O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Dicas especiais para um chá de cozinha perfeito

Casar é uma delícia – ou alguma noiva ainda tem dúvidas disso? Cada uma das etapas que antecedem o grande dia são especiais e merecem ser celebradas. Basta marcar a data do casamento que o espírito festivo toma conta de todos que estão à sua volta. Presente na vida das noivas há mais de 50 anos, o chá de cozinha é um dos eventos preferidos de quem está prestes a subir ao altar. Reunir as suas melhores amigas e as madrinhas para se divertir é uma oportunidade que não pode passar em branco, definitivamente!

O formato do chá de cozinha mudou – e muito – de uns tempos para cá. Apesar disso, ele não perdeu a sua essência de ser algo inesquecível na vida da noiva. É tão gostoso receber os principais itens e utensílios para a sua mais nova cozinha. Na lista de presentes, são sempre acessórios mais simples e de uso cotidiano, que serão lembrados com muito carinho durante a vida a dois. Hoje foi dia de conversar com a assessora e cerimonialista Veri Antonelli, de Campinas. Se você sempre quis saber todas as dicas para um chá de cozinha perfeito, confira todas as nossas dicas! Preparadas para colocar as mãos à obra, meninas?

batedeira e liquidificador com flores
Anne Louyse Araujo
decoração chá de cozinha retrô
Widja e Soares
decoração chá de cozinha rosa e amarela
Paulo Cannizzaro Fotografia

Chá de cozinha para as noivas modernas

Assim como as cerimônias ou as festas de casamento, os chás também ganharam novos formatos com o passar do tempo. Há alguns anos, a noiva simplesmente se reunia com as melhores amigas para uma tarde divertida, sem grandes produções por trás. Cheias de informação e referências para curtir ao máximo, as noivas buscam por novidades. Montar um cardápio simples com uma decoração improvisada e sem detalhes especiais está fora de cogitação. “Nos últimos anos, os estilos de chá de cozinha mudaram radicalmente”, diz Veri. Com mais de dez anos de experiência no mercado de casamentos, ela conta que os eventos pré-wedding estão cada vez mais fora do padrão.

“Já vi noivas que contrataram os mesmos fornecedores do casamento, com direito a decoração especial, banda, DJs e iluminação cenográfica”, afirma. Para as noivas modernas, outra opção é optar por formatos diferentes. “No chá-relógio, ao invés de descrever no convite o item da lista de presentes, a noiva coloca um horário do dia. A convidada compra algo para ser utilizado naquele horário. Caso seja às 8h, serão itens para o café da manhã, por exemplo. Outro formato curioso é o chá beneficente, em que todos os presentes recebidos são doados para famílias carentes. Uma ótima opção para casais que pretendem mudar para outro país, após o casamento”, diz a assessora e cerimonialista Veri Antonelli.

decoraçao chá de cozinha rosa e dourada
Julia Demarque
decoração chá de cozinha pink e branca
Talita Barros
bolo com bule branco e rosa e bolo com bule amrelo e azul
Talita Barros / Mônica Zorzanelli

Decoração e comidinhas para o chá de cozinha

A melhor parte do chá de cozinha, sem dúvida alguma, são as companhias. Tem coisa melhor do que reunir as pessoas que você mais gosta para festejar um período tão importante em sua vida? O simples fato de estarem juntas, curtindo um momento regado a muita felicidade e risadas já é inesquecível. Fato é: alguns detalhes podem deixar a comemoração ainda mais especial.

Uma mesa de doces recheada de delícias, um cardápio muito bem elaborado e uma decoração de tirar o fôlego encantam a qualquer mulher. Sem contar nos itens especiais como música boa, drinks exclusivos, papelaria personalizada e gifts charmosos para as suas melhores amigas. Vale caprichar para garantir um chá de cozinha dos sonhos! Nossa dica especial é: basta tomar cuidado para que nada saia do contexto. “O estilo da noiva e o horário do evento são determinantes para essas escolhas”, explica Veri Antonelli.

Comes e bebes para o chá de panelas

A mesa de bolo do chá de cozinha requer uma atenção especial da noiva. Para não errar, a melhor dica é combinar as flores com eletrodomésticos, utensílios de cozinha e outros objetos de decoração a doces e bolos temáticos. As opções disponíveis no mercado são diversas, uma mais linda e deliciosa que a outra. Em relação ao cardápio, para Veri Antonelli, as palavras de ordem são leveza e praticidade. “Finger foods são muito bem-vindos. Canapés, salgadinhos assados, sanduíches e outros petiscos que possam ser comidos em pé são perfeitos para que as convidadas possam aproveitar”, diz. Os drinks especiais também são uma boa pedida e dá para montar um menu exclusivo e personalizado para o chá.

As lembrancinhas do chá de panelas é um dos itens mais fofos – e que fazem o maior sucesso com as convidas. É uma forma carinhosa de agradecer a aquelas que compareceram e fizeram a diferença nesse dia tão especial. As tradicionais caixinhas com doces são sempre uma excelente opção. Caso você queira um gift temático, uma boa aposta são os presentes úteis. “Um mini vasinho, uma chaleira ou uma colher de pau personalizada são itens práticos para o dia a dia e que costumam fazer a alegria das amigas da noiva”, explica a assessora e cerimonialista Veri Antonelli.

colheres de pau com laços e botinhos de doces
Joanne Viana
panelinhas de brigadeiro vermelhas e azuis
Cacá Dominiquini
doces em formato de potes de mantimento
Cacá Dominiquini

Tarefas das amigas e madrinhas da noiva

“No dia do chá de cozinha, a única obrigação da noiva é estar radiante de alegria”. Essa é a opinião da Veri Antonelli, assessora e cerimonialista de Campinas – afinal, as madrinhas e amigas devem dividir as funções. É comum os pais e os padrinhos entrarem no clima do casório e acabarem se envolvendo com os preparativos. Na maioria das vezes, fica a cargo das madrinhas, irmãs e amigas próximas a responsabilidade de organizar o chá de cozinha. “Elas mesmas já se candidatam e só comunicam a noiva. De qualquer forma, é preciso ter muito cuidado e carinho na hora de delegar as funções. A grande maioria trabalha mais do que oito horas por dia e precisa dedicar um tempo extra para que tudo saia mais que perfeito e incrível”, explica Veri.

A colaboração das amigas, irmãs e madrinhas é imprescindível. Antes de qualquer coisa, as responsáveis pelo evento precisam conhecer muito o casal. Assim, fica mais fácil acertarem nas escolhas. O número de amigas envolvidas na organização do chá também conta – e muito – na divisão de tarefas. Para que tudo saia conforme o planejado, é essencial que todas estejam em sintonia e que haja uma divisão clara das funções. “É importante listar quem vai cuidar dos contratos de bolo e doces, da locação do espaço e dos detalhes da decoração”, esclarece Veri.

Devo contratar uma assessoria para cuidar do chá de cozinha?

São tantas responsabilidades que, para garantir que tudo seja perfeito, muitas acabam recorrendo a ajuda de um profissional. Afinal, contratar uma empresa de assessoria e cerimonial pode fazer a diferença no meu chá de cozinha? Até que ponto vale a pena? Nós temos a resposta para você. “A principal vantagem é que, nós assessoras, conhecemos um leque maior de fornecedores que trabalham com diferentes opções de orçamento e estilos. Conseguimos negociar melhores condições e garantir profissionais que farão um evento realmente incrível e memorável”, garante.

mini raladores com laços
Anne Louyse Araujo
conjunto de colheres
Mônica Zorzanelli
garrafinhas com tempero
Rafael Fuly

Lista de presentes para o chá de panelas

Quem devo convidar para o meu chá de cozinha? “É importante ter em mente que, diferente da festa de casamento, os eventos que antecedem o seu grande dia são apenas para as pessoas mais próximas. Mulheres da sua família e suas melhores amigas, basicamente”, explica a assessora e cerimonialista Veri Antonelli. É isso mesmo, meninas: o chá de cozinha é para um número bem menor de pessoas. É preciso ter cuidado para decidir quem não pode faltar e quem deve ficar de fora, sem cometer gafes ou injustiças.

Quando o assunto é a lista de presentes, é preciso de atenção redobrada. O mais importante é saber o que realmente terá utilidade para o casal e o que eles sentem falta no dia-a-dia da casa. “Cada caso é um caso. Existem casais que já moram juntos, enquanto outros estão saindo da casa dos pais e nunca tiveram que cozinhar. Uma dica é escolher entre duas e três lojas e montar a lista de presentes com a ajuda de uma vendedora. Muitas já possuem listas prontas, elaboradas de acordo com o estilo de cada casal”, comenta.

bloquinhos de anotação chá de cozinha
Lilá Criando Ideias / Thaís Zeghaib
colher de pau com laço e bolo com bule branco e rosa
Mariana Sciorilli / Michelle Rocha
bolo utensílios de cozinha
Paulo Cannizzaro Fotografia
bolo chá de cozinha com bule azul
Joanne Viana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride