O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
NOIVA
Noiva
DressGo
Tips For Bride

Crianças no cortejo do casamento: Como escolher?

Não há quem resista a um cortejo de crianças fofas. Elas são graciosas, muitas vezes engraçadas e sempre causam suspiros por onde passam. Apesar de não ser um item obrigatório na cerimônia de um casamento, faz muita falta. Quando os noivos têm muitas crianças na família ou os casais de amigos já têm filhos, fica difícil escolher qual delas devem ser convidadas para fazer parte deste dia tão especial. Tiramos todas as dúvidas com a cerimonialista Emiliana Paupitz, de Araçatuba, sobre perfil da criança, tipo de roupa, idade… Confira nossas dicas:

Crianças no cortejo do casamento: Como escolher? - Criancas 1
The Knot, Erin Johnson Photography / Style Me Pretty, Troy Grover Photographers

Idade: Quando as crianças são muito pequenas (apesar de ser uma fofura sem tamanho!), são ainda maiores as chances de não entrar ou começar a chorar. Ou seja, a recomendação é sempre colocar crianças maiores de 5 anos, que já frequentam a escola e conseguem compreender melhor as orientações da mãe, da cerimonialista e até da própria noiva.

Crianças no cortejo do casamento: Como escolher? - Criancas KimMcCall
Kim McCall

Quantidade: Normalmente, são aproximadamente três crianças por cerimônia. Um pajem para levar as alianças, uma daminha com o buquê de flores e outra criança para levar outro buquê, a plaquinha de “lá vem a noiva” ou algo assim. “Já realizei um casamento com 13 crianças, elas entraram todas emboladas. Sinceramente, não vejo necessidade. Hoje em dia, criaram algumas funções para aumentar o número de crianças. Apesar disso, é preciso analisar caso-a-caso porque exagerar na quantidade pode causar tumulto na hora da entrada, é difícil organizar tantas crianças. Algumas igrejas também limitam o número de crianças por cerimônia, é preciso atenção”, explica Emiliana.

Crianças no cortejo do casamento: Como escolher? - Criancas TanyaSalazarPhotography StyleMePretty
Tanya Salazar Photography – Style Me Pretty

O que levar: Podem existir até dois cortejos de crianças por cerimônia. Para as possíveis plaquinhas, imagens de santo ou até brinquedos, balões em formato de coração, carrinhos de madeira, buquês de marshmallow e também para as alianças, com o pajem e a daminha. Quem convidar: O fator determinante na escolha é o grau de intimidade da criança com o casal. Muitos noivos não têm crianças na família e acabam convidando os avós, num gesto muito delicado, para levar as alianças.

Crianças no cortejo do casamento: Como escolher? - Criancas marry xoxo
marry-xoxo.com

Roupas: Geralmente, são roupas brancas, mas depende muito do perfil da cerimônia. Para casamentos ao ar livre, no entardecer, é permitido um vestido floral para as meninas e uma bermuda com suspensórios para os garotos. Os ternos e vestidos mais elegantes seriam mais indicados para cerimônias à noite, em locais fechados, como igrejas e catedrais.

Crianças no cortejo do casamento: Como escolher? - Criancas 2
Bride’s Book / MJ Photography, Rock My Wedding

Perfil da criança: É preciso ser desenvolta, sem dúvidas. Uma dica importante é realizar um ensaio na véspera com os pais. Assim, a criança já se acostuma com o local e será mais tranquilo na hora da cerimônia. “Quando as crianças são primos ou se conhecem, eles acabam entrando com mais facilidade também”, diz Emiliana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride