O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
ESPECIAL: INTERIOR DE SP
Especial Interior de SP
DressGo
Tips For Bride

Depoimento da noiva Bruna, de Campinas

fotografia-pre-wedding-noiva-campinas-1

Por nunca terem morado em outra cidade e ambos terem nascido em Campinas, os noivos Bruna e Henrique nunca cogitaram realizar a cerimônia de casamento em outro lugar, como um destination wedding na praia ou uma celebração ao ar livre numa fazenda próxima. “Crescemos e moramos aqui há anos e nossos planos para o futuro são de continuar morando em Campinas. Não haveria porque nos deslocarmos para outra cidade, sendo que a maioria dos nossos amigos e familiares também moram aqui”, conta a noiva. Para a cerimônia, eles escolheram a Igreja Santa Rita de Cássia com recepção dos convidados na Via Appia e, num post especial em Casamentos Reais, vocês conferem todos os detalhes dos preparativos e do grande dia, além da linda história de amor do casal. A Bruna foi uma daquelas noivas super cuidadosas e detalhistas, que pensou em cada item com muito carinho e nos ajudou a reunir algumas dicas para as noivas do interior de São Paulo que estão prestes a realizar o grande sonho – especialmente para as noivas de Campinas. Vamos lá!

“A fase dos preparativos do casamento foi pra mim uma das melhores da minha vida! Curti demais cada momento, cada reunião com os fornecedores, cada item escolhido, cada mês que se aproximava do grande dia… Uma das minhas principais dicas para as noivas (porque são elas que acabam se envolvendo e sonhando mais com o grande dia) é para curtirem e aproveitarem muito esse momento. É uma fase de sonhar, de idealizar como será o seu dia, por isso cada passo, cada contrato fechado é um motivo de felicidade! Sonhamos tanto com esse dia… A fase que o antecede deve ser regada de bons momentos e de muita alegria também. Escolha fornecedores que tenham o mesmo perfil e energia que tudo flui mais fácil e tranquilo, especialmente quando se tem confiança em quem fará seu casamento. Procure sempre seguir a verba que você tem para gastar com os preparativos e nunca faça loucuras ou dívidas para evitar preocupações ou dificuldades futuras. Existem bons fornecedores que trabalham com preço justo e que podem se adequar ao que você precisa. Seu casamento precisa ter a sua cara, o perfil dos noivos, independente da condição financeira… Seu casamento precisa ser lindo pra você, e não simplesmente para agradar aos convidados. Seja muito feliz nessa fase! Creio que quem planeja um casamento já tem um motivo (o maior de todos) para se sentir feliz: ter encontrado o amor da sua vida, portanto é impossível não ser uma das melhores fases da vida! Sonhar e esperar a chegada do dia dessa união é uma das melhores partes. No dia, aproveite muito também a festa! Você planejou tanto ela, cada detalhe, portanto, curta, dance, fique na pista de dança para que os convidados se sintam estimulados a ficar por lá e agitarem a festa com vocês. Converse com as pessoas, tire fotos e divirta-se muito! Este dia é único, mágico e cheio de emoções – e a pior parte: ele passa rápido demaaaaaais e deixa uma saudade danada!”.

fotografia-pre-wedding-noiva-campinas-2fotografia-pre-wedding-noiva-campinas-4fotografia-pre-wedding-noiva-campinas-5

Como foi o processo de pesquisa de fornecedores?

Depois de decidir a data e os locais da cerimônia e da festa, contratamos uma assessora de eventos e, junto com ela, fomos seguindo um cronograma mensal para os preparativos. Levamos um ano e meio para organizar a tão sonhada data. Como já tínhamos um estilo de casamento definido, fomos em busca de profissionais que atendiam esse mesmo perfil também. Não consigo imaginar ter feito tudo sem a ajuda da minha cerimonialista nas indicações e até na hora de negociar com cada fornecedor. Ela que nos indicou praticamente todos os fornecedores, com sugestões de diferentes valores, mas sempre seguindo os critérios de confiança, qualidade e profissionalismo. Isso nos passou uma segurança enorme, além de ter facilitado muito todo processo de pesquisa. Não ficávamos perdidos em relação a quem contratar e não precisávamos fazer inúmeras pesquisas sem saber a procedência do fornecedor. 

Como foi a logística do casamento em Campinas?

Só vejo vantagens em ter me casado em Campinas. Contratamos todos os fornecedores da cidade e isso facilitou muito, então não tivemos problemas de logística quanto a eles. O mercado de casamentos cresceu muito na cidade, então além de opções de ótimos fornecedores, temos uma excelente estrutura para realização de festas e até para receber convidados.

Dicas importantes para as noivas que irão se casar em Campinas

Marque a data de casamento e reserve o local da cerimônia e festa com o máximo de antecedência, entre um ano e meio e dois anos. Sim, parece exagero, mas quando fui marcar a data do meu casamento para 2015, a igreja que eu queria já não tinha disponibilidade de dia no mês que eu desejava (eu queria outubro e só tinha para novembro), sendo que fui em maio de 2014. É até assustador, mas as pessoas estão cada vez mais antecipando a preparação do casamento. Antes parecia que um ano de antecedência era suficiente; hoje, já é muito arriscado, principalmente se você quiser casar em igreja. As maiores de Campinas esgotam as datas rapidinho! Algumas até abrem a agenda para marcar a data de casamento em um determinado mês do ano, portanto é importante ficar atenta e se informar da mesma. O mesmo vale para fornecedores de foto/vídeo, decoração e buffet. Os mais conceituados da cidade são os mais concorridos, então, suas agendas lotam com maior rapidez também. Um fator positivo de se marcar a data e ir escolhendo os fornecedores antecipadamente é que você consegue parcelar os pagamentos, pesando menos no orçamento final.

Contrate uma cerimonial. Caso não caiba no orçamento ter uma assessoria durante toda preparação do casamento, contrate para o dia do casamento. Ela te ajuda, guia e esclarece dúvidas em todo processo de preparação, desde a indicação dos fornecedores, fechamento de contratos, negociações, procedência e qualidade dos mesmos. Costumo dizer que são anjos na vida dos noivos. Sem a minha, eu teria enlouquecido com tantos detalhes da festa e teria ficado perdida em relação a quanto tempo antes cada coisa precisa ser fechada, cada resolução precisava ser tomada. Elas facilitam e deixam o decorrer dos preparativos ser mais suave, tranquilo e gostoso de se fazer. Eu não tive problema nenhum e não me estressei com nada! Tudo correu perfeitamente! Para o dia do casamento, é fundamental ter sua ajuda para conduzir tudo! Ninguém da família consegue se envolver com os detalhes neste dia ou se preocupar com coisas operacionais da festa, por exemplo. A ansiedade de todos é grande, além da vontade de se divertir e curtir tudo com os noivos.

Só contrate fornecedores com referência no mercado, seja indicados pela cerimonial ou que você já tenha referências. O profissionalismo e a seriedade são fundamentais para evitar futuros problemas e decepções. Pesquise valores, compare, mas tome também cuidado com o “barato”. Como na famosa frase “o barato sai caro”, muitas vezes deixar de contratar um serviço ou fechar com um desconhecido por ter um preço menor, implica em não receber o serviço completo ou com menos profissionalismo e seriedade.

Local para fazer o ensaio fotográfico: escolha qual tem mais a ver com o perfil dos noivos, onde irão se sentir a vontade e onde renderão fotos bonitas e harmônicas. Caso não tenham em mente um local, peçam ajuda ao fotógrafo explicando o estilo de foto que gostariam e como seria o ambiente que imaginam ser fotografados, com certeza ele saberá indicar o local ideal. Se preferirem, criem um tema para o ensaio, mas nunca optem por algo muito complicado ou que acabe inibindo o casal. Sempre quis fazer o meu em um clima mais espontâneo. Prefiro fotos naturais ou posadas com naturalidade do que fotos totalmente posadas ou ensaiadas demais. Fiz o meu em Holambra (conhecida como a cidade das flores): fizemos fotos lindas em meio as flores, nos campos e eucaliptos de lá, o dia estava ensolarado e bem bonito. Escolhemos fazer lá pois queríamos uma paisagem bonita, que desse para fazer algo espontâneo, como um passeio no campo. Usando essa temática de “uma tarde de passeio”, utilizamos um Mustang conversível como cenário para muitas fotos também. Passeamos pelas estradinhas de Holambra, parávamos para fotos e algum cenário que aparecesse por lá. Finalizamos com um por do sol encantador. Amei o resultado e não pareceu que fizemos um ensaio, mas sim que tivemos de fato um passeio descontraído acompanhado somente por um fotógrafo, que registrou os melhores momentos de forma espontânea.

fotografia-pre-wedding-noiva-campinas-3fotografia-pre-wedding-noiva-campinas-6fotografia-casamento-noiva-campinas-1fotografia-casamento-noiva-campinas-2

Qual foi o momento mais inesquecível?

A entrada na igreja! A emoção quando a porta se abriu foi de arrepiar. Você sente um milhão de sentimentos, uma felicidade enorme, um frio na barriga gigante. A expectativa do seu amor em te ver, de todas as pessoas queridas que você convidou é simplesmente mágico! E claro, ouvir a marcha nupcial, para nós mulheres, é um sonho! 

Algo que você poderia ter feito de outra maneira?

Poderia ter escolhido um salão de beleza mais tranquilo para me arrumar no dia da noiva. Geralmente não nos atentamos a isso quando escolhemos o salão. Acabamos fechando onde sempre costumamos nos arrumar, mas acredito que para o dia da noiva você deva buscar um local que seja mais tranquilo, que consiga oferecer um atendimento mais individualizado e que permita que você fique com as pessoas que gosta por perto de maneira confortável (mãe, avó, madrinhas, irmãs, etc), sem o corre corre de horário para a próxima noiva ser atendida. A qualidade do local era excelente, o trabalho foi perfeito, sem nenhuma reclamação quanto a isso. Minha escolha foi acertiva e sabendo antecipadamente do resultado do que eu havia escolhido. Havia uma sala da noiva reservada, mas mesmo assim pude perceber que pelo ritmo do salão, acabei tenho pouca privacidade com minhas madrinhas, o making of ficou um pouco corrido, seria melhor se eu tivesse levado um profissional para me arrumar em algum hotel ou mesmo na minha casa. Acho que o tipo de tranquilidade é outra… O clima menos “barulhento” e sem aquela muvuca de horários das próximas clientes também colabora para o seu dia da noiva ser muito melhor! Além é claro, das fotos do making of ficarem mais bonitas. São pequenos detalhes, que são percebidos ou não de acordo com o perfil da noiva. Algumas se incomodam com isso e outras não. Eu preferiria um local mais intimista e tranquilo.

Na festa eu poderia também ter tirado mais fotos com os convidados, com os amigos, com cada um da família… Esse foi outro fator que na hora não me atentei, mas que notei quando recebi as fotos meses depois. Me diverti muito na minha festa, aproveitei cada minuto e, justamente por isso, não tirei tantas fotos com os convidados e amigos, acabei tirando com quem vinha pedir. Não tenho muitas fotos com quem ficou mais sentado nas mesas do que na pista. Ou seja, minha dica é: tire muitas fotos e com todos! Nunca é demais.

Não me arrependo de…

Não me arrependo de nenhum centavo gasto no casamento. De nenhum fornecedor escolhido e de nenhuma extravagância feita para que o grande dia fosse perfeito. Casa rem Campinas foi maravilhoso. Nunca me imaginei casando em outra cidade, portanto não havia uma segunda opção. Minha vida é aqui e esse dia tão especial também haveria de ser aqui.

 

fotografia-casamento-noiva-campinas-3

Créditos das fotos: Riguetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride