Profissionais que Amamos: Fotografia de casamento com Leandro Monteiro

28 de junho de 2018

CONHEÇA O INTERIOR DE SP Fornecedor do Tips

Se existe algo mais mágico e encantador do que o maravilhoso universo dos casamentos, nós desconhecemos. É por isso que o número de profissionais que resolvem se dedicar a este momento único na vida dos casais vem crescendo, cada vez mais. Viver a emoção de participar de um momento tão feliz e repleto de amor na vida das pessoas é uma das maiores alegrias dos fotógrafos de casamento. Foi justamente isso que fez o Leandro Monteiro se dedicar exclusivamente aos registros ligados ao grande dia muitos casais apaixonados.

fotógrafo de casamento leandro monteiro alagria dos noivos durante pré-wedding

Leandro Monteiro e sua esposa Dany Pinheiro por Ivon Rondoni

fotógrafo de casamento leandro monteiro fotografia oreta e branca da noiva caminhando na praia

Leandro Monteiro

Especialista em fotojornalismo aplicado em casamentos, ele iniciou sua carreira em 2001, ainda na faculdade de Jornalismo. Foi só no início de 2010 que – ao lado da esposa, a também fotógrafa, Dany Pinheiro – Leandro decidiu se dedicar ao que amava de verdade: registrar momentos felizes. Acredite: eles fazem isso como poucos! Inspirados por histórias de amor reais e pelos seus filhos – Helena e Miguel – eles conseguem traduzir a personalidade de outros casais de maneira poética, sutil e muito sincera.

fotógrafo de casamento leandro monteiro abraço dos noivos e padrinhos srgurando sparkles na saída da cerimônia

Leandro Monteiro

fotógrafo de casamento leandro monteiro daminha com vestido branco co laço nas costas olhando para o horizonte no campo

Leandro Monteiro

Para falar um pouco mais sobre o incrível e inconfundível trabalho que desempenham, batemos um papo com o casal. Uma conversa franca e muito reveladora sobre a carreira e os principais segredos para conseguir capturar momentos de felicidade simples, repletos de pura emoção. Sem dúvidas, um diferencial que os ajudou a conquistar o merecido reconhecimento não só na cidade de São José dos Campos e região – onde mais atuam – mas, em todo o Brasil!

fotógrafo de casamento leandro monteiro silhueta dos noivos no horizonte ao pôr-do-sol em pré-wedding

Leandro Monteiro

fotógrafo de casamento leandro monteiro animação dos noivos na pista de dança

Leandro Monteiro

Como e quando foi seu primeiro contato com a fotografia?

Comecei a me interessar por fotografia quando estava no início do terceiro ano da faculdade de Jornalismo. Lembro que, no primeiro ano, tive a disciplina de Fotografia Básica, mas passei sem dar mínima importância. Como aluno de jornalismo, o contato com era bastante intenso. Aos poucos, fui percebendo que toda as vezes que via uma foto impactante na capa de um deles, sentia vontade de ter sido o autor daquela imagem.

fotógrafo de casamento leandro monteiro alegria dos noivos estilo boho chique

Leandro Monteiro

Depois da Faculdade, trabalhei pouco tempo para o Jornal Imprensa Livre, no Litoral Norte de São Paulo, e com jornalismo empresarial, em São José dos Campos. Apesar de gostar de escrever – tanto as reportagens institucionais, quanto as de jornalismo diário – sempre preferi fotografar.

fotógrafo de casamento leandro monteiro fotografia preta e branca alegria dos noivos caminhando de mãos dadas durante pré-wedding ao ar livre

Leandro Monteiro e sua esposa Dany Pinheiro por Ivon Rondoni

Em que momento você resolveu se dedicar exclusivamente ao universo dos casamentos?

Agora, em julho de 2018, completo 17 anos como fotógrafo profissional. Destes, os últimos 8 anos tem sido focado no trabalho com noivos. Um prazer que divido com minha esposa e também fotógrafa Dany Pinheiro. Comecei registrando alguns casamentos entre 2007 e 2009 – ano em que fotografei meu primeiro pré-wedding.  Mas, foi em 2010 que me lancei como fotógrafo de casamentos com site e tudo mais.

fotógrafo de casamento leandro monteiro beijo dos noivos na praia ao pôr-do-sol

Leandro Monteiro

Como e quando começou a parceria profissional com sua esposa?

A Dany trabalha comigo desde 2010, quando realmente nos lançamos como fotógrafos exclusivos de casamento. Ela largou o trabalho de Encarregada Financeira para se dedicar à fotografia.

fotógrafo de casamento leandro monteiro alegria dos noivos caminhando de mãos dadas durante pré-wedding ao ar livre

Leandro Monteiro e sua esposa Dany Pinheiro por Ivon Rondoni

Como nosso escritório fica em casa, precisamos ter uma rotina muito bem organizada. De segunda a sexta-feira, durante toda a manhã, nos dedicamos a nossos filhos, que vão para a escola à tarde. É neste período que costumamos editar imagens e responder os e-mails de nossos clientes e parceiros. Já aos finais de semana, quando o trabalho fica mais intenso, acabamos deixando as crianças com a mãe da Dany.

fotógrafo de casamento leandro monteiro fotografia preta e branca dos noivos no topo da montanha

Leandro Monteiro

Quais são as principais referências que te inspiram?

Dizer que não vejo fotografias de casamento feitas por outros profissionais, seria pura demagogia. Olho para saber o que anda acontecendo no mercado. No entanto, desde que comecei, busco referências em outros segmentos, como jornalismo e moda. Outra grande fonte de inspiração é o cinema. Mas, o grande segredo para conseguir imagens inesquecíveis é manter sempre a criatividade, evitando que os processos criativos caiam na rotina.

fotógrafo de casamento leandro monteiro noivos na neblina segurando guarda-chuva durante pré-wedding

Leandro Monteiro

Qual o momento mais emocionante da sua carreira e qual o maior desafio que já enfrentou?

A cada casamento, temos uma emoção diferente. Seja pelo momento, pela história do casal ou alguma história de família. Mas, um deles, acabou nos marcando muito. A avó da noiva estava no primeiro banco muito emocionada. Eu fiquei muito perto dela para fotografá-la e ao olhar para ela, comecei a lembrar da minha avó, já falecida. Minha estrutura emocional ficou por um fio, mas acabei conseguindo segurar a onda e dar continuidade à cobertura. Conseguir fotografar casamentos em locais que a gente sonha também acaba sendo algo muito marcante. Para me sentir completamente realizado, só falta ser contratado para fotografar um casamento fora do país.

fotógrafo de casamento leandro monteiro alegria dos noivos na saída de cerimôna ao ar livre

Leandro Monteiro

O que uma noiva deve levar em consideração na hora de escolher um fotógrafo?

Escolha um fotografo com o qual você realmente se identifique. Veja os trabalhos que já fez, se existe consistência do começo ao fim do casamento, seja qual for o cenário. Por mais que você esteja encantada com a capacidade artística e criativa do profissional, deixe bem claros seus desejos e expectativas. Isso garante que não falte nenhum registro importante para você. A partir daí – já tendo se certificado da capacidade do fotógrafo – dê a ele autonomia para fotografar.

fotografo de casamento leandro monteiro fotografia preta e branca divertida noivos

Leandro Monteiro e sua esposa Dany Pinheiro por Ivon Rondoni

Qual o segredo para conseguir captar a essência do momento e eternizar algo tão importante em imagens?

Uma boa foto de casamento é aquela que impacta logo no primeiro contato visual. Seja por haver uma harmonia entre os elementos que a contextualizam ou, simplesmente, por ter um impacto emocional. Registrar um gesto único de emoção no auge daquele momento, não tem preço. Para isso, é preciso estar sempre atento. Se antecipar e prever o que está para acontecer. É que ali, em um dos milésimos de segundos captados numa sequência de fotos, que mora a essência de cada registro.

fotógrafo de casamento leandro monteiro noivos caminhando ao pôr-do-sol durante pré-wedding no campo

Leandro Monteiro

O que não pode faltar em um clique perfeito?

Para ser considerada perfeita, uma foto deve conter apelo artístico e qualidade estética. Além de fazer sucesso no mercado de casamento, este tipo de imagem costuma agradar muito aos clientes. Mas, para mim, para que ela seja realmente perfeita, além de tudo isso, ela precisa ter qualidade narrativa. Por mais simples e casual que pareçam, estas são as minhas favoritas.

fotógrafo de casamento leandro monteiro noivos de mãos dadas correndo no campo ao pôr-do-sol

Leandro Monteiro

fotógrafo de casamento leandro monteiro sorriso dos noivos caminhando de mãos dadas durante pré-wedding ao ar livre

Leandro Monteiro e sua esposa Dany Pinheiro por Ivon Rondoni

Deixe seu comentário