Saiba tudo: Curiosidades sobre a aliança de casamento

3 de junho de 2019

PLANEJAMENTO Alianças

Você já foi pedida em casamento? Se a sua resposta foi SIM… A sua aliança de casamento é uma das joias que você mais ama, cuida e protege na vida. Acertei? Ela é o maior símbolo de união de um casal. De todas as tradições do casamento, sem dúvidas, a troca de aneis é um dos rituais mais antigos. Existem muitas origens, significados e culturas diferentes, cada um com uma simbologia especial.

O termo aliança tem origem na palavra latina alligare, que significa unir-se a alguém. Ou seja, o símbolo mais perfeito entre a união de duas pessoas que se amam. Nós AMAMOS esse tema e decidimos reunir num único post todas as curiosidades sobre as alianças. Afinal… Além das recordações especiais, ela será o maior símbolo do amor de vocês, por toda a vida!

Pinterest

Os egípcios foram os primeiros povos a utilizar os chamados aneis do amor, há mais de 5 mil anos. Eles simbolizavam a imortalidade do amor e eram feitos em couro ou tecido. Segundo a história, os gregos que incluíram de fato a troca das alianças no casamento. Naquela época, os aneis eram fabricados de ferro imantado e representavam o compromisso de amor eterno, cuidado e afeto entre o homem e a mulher.

Depois da dominação do povo romano e da conversão do povo ao Catolicismo, o uso das alianças na mão esquerda passou a ser uma tradição entre os recém-casados. Existem muitas outras histórias para explicar a origem das alianças de casamento. Há historiadores que defendem que tudo começou no século XV quando o imperador romano Maximiliano de Austria entregou um anel de diamante a María Borgoña como sinal do seu amor.

Pinterest

4 curiosidades: Você sabia?

1. Já parou para pensar no formato do anel? Ele não tem começo, meio e fim e simboliza a imortalidade do amor entre os noivos. Além disso, quando posicionadas lado a lado, as alianças formam o símbolo do infinito – ou seja, um amor sem limites.

2. Veia do amor? Por muitos anos, acreditava-se que a principal veia do dedo anelar esquerdo estava ligada diretamente ao coração. Por isso, teria sido escolhido como o dedo ideal para a aliança de casamento. Apesar da poesia, a ciência desmentiu a crença popular – mas a tradição ainda se mantém.

3. Diamantes! É uma das pedras preciosas mais cobiçadas para as alianças de casamento. E existe uma razão! Ela é considerada indestrutível – tudo que se espera de um relacionamento a dois – e as pedras de diamantes mais jovens possuem pelo menos 900 anos de antiguidade. Por isso, são tão valiosas e especiais. Dá para acreditar?

4. Precisa ser ouro amarelo? A resposta é: claro que não. Há alguns anos, era unanimidade entre os casais a escolha de alianças com ouro amarelo. Hoje em dia, nem o ouro é obrigatório. Existem muitos outros materiais – mais resistentes, mais valiosos ou mais econômicos – para escolher aquele que mais te agrada. Nós fizemos um post super completo sobre os tipos de metais preciosos para alianças de casamento. Corre lá para conferir, você vai adorar!

Pinterest

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of