O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Como fazer a lista de convidados para o casamento civil?

De maneira praticamente automática, quando se fala em casamento, logo já pensamos em vestido de noiva, padrinhos e madrinhas, além de uma maravilhosa festa de casamento para celebrar o amor do casal. Apesar de ser ofuscada pelo brilho da cerimônia religiosa, o casamento civil também carrega sua importância, especialmente porque representa o início de uma nova família perante a sociedade. “Geralmente, os noivos preferem realizar a cerimônia religiosa com efeito civil, tanto na igreja como em casamentos ao ar livre. As igrejas são habilitadas para a realização do casamento civil, mas no caso da cerimônia em espaços abertos como fazendas ou praias, os casais devem ficar mais atentos, pois nem todos os celebrantes são habilitados para a realização desse tipo de casamento”, explica Juliana Felippe, da Par Perfeito Cerimonial.

Existem diferentes formatos possíveis e os noivos devem escolher o modelo que melhor se adapta à estrutura que eles haviam imaginado. Há quem prefira algo íntimo e restrito aos familiares no casamento civil, já que terão outro dia para a cerimônia religiosa e a festa. Outros casais preferem realizar as duas cerimônias no mesmo dia e também alguns noivos que optam apenas pelo casamento civil com uma comemoração mais singela, sem qualquer símbolo religioso e com pouquíssimos convidados. Num bate-papo delicioso com a assessora e cerimonialista Juliana, esclarecemos todas as possíveis dúvidas sobre a lista de convidados do casamento civil e os tipos de celebrações possíveis.

Katherine O’Brien
Katherine O’Brien

Como deve ser a comemoração do casamento civil?

Quando os noivos optam pela realização do casamento civil antes da cerimônia religiosa, eles devem pensar se haverá uma comemoração. O casamento civil costuma ser mais íntimo, com a presença dos pais dos noivos, irmãos e as testemunhas. Se os noivos optarem por realizar uma comemoração, como um almoço, por exemplo, eles podem convidar as pessoas mais íntimas, tais como familiares e amigos mais próximos. Algumas regras básicas são:

  • Conversem sobre a realização ou não de uma comemoração.
  • Se não houver uma comemoração, convidem apenas os pais e irmãos.
  • Se houver uma comemoração, convide as pessoas mais íntimas.
  • Em caso de comemoração, pensem nos demais detalhes, tais como: vestido, cabelo e maquiagem, traje do noivo, local da comemoração, cardápio e cobertura fotográfica.
  • Normalmente o espaço dos cartórios é pequeno, portanto não é recomendado convidar muita gente.

Que fatores devem ser levados em consideração na hora de montar a lista de convidados para o civil?

Normalmente os noivos escolhem a realização do casamento civil em um sábado pela manhã, por ser um dia mais tranquilo para todos os envolvidos. Os casamentos no cartório só podem ser realizados durante o dia, em horário comercial.

Como escolher quem serão os padrinhos do casamento civil?

Para a realização do casamento civil os noivos devem ter, no mínimo, duas testemunhas maiores de 18 anos para assinar o livro. Sobre a quantidade de testemunhas permitidas, depende de cada cartório. O ideal é checar essa informação diretamente com o cartório que atende a região onde os noivos residem.

Quais são as opções para recepcionar os convidados depois do casamento civil?

  • Existem casais que optam por realizar o casamento civil antes da cerimônia religiosa. Se os noivos já vão realizar uma festa de casamento, não há a necessidade de se realizar uma comemoração para o casamento civil. Se a ideia é não deixar esse momento passar em branco, nossa sugestão seria um almoço ou jantar mais íntimo, com os pais, irmãos e padrinhos. Esse almoço ou jantar pode ser na casa do casal, dos pais ou em um restaurante que os noivos apreciem. Como os convidados são pessoas mais íntimas, os noivos podem decidir e combinar previamente se vão pagar a conta do restaurante.
  • Se os noivos optaram apenas pela realização do casamento civil e não haverá uma festa de casamento posteriormente, eles podem e devem comemorar esse momento. Essa comemoração depende muito do que os noivos sonham. Existem diversos fatores que influenciam na hora de optar ou não por uma festa de casamento. Talvez a prioridade dos noivos seja economizar para a lua de mel ou até mesmo para a casa nova.
  • Outra questão diz respeito à vontade do casal, já que nem todas as pessoas sonham com uma festa grandiosa. Em toda comemoração, sempre deve prevalecer o gosto e a vontade do casal. Tudo que é feito com amor é especial. Seja um almoço na casa dos pais para poucos convidados, um almoço ou jantar no restaurante preferido dos noivos ou um pequeno coquetel no salão do condomínio. O importante é comemorar essa nova fase e pensar que toda comemoração exige um cuidado especial com os detalhes. São eles: local, quantidade de convidados, cardápio, bolo e doces, bebidas, decoração, fotografia, vestido, traje do noivo, cabelo e maquiagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride