmente querem, aproveitem este período para amadurecer as ideias.

fotografia noivado noivo beijando a aliança da noiva

Alemão

Agora, se vocês já estão prontos para viver a incrível experiência do casamento, nada melhor do que dar início à deliciosa fase dos preparativos. Uma boa dica para começar é decidir qual o estilo que desejam seguir para dizer o tão sonhado SIM. Em seguida, é hora de eleger uma data para chamar de sua. Depois disso, é a vez de começar a buscar um lugar que possa servir de palco para a realização deste sonho. Daí por diante é usar e abusar da criatividade para definir cada um dos muitos detalhes que irão compor este dia tão especial e inesquecível na vida de vocês.

fotografia noivado pedido feito na praia com noivo de joelhos

César Júnior Fotografia

fotografia noivado noivo colocando a aliança na mão da noiva

Nadtochiy / ThinkStock

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of