O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Buquê com ervas para o casamento: Superstição para o seu grande dia

Símbolo de proteção, o buquê é peça fundamental no visual da noiva. Muito mais do que um simples acessório especial, ele faz parte do ritual do casamento e funciona como um verdadeiro talismã. Seja qual for o tamanho e o estilo do buquê da noiva, dependendo dos elementos que o compõe, ele pode ter vários significados. É por isso que os buquês feitos com ervas aromáticas estão entre as principais tendências para casamentos em 2019.

buquê de ervas aromáticas feito com alecrim arruda salvia e lavanda
Kismet Visuals & Co. / Intimate Weddings

Além de serem um verdadeiro charme à parte, os buquês com ervas são perfeitos para noivas que querem fugir do tradicional. Eles carregam um significado especial: você já deve ter escutado que muitas ervas possuem poderes incríveis. São tantos tipos e significados que suas combinações podem ser grandes aliadas para trazem proteção não só para você, mas para seu casamento.

buquê de ervas aromáticas feito com alecrim e sálvia
Shutterstock

Estamos completamente apaixonados por esta tendência! Claro que reunimos tudo o que você precisa saber para te inspirar também. Para garantir que dê tudo certo no seu grande dia, separamos todas as informações, referências e ideias de buquês feitos com ervas e seus respectivos significados. Confira e se apaixone por essa tendência cheia de significado – e que tem absolutamente tudo a ver com casamentos!

buquê de ervas aromáticas com flores do campo
Ian Mitchinson / Pinterest

Um buquê cheio de significados

Lindos e super diferentes, os buquês com ervas são uma ótima pedida para noivas que querem garantir que o tão sonhado sim seja repleto apenas de boas energias. Seja você supersticiosa ou não, a nossa dica é: não custa nada conta com uma ajudinha extra para que tudo dê certo, não é mesmo? Para apostar na tendência é preciso escolher muito bem as ervas que irão compor seu buquê. Além de boas vibrações, o mix das plantas escolhidas deve trazer também proteção contra inveja e olho-gordo.

buquê de ervas aromáticas feito com louro e lavanda
Christina Bernales

Outra vantagem de optar por um buquê deste tipo é que as ervas também são super aromáticas. Além de perfumar todo o ambiente com o cheirinho bom que emanam, cada uma das espécies é capaz proporcionar uma deliciosa sensação de calma e tranquilidade.

buquê de ervas aromáticas feito com lavanda e flores brancas
La Mariee Aux Pieds Nus / Lavander Fanatic

Perfeito para noivas que preferem algo mais minimalista e discreto do que os tradicionais buquês feitos com flores, os buquês de ervas podem ser usados em qualquer estilo de casamento. Eles combinam perfeitamente com cerimônias realizadas ao ar livre – seja na praia ou no campo – principalmente durante o dia. São perfeitos para quem sonha em celebrar o início da vida a dois na primavera e no verão – já que a grande maioria das ervas aromáticas se adapta muitíssimo bem ao sol e calor.

buquê de ervas aromáticas feito com louro e alecrim
Cluney Photography

A origem do buquê da noiva e suas histórias

Vocês sabiam que os primeiros buquês surgiram como elementos de proteção para a noiva? Eles carregavam significados e simbolismos em cada um dos elementos que o compunham. Muito mais do que simplesmente complementar o vestido escolhido para o grande dia, cada flor ou erva que a noiva escolhia para levar ao altar possuía uma função diferente. Interessante, né? Tudo para garantir que, não só o grande dia, mas seu casamento como um todo, fosse sempre cercado de boas energias e vibrações positivas.

ervas aromáticas usadas no buquê e na coroa de flores da noiva
Cedarwood Weddings / Hoffer Photography

A tradição começou com os povos celtas, que costumavam jogar ervas e ramos de flores conforme a noiva ia caminhando em direção ao altar. Uma verdadeira chuva de ervas dos mais variados tipos. Qual era o objetivo? Para a proteção, para tirar o mau olhado, para atrair amor e longevidade para o casal. Ao longo do percurso, a noiva ia recolhendo essas ervas e formando um grande buquê.

buquê de ervas aromáticas com flores para noiva e madrinhas
Onelove Photography

Na Grécia e Roma antiga, os buquês também eram feitos com ervas. Cada uma das espécies utilizadas em sua composição era escolhida a dedo. Tudo para garantir proteção para o casal e atrair felicidade e prosperidade. As mais usadas eram alguns dos temperos mais comuns utilizados na cozinha contemporânea. Dá para acreditar? O louro, o alecrim e a manjerona, além dos galhos de acácia, eram quem acompanhavam as noivas até o altar.

buquê de ervas aromáticas com flores brancas
Markit Photography / Anaise Prince Photography

Detalhes perfumados

Como toda forte tendência – que vai e volta ao longo do tempo – após passarem um bom período em desuso, os buquês de ervas estão em alta novamente. Hoje em dia, você pode optar por usar um buquê feito somente com ervas ou apenas colocar algumas delas entre as flores de sua preferência. Você pode escolher ainda entre usar ervas frescas ou secas. Só depende da sua preferência e daquilo que você sonhou para o seu grande dia.

ervas aromáticas usadas em porta-guardanapo na decoração de casamento
Caroline Moschei

Outra novidade é que – além de serem utilizadas para dar um up no seu look de noiva – as ervas aromáticas são ótimas pedidas para a lapela dos padrinhos. Muito versáteis, elas podem ser usadas também para incrementar a decoração do casamento. Quer uma boa ideia? Dá para salpicar raminhos das plantas por toda a decoração. O menu, os porta-guardanapos, os arranjos das mesas e até as lembrancinhas ficam um charme se adornados por elas. Você pode usar e abusar da criatividade e garantir um perfume extra a cada detalhe do seu grande dia.

ervas aromáticas usadas na lapela do noivo e dos padrinhos para casamento no campo
Sweetwater Portraits

Ervas e seus significados para o buquê da noiva

Já está convencida de que as ervas não podem ficar de fora do seu casamento? Como cada uma delas possui um significado diferente, é preciso ficar atenta a suas escolhas. Para te ajudar, reunimos os significados das mais utilizadas no universo dos casamentos. É conferir e eleger as suas favoritas.

buquê de ervas aromáticas com flores para casamento no campo
Lauren Kennedy Photography

Alecrim: super perfumado, é muito usado para banhos de purificação. Ele ativa o perdão, ajuda a esquecer as mágoas, atrai felicidade e alegria e potencializar a vontade de viver.

Arruda: é considerada a mais potente de todas. Afasta pessoas negativas, combate o olho gordo e a temida inveja.

Dente de alho: por mais estranho que possa parecer, ele evita o mau olhado e protege contra energias negativas.

Erva doce: perfumada e muito saborosa, sua principal função é manter a chama do amor e do desejo sempre acesas.

Hortelã: afrodisíaco natural, ela estimula o desejo sexual. Garantia de que seu casamento jamais cairá na rotina.

Lavanda: delicada e muito perfumada, costuma ser muito utilizada em casamentos no campo. Sua principal função é atrair sorte para o casal.

Louro: um dos temperos mais usados na culinária brasileira, ele é responsável por atrair sucesso, vitória e prosperidade para a vida a dois.

Manjerona: cheirosa e muito charmosa, ela ajuda a trazer amor e doçura para a vida a dois.

Pimenta: este tempero que costuma agradar os mais variados paladares, possui muitas espécies diferentes. Seja qual for a escolhida por vocês, ela, com certeza, irá afastar as energias negativas, o mau olhado e a inveja.

Sálvia: ótima opção para quem não abre mão de um buquê tradicional com flores, ela pode ser utilizada para substituir as folhagens. Sua função é garantir proteção e vida longa ao casal.

ervas aromáticas usadas na decoração da mesa de jantar dos convidados em casamento
Love Love Me Do

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride