O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Como escolher as músicas da cerimônia do casamento?

Orquestra Capelozza
Orquestra Capelozza
Renata Queli
Renata Queli

Dizem que não existem histórias de amor sem uma linda trilha sonora. São as músicas que emocionam, expressam os melhores sentimentos e nos fazem recordar de lembranças boas e inesquecíveis. Em se tratando da cerimônia de casamento, um dos momentos únicos na vida do casal, a escolha do repertório é uma tarefa difícil, assim como definir o estilo das músicas e a ordem delas no cortejo e durante a celebração – sem esquecer daquele detalhe super importante e que faz toda a diferença: as músicas precisam refletir a história e a personalidade dos noivos.

Conversamos com a cantora Renata Queli, que nos ajudou a esclarecer as principais dúvidas do processo de escolha das músicas da cerimônia. No vídeo abaixo, ela explica sobre os momentos mais importantes do casamento e dá dicas de como definir as canções para o grande dia:

 

Quando o casal não tem absolutamente nenhuma ideia nem sugestão de músicas para a cerimônia, qual é o primeiro passo?

Primeiramente é preciso entender quais são os momentos que compõem a cerimônia de casamento para definir quantas músicas serão necessárias. Geralmente as cerimônias têm de oito a dez momentos e para cada um deles é preciso escolher uma música diferente.

O segundo passo é o casal tentar definir qual será o estilo da cerimônia, clássica ou moderna, religiosa ou não. Sabendo quantas músicas serão necessárias e qual é o estilo da cerimônia, o casal pode começar a escolher o repertório sempre levando em consideração o que combina mais com cada momento e o gosto dos dois. Este é um momento único que deverá ser recordado com carinho e nada melhor do que deixar tudo com a carinha do casal.

 

No repertório, conseguimos mesclar músicas religiosas e não-religiosas?

Sim, é possível misturar a música religiosa com a secular. Quando os casais optam por uma cerimônia religiosa, que pode acontecer tanto na igreja quanto em outros locais, o repertório pode ser todo religioso. Para os que se casam no campo ou praia também é possível usar a música sacra ou gospel e, dependendo do momento, fica muito bonito. Geralmente esse tipo de música é utilizada para a entrada da bíblia e benção das alianças mas é sempre bom lembrar que não existe uma regra.

 

O que deve ser levado em consideração na hora de definir o estilo da música da cerimônia?

Não existe uma regra com relação às cerimônias de casamento, cada vez mais os noivos estão inovando e fugindo do comum e isso é muito legal porque cada cerimônia fica do jeitinho do casal. Na hora de definir o estilo, isso deve ser levado em consideração. A primeira pergunta que deve ser feita é: O que nós gostamos mais? No caso de haver dúvida sobre a contratação de uma orquestra ou voz e violão, analisar qual será o local da cerimônia pode ajudar. Casamentos no campo, na praia ou no jardim são menos tradicionais e podem se adequar melhor a um estilo mais moderno e intimista como a voz e o violão.

 

Quais são as músicas mais pedidas para cerimônias de casamento?

Têm músicas que sempre são tocadas nas cerimônias, são canções que não morrem nunca! Também existe uma questão do momento como, por exemplo, os temas de filmes que fizeram sucesso. Não poderia deixar de citar A Thousand Years que há anos têm sido a mais pedida dos casamentos. Essa lista é imensa, como exemplo eu posso indicar alguns:

 

Com quanto tempo de antecedência devo fazer a pesquisa das músicas de casamento?

Quanto antes o casal definir quais serão as músicas melhor, isso ajudará a equipe da música a preparar com antecedência as partituras. Eu sempre peço que os meus casais fechem a lista até dois meses antes da data do casamento.

 

De que maneira vocês, músicos e cantores, conseguem auxiliar os noivos na escolha do estilo e do repertório?

Nós podemos auxiliá-los enviando uma lista com sugestões de músicas e também orientando o casal sobre quais canções são mais adequadas para cada momento da cerimônia. Além disso, podemos ajudá-los a verificar se aquela música dos sonhos realmente serve para uma cerimônia de casamento. Às vezes, a música é internacional e linda, mas a letra não é adequada.

 

É possível conciliar dois estilos musicais numa mesma cerimônia, por exemplo, voz e violão com orquestra e coral?

Para a cerimônia é importante a escolha de apenas um desses estilos, misturar nesse caso poderia comprometer a organização e beleza do casamento. Caso o casal opte pela orquestra na cerimônia mas também goste de voz e o violão, uma opção seria colocá-los na parte da festa, seria um diferencial para esse momento e ficaria muito interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride