Lugares marcados na festa de casamento: Ter ou não ter?

17 de dezembro de 2018

DIA DO CASAMENTO Decoração Festa de Casamento

Já imaginou você poder chegar numa festa, sem filas, sem confusões e se sentar junto com todos os seus melhores amigos? É exatamente assim que funciona a festa de casamento com lugares marcados. Cada convidado é direcionado a uma cadeira específica no salão de festas. Os noivos, junto com a equipe de assessoria e cerimonial, montam toda uma logística para receber os convidados da melhor maneira possível. Gostou da ideia?

Definir o lugar para cada pessoa do casamento é bastante comum fora do Brasil, como Estados Unidos e Europa. Além de facilitar a organização e acomodação de todos, esta tendência é perfeita para que o clima da comemoração seja o mais agradável possível, do começo ao fim. Para te explicar como este modelo de organização funciona e mostrar seus pontos negativos e positivos – acredite, eles são a maioria! – preparamos um post todinho dedicado ao tema.

Fizemos um compilado recheado de dicas e inspirações para noiva nenhuma botar defeito. Confira e veja as maravilhas que este pequeno detalhe pode fazer por você.

lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada pintada à mão e guardanapo bordado

Chantal Andrea Photography / Pinterest

Uma tendência, muitas possibilidades

O simples fato de ser convidado para fazer parte do grande dia de um casal já é motivo de alegria. Agora, imagina só que delícia chegar à comemoração e se deparar com um lugar especialmente escolhido para que você possa aproveitar a festa da melhor maneira possível. Ainda por cima, com o seu nome! Quem é que não gosta de receber um carinho desses, não é mesmo? Não é à toa que os lugares marcados se tornaram tendência absoluta, principalmente, entre os casamentos mais personalizados e intimistas, como os realizados no campo.

Além de ajudar a acomodar melhor os convidados, os lugares marcados acabaram caindo no gosto das noivas, pois se tornaram objetos de decoração. Isso mesmo! Com o passar do tempo, as simples tags com os nomes dos presentes foram sendo substituídas por alternativas mais criativas e inovadoras. Utilizando elementos que conversassem com o restante da decoração. Uma vasta gama de opções, indo do simples ao sofisticado, sempre com muito charme e delicadeza. Absolutamente tudo é válido. Desde um singelo prendedor de roupas com um raminho de alecrim até um sofisticado origami. Aí, vai do estilo que você e seu futuro marido escolheram seguir. 

lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada prendedor de roupa e ramo de alecrim

Alisa Correa / Pinterest

Pra ninguém botar defeito

Assim como em todas as situações na vida, usar o bom senso é fundamental na hora de fazer a marcação dos lugares à mesa. Para facilitar a tomada de decisão, o principal fator a ser levado em conta é a afinidade. Seja entre pessoas que se conhecem e possuem algum tipo de relação ou mesmo desconhecidas que tenham apenas personalidades e interesses semelhantes.

Outro detalhe muito importante para quem opta por este recurso é fazer um RSVP – Répondez S’il Vous Plaît, ou, simplesmente, responda por favor – para confirmar a presença de quem irá ao casamento. Isso garante que a lista esteja bem redondinha, facilitando a validação dos lugares e garantindo que todos sintam-se o mais confortável possível.

lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada rosa de origami

Leandro Frin

Há ainda uma outra opção, marcar os lugares apenas para os membros da família ou padrinhos. Como as mesas comunitárias para os familiares e demais participantes do cortejo estão em alta, esta pode ser uma boa ideia. Além de ajudar a organizar e acomodar melhor estes convidados pra lá de especiais, isso irá garantir a harmonia da mesa, facilitando a criação de uma atmosfera bastante agradável.

Atenção aos detalhes

Não dá para esquecer também que, para que tudo saia conforme o planejado, é essencial contar com recepcionistas que orientem e direcionem os convidados para seus lugares. Além de evitar confusões e as tradicionais – porém, desagradáveis – disputas por um bom lugar, isso ajuda a todos a se acomodarem mais rápido e aproveitarem ao máximo a festa.

Quer mais uma dica bastante valiosa? Como, mesmo planejando cada detalhe do grande dia, imprevistos sempre acontecem, uma boa dica é deixar, pelo menos, uma mesa sem lugares marcados. Isso facilita e muito as coisas, caso surjam convidados surpresas – aqueles que esquecem de confirmar a presença – e seja necessário fazer algum ajuste em cima da hora.

lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada folha natural

Pinterest

Marcar ou não marcar, eis a questão!

Muito comum em eventos mais formais, de acordo com as regras de etiqueta, os lugares marcados são ideais para ocasiões onde as mesas de jantar contem com, pelo menos, seis lugares. Além disso, especificar onde cada um dos convidados deve se sentar só funciona quando há mesas e cadeiras para todos. Ou seja, se você sonha com um casamento com um ar mais descontraído, onde o mobiliário tradicional divida espaço com os pufes e mesinhas aparadoras dos charmosos lounges – que nós, por sinal, adoramos – melhor não optar por eles.

Se tratando do seu grande dia, todo cuidado para que tudo saia simplesmente perfeito é pouco. Por isso, é importante analisar muito bem os prós e os contras antes de qualquer decisão ser tomada. Como os lugares marcados não é diferente. Apesar de facilitarem a acomodação dos convidados, eles podem ser encarados de forma negativa. Os critérios de acomodação e localização utilizados para alocar cada um deles pode gerar questionamentos e insatisfação. Exatamente tudo o que você mais deseja evitar, não é mesmo? 

lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada porta-guardanapo feito com laço de fita

João Alves

A fórmula do sucesso

Se, assim como nós, você já está convencida de que não dá para abrir mão desta tendência no seu grande dia, é importante saber que existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para que sua festa seja um sucesso. Separamos três dicas de ouro que irão te ajudar nesta importante missão. É conferir e já começar a imaginar a cara de felicidade dos convidados ao chegarem à festa e serem surpreendidos.

lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada madeira entalhada e alcachofra natural

Pinterest

  • Na hora de organizar a divisão das mesas, não esqueça que é fundamental levar em conta o grau de afinidade entre os convidados. Nada de colocar gente que não se conhece para sentar junto, ok? Todos os cuidados que você puder tomar para que cada um fique satisfeito com o local onde irá se sentar são mais do que bem-vindos.

 

  • Para deixar o ambiente ainda mais bonito e aconchegante, opte por mesas com tamanhos e layouts diferentes. Evite fazer mesas de tamanho padrão. Isso pode acabar te obrigado a acomodar em um mesmo ambiente grupos distintos, fazendo com que seus convidados não se sintam completamente à vontade no lugar que lhes foram destinados.

 

  • Tente não ser previsível. Ao invés de colocar os nomes de cada uma das pessoas em uma simples tag de papel, inove. Surprenda seus convidados com gifts personalizados. Nada mais gostoso do que se deparar com um presente com o seu nome, logo que chegou na festa. Impossível não se encantar e emocionar com tamanha demonstração de carinho.
lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada folhagens e frutas

Pinterest

lugares marcados para casamento no campo com tag diferenciada porta-guardanapo de tecido

Pinterest

Deixe seu comentário