O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

10 dicas para arrasar na decoração de casamento em 2018

Você ficou noiva e já começou a organizar suas fotos preferidas em pastinhas? Essa é uma das fases mais deliciosas que existe. Cada noiva tem um estilo, uma cor ou um sonho diferente para o seu grande dia. Para te ajudar, claro que nós estamos aqui! No post de hoje, reunimos tudo que está em alta – e que você pode apostar sem medo – na decoração do casamento. São 10 dicas para você se inspirar, escolher a sua preferida e garantir um cenário dos sonhos!

Assim como a moda para vestidos de noiva, também existem tendências para os detalhes de decoração. A nossa dica é: opte por tudo que faz seu coração bater mais forte! As referências e fotos de inspiração servem justamente para isso: para que você busque por coisas que você se identifica. Um casamento único e cheio de personalidade é o que faz com que o seu dia seja inesquecível – para vocês e também para os seus amigos e familiares. Confira todas as nossas dicas! Feitas com muito carinho para vocês!

1. Tons metálicos

Super em alta no mundo fashion, os tons metálicos são tendência na decoração de casamentos, no próximo ano. Segundo Letrice Eiseman – diretora executiva da Pantone – eles são os novos neutros. As possibilidades de inseri-los em sua cerimônia ou festa são inúmeras. Os tons de dourado, prateado, cobre e rosé trazem a decoração um ar sofisticado e delicado. Seja em pequenos detalhes no convite, em objetos de decoração para a mesa de doces, nas mesas de jantar ou no bolo. Eles ficam lindos quando usados em decorações com pegada industrial. Outra boa pedida é combiná-los com cores mais discretas. Isso ajuda a neutralizar os tons, sem perder o requinte.

tons metálicos na decoração de casamento em 2018
Style Me Pretty / Brit.co
tons metálicos na decoração de casamento em 2018
Oh Best Day Ever / Deer Pearl Flowers

2. Cores na mesa do bolo

Quando o assunto é cores para casamento, uma coisa é indiscutível: o branco é um clássico e nunca sai de moda! Seja qual for o estilo de escolhido por você e seu noivo para dizer o tão sonhado sim, ele vai muito bem. Outros tons que combinam com qualquer tipo de casamento são as chamadas candy colours. Neutras e bastante discretas, elas harmonizam muito bem com qualquer elemento e ambiente. Uma das razões por estarem entre as queridinhas das noivas há algum tempo.

Se você quer inovar, qual a melhor pedida? Para garantir que a elegância e bom gosto predominem no ambiente, que tal investir em uma paleta bastante diversificada para compor a mesa de doces?

cores vibrantes na decoração de casamento em 2018
Gideon Photography / Strictly Weddings
cores vibrantes na decoração de casamento em 2018
Kyle Michelle Weddings / Amilia Photography

Nada mais moderno do que apostar cores vibrantes e fortes. Vermelho, amarelo, laranja, turquesa, pink, roxo são algumas das opções. Cores que antes não faziam parte da paleta de tons para casamentos, agora estão em alta. Elas trazem mais alegria e personalidade à sua celebração – além de surpreender os convidados, é claro! Para aderir a esta tendência, aposte em flores e forminhas de diferentes tons ou em objetos decorativos como suportes, castiçais, vasos e outras porcelanas.

Na hora de eleger os tons, dá para escolher: cores opostas – que se complementem, criando um visual contrastante, porém harmônico. Ou: complementares – explorando as diversas nuances oferecidas por um tom. Seguindo esta linha, uma boa pedida é apostar nas cores Pantone, que são sucesso em casamentos. Dá para escolher entre o Ultra Violet – eleita a cor do ano – o Greenery ou no Marsala – cores de 2017 e 2015, respectivamente. É só eleger uma delas e investir sem medo em seus subtons.

cores vibrantes na decoração de casamento em 2018
Kibogo Photography / Catherine Gratwicke
cores vibrantes na decoração de casamento em 2018
100 Layer Cake / Cami Jane

3. Flores exóticas

Seja qual for a espécie, as flores são as grandes responsáveis por trazer alegria, beleza e leveza à decoração do casamento. É por isso que é preciso escolher muito bem quais delas serão utilizadas em seu grande dia. Que tal tentar algo diferente? As flores exóticas podem ser uma opção para fugir da mesmice e trazer um toque moderno e inovador ao seu casamento. Já faz algum tempo que elas vêm fazendo sucesso, principalmente entre as noivas mais ousadas.

Peônias, orquídeas, strelitzia, callas, lisianthus, chuva de prata, carvínias, copo-de-leite e tulipas são algumas das nossas preferidas! Com tons vibrantes e formas variadas, elas têm conquistado cada vez mais espaço nas cerimônias e festas – principalmente nas realizadas ao ar livre. Exuberantes e bastante chamativas, ficam lindas quando combinadas com folhagens de diferentes texturas. O efeito é simplesmente incrível! Dá ainda para apostar em arranjos onde apareçam misturadas a suculentas. Uma excelente opção para ser utilizada em casamentos rústicos.

flores exóticas na decoração de casamento em 2018
True Photography / Calvin Elizabeth Photography
flores exóticas na decoração de casamento em 2018
Concept Photography / Corbin Gurkin

4. Mesas comunitárias

Muito comuns na Europa e nos Estados Unidos, as mesas comunitárias vêm caindo no gosto das noivas brasileiras. Intimistas, elas remetem às refeições em família e dão à sua festa um ar mais descontraído e aconchegante. Nós somos apaixonados pela ideia de ter todos os convidados celebrando, comendo e brindando juntos ao amor. Sem contar que, estando sentados próximos, eles têm a oportunidade de interagir e conversar mais.

Em termos de decoração, elas são uma atração à parte. Além de sua disposição ficar linda, as opções de arranjos para enfeitá-las são diversas – para todos os gostos e bolsos. Se você preferir uma opção econômica, dá para apostar em arranjos baixo e com poucas flores. Outra alternativa é utilizar apenas uma bonita vegetação rasteira ou ainda servir a comida no meio da mesa – eliminando a necessidade de um centro de mesa. Agora, se você quiser algo mais glamuroso, invista em uma decoração suspensa. Fica simplesmente maravilhoso!

mesas comunitárias na decoração de casamento em 2018
Josh Elliott Photography
mesas comunitárias na decoração de casamento em 2018
All That Sparkles / Big Bouquet
mesas comunitárias na decoração de casamento em 2018
Evynn LeValley

5. Minimalismo

Baseado na elegância e no charme da simplicidade, o minimalismo é uma tendência que deve continuar em alta. Também chamado de clean, pode ser definido por “menos é mais”. Uma ótima pedida para as noivas que fazem um estilo mais moderno. Sua proposta consiste em misturar elementos, a fim de criar algo único. Nele, predominam móveis e objetos com superfícies lisas, linhas retas ou geométricas. Poucos detalhes e espaços mais amplos, com menos móveis e bastante luz natural. Tudo muito funcional e aconchegante, oferecendo aos convidados um ambiente elegante e confortável para a sua celebração.

Combinando com perfeição a simplicidade e o refinamento, o minimalismo é atemporal por essência. Uma aposta certeira, já que nunca sai de moda. Sua beleza está na valorização do singelo. A ideia é investir no simples de uma maneira original, sem perder o glamour. Gosta da ideia de celebrar seu grande dia seguindo este estilo? Comece deixando de lado a exuberância dos arranjos florais. Dê preferência a uma decoração que utilize composições mais delicadas, que valorizem a arquitetura e o mobiliário do local. A intenção aqui é encantar pela ausência de elementos e o excesso de bom gosto! 😉

minimalismo na decoração de casamento em 2018
Love is a Big Deal / Walter Wilson Studios
minimalismo na decoração de casamento em 2018
Marisa Albrecht
minimalismo na decoração de casamento em 2018
100 Layer Cake / Anna Tereshina Photography

6. Formas geométricas

Você busca algo criativo, original e cheio de personalidade para a decoração do seu casamento? Que tal apostar nas formas geométricas? Em 2018, esta continuará sendo uma ótima alternativa para quem deseja inovar e surpreender seus convidados. Dá para fazer uma decoração plana ou 3D. Utilizando apenas figuras planas que lembrem as formas ou apostando em objetos mais realistas – tridimensionais – como esferas, prismas e triângulos. Basta usar a criatividade!

Compostos por detalhes superelegantes – que ajudam a criar uma atmosfera chique e moderna – os projetos do tipo costumam agradar às noivas contemporâneas. Neles, as formas podem aparecer apenas em objetos, como também no mobiliário, backdrop para fotos e o próprio bolo de casamento. Círculos, losangos, retângulos, cilindros e até heptágonos são muito bem-vindos. Assim como os formatos, os materiais a serem explorados também são inúmeros. Vidro, ferro, palha e até mesmo acrílico. Multicoloridos, transparentes ou metalizado – geralmente puxados para o cobre e o dourado – dá para escolher a paleta de cores que mais te agradar. São possibilidades são tantas que fica difícil não se encantar por alguma delas, né?

formas geométricas na decoração de casamento em 2018
Jwilley Photography / Laura Goldenberger
formas geométricas na decoração de casamento em 2018
Renatha Lancia
formas geométricas na decoração de casamento em 2018
Jessica Cooper Photography / Renatha Lancia

7. Folhagens: samambaia, costela de Adão, etc.

Nem só de flores pode ser feita uma decoração! A natureza pode oferecer outras ótimas inspirações. Influenciada pela onda Greenery – a cor Pantone de 2017 – que invadiu o universo dos casamentos, o tom verde deve continuar trazendo frescor, leveza, simplicidade e muita elegância para cerimônias e festas em 2018. As folhagens ficam lindas no caminho do altar, nas mesas dos convidados, em decorações suspensas e em paredes texturizadas. Além de um efeito belíssimo, ajudam a dar a sensação de volume e aconchego.

Com custo muito menor que as flores, elas são bastante versáteis e podem ser utilizadas em diversos estilos de casamentos. Basta combinar as nuances verdes com os tons mais adequados para o tipo de decoração que você deseja. Se você busca algo mais tropical, utilize cores fortes como o rosa e amarelo. Quer algo mais clássico? Acrescente flores brancas às folhagens. Agora, se você quer algo mais rústico, a dica é investir em móveis de madeira.

folhagens na decoração de casamento em 2018
Kim Nowell Photography / Sarah Street Photography
folhagens na decoração de casamento em 2018
Lauro Meda
folhagens na decoração de casamento em 2018
Julia Ribeiro / Heart + Sparrow Photography

8. Luzinhas vintage

É indiscutível que a iluminação é um dos itens mais importantes na decoração de uma festa. Ela é a grande responsável por ajudar a criar um clima especial e aconchegante. Graças a sua funcionalidade e beleza, as famosas luzinhas vintage – ou também conhecidas como lâmpadas de filamento de carbono – vieram para ficar. Elas são poderosas aliadas que, além de ajudar a destacar ainda mais a beleza do ambiente, criam uma atmosfera mágica e muito romântica.

Vindas da Europa e dos Estados Unidos – onde são muito comuns os casamentos realizados ao ar livre – as luzinhas chegaram timidamente e acabaram caindo no gosto das noivas brasileiras. A princípio, elas eram utilizadas apenas em cerimônias que seguiam o estilo rústico ou vintage. Mas, por valorizarem tanto o espaço aéreo na decoração de áreas externas e trazerem um toque de charme ao décor, acabaram conquistando espaço também em celebrações mais luxuosas. Se você também não resiste ao encantamento causado por elas e quer inseri-las no décor do seu grande dia, a dica é: sua criatividade é o limite! Não tenha medo de inovar, nem de usar e abusar desse recurso tão simples, mas capaz de criar um efeito simplesmente encantador.

luzinhas na decoração de casamento em 2018
The Good Life / Studio Impressions
luzinhas na decoração de casamento em 2018
Lauren + Abby Photography
luzinhas na decoração de casamento em 2018
Annie McElwain / Nicole Berrett Photography

9. Home wedding: objetos de casa para a décor

Intimista e superaconchegante são as palavras que melhor descrevem o home wedding. Levando uma incrível sensação de conforto e bem estar para noivos e convidados, este estilo de casamento se inspira em ambientes diferenciados e bastante personalizados. A ideia é criar uma atmosfera singela, fazendo com que todos se sintam em casa. Para conseguir o efeito esperado, basta apostar em objetos de uso pessoal seu e de seu noivo. Peças versáteis e que tenham a cara de vocês, capazes de traduzir sua história de amor e a de suas famílias.

A ideia principal é conseguir imprimir o estilo de vocês em cada detalhe que fará parte da decoração – personalizando cada cantinho de seu grande dia. Porta-retratos, mantas de sofás, pufes, armários, livros, tapetes e até aromatização são ótimas alternativas. Para a cerimônia, uma mesa antiga e alguns detalhes em macramê podem ser utilizados para criar um belíssimo altar. Como assentos para os convidados que tal aproveitar as cadeiras que você tem em casa – de vários estilos e cores?

home wedding na decoração de casamento em 2018
Gabriel Valim / Beth Esquinatti Fotografia
home wedding na decoração de casamento em 2018
Gabriel Valim
home wedding na decoração de casamento em 2018
Twin Lens Photography / Acres of Hope Photography

Se você deseja uma recepção calorosa, aposte na criação de um ambiente que lembre uma sala de estar. Capriche na decoração utilizando sofás e poltronas, almofadas e fotos antigas. Outra boa ideia é apostar em mesas comunitárias, a fim de promover ainda mais a interação dos convidados. Para garantir um toque pessoal à decoração, abuse de louças e talheres antigos, garrafas e velas – elas criam uma iluminação indireta e bastante aconchegante. Enriqueça ainda mais a mistura utilizando uma linda cômodas no lugar da mesa de doces. Um charme!

10. Festa de casamento ao ar livre 

Seja na praia ou no campo, a verdade é que as festas de casamento ao ar livre estão mais em alta do que nunca. Apesar de ainda existirem casais que não abrem mão de celebrar seu amor seguindo um estilo mais formal, este tipo de comemoração vem ganhando cada vez mais adeptos. Aqui no blog de casamentos Tips for Bride, a gente não se cansa de mostrar Casamentos Reais neste estilo, nem de trazer inspirações sobre as diversas possibilidades oferecidas pelo tema. A gente sempre faz questão de deixar bem claro que: Sim! As festas de casamento ao ar livre são as nossas preferidas!

Qual a noiva que não fica encantada quando vê uma festa de casamento ao ar livre? Com aquele gramado maravilhoso e um por do sol incrível enquanto curte a comemoração? O cenário dos sonhos que tanto amamos! Comemorar o início da vida a dois em um local leve, tranquilo e cheio de romantismo tem mesmo seus encantos. A mágica atmosfera proporcionada pelos cenários naturais perfeitos acaba contagiando a todos os presentes. Prova disso são os belíssimos registros que costumam render. Uma celebração muito especial que, com certeza, ficará eternizada para sempre na memória de vocês e de seus convidados!

festa de casamento ao ar livre na decoração de casamento em 2018
Glaycon + Marcela Fotografia e Video / Emily Katharine Photography
festa de casamento ao ar livre na decoração de casamento em 2018
Amy Golding Photography / Lauren + Abby Photography

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride