O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
PLANEJAMENTO
Planejamento
DressGo
Tips For Bride

Dicas de etiqueta para um destination wedding perfeito

Casar com um cenário deslumbrante faz parte do imaginário de praticamente qualquer noiva que sonha em oficializar a união com uma paisagem de tirar o fôlego. Definitivamente, os destination weddings conquistaram o coração dos casais apaixonados, que não medem esforços para organizar o casamento, mesmo que isso signifique cruzar fronteiras e atravessar oceanos em busca do local ideal, seja em outros continentes ou dentro do próprio país. Com a popularização do termo, o significado real de realizar um destination wedding se perdeu diante da moda de casamentos no campo ou à beira mar, mas ainda próximos da cidade natal dos noivos. “Quando você viaja 100 quilômetros para chegar ao local, consideramos como um casamento temático. É o que acontece com noivas do estado de São Paulo que escolhem Ilhabela como destino ou casais do Rio de Janeiro que decidem realizar o casamento em Búzios”, explica Maristela Gomez, da Cinqtours, ao explicar a diferença entre os estilos de casamento. Dessa maneira, só podemos considerar como destination wedding quando há mudanças em relação à região, cultura, costumes e até mesmo idioma: por exemplo, uma noiva do estado de São Paulo que decide se casar em Trancoso, na Bahia, ou numa ilha da Grécia.

Alon David Photography
Alon David Photography
Alon David Photography
Alon David Photography
Philippe Wiget
Philippe Wiget

Etiqueta com convidados – Quando pensamos num evento “fora de mão” para a maioria dos convidados, os noivos devem redobrar a atenção em relação aos detalhes do casamento. “É muito importante pensar no perfil dos convidados, assim como a idade e o estilo de vida deles. Fica difícil deslocar uma família com muitas crianças e idosos em vôos muito longos, em ilhas muito remotas, locais onde a locomoção por terra é complexo… Por isso é imprescindível pensar bem em qual seria o local ideal”, explica Maristela, que ainda destaca a importância do envio do Save the Date com muita antecedência (no mínimo, seis meses) para que todos possam se organizar. Quando e onde será o evento são informações básicas e essenciais para que os convidados já possam se programar e já pesquisar por tarifas de hoteis e passagens aéreas. Além disso, é importante fornecer o máximo de informações possíveis para que a experiência dos seus amigos e familiares seja o mais prazerosa possível.

Eles estão se deslocando do conforto de suas casas unicamente para prestigiá-los no dia mais importante e especial da vida de vocês, por isso, nada mais justo do que retribuir todo esse carinho. Ajudar financeiramente a todos os convidados, seja com compra de passagens aéreas ou reservas em hoteis, é uma realidade possível para pouquíssimos casais, pois o casamento em si já carrega um alto investimento. Ou seja, financiar esses custos não é uma obrigação para os casais que sonham com um destination wedding. Nesse caso, retribuir o carinho seria em termos de dicas e orientações para que eles se sintam confortáveis e para que consigam aproveitar cada minuto dessa experiência maravilhosa. Algumas informações essenciais são: dicas de aeroportos mais próximos, itinerário do local, opções de hospedagens considerando diversos valores de diárias, horários de vôos, detalhes do clima da região. Mesmo sem assumir os custos dos convidados, é simpático negociar um desconto especial com alguns hoteis. “É essencial que os noivos disponibilizem o máximo de informações possíveis para os convidados, já que eles não conhecem o local e também merecem desfrutar desta incrível experiência que, para muitos, pode ser a primeira vez num casamento nesses moldes”, recomenda a assessora e cerimonialista Julia Rosa. 

Bryan Newfield
Bryan Newfield
Gemma Lovett-Hume
Gemma Lovett-Hume
Alon David Photography
Alon David Photography

Investimento – Engana-se quem pensa que os únicos gastos extras a serem levados em consideração num destination wedding são os serviços de transporte e hospedagem dos convidados. Esse formato de casamento pressupõe uma programação especial com dois a três dias de eventos exclusivos para celebrar a união do casal: a ideia é que os amigos e familiares cheguem com um ou dois dias de antecedência para curtir parte dos preparativos, aproveitar a paisagem e o local escolhido, além de prestigiar os noivos. Alguns dos custos possíveis são: coquetel de boas vindas, refeições durante os dias de hospedagem, passeios pela cidade, caso seja um local turístico, kits especiais nos hoteis com mimos dos noivos, além de comes e bebes para os eventos inclusos na programação dos dias que antecedem o casamento.

Caso os noivos façam questão de algum serviço ou profissional específico e queiram levar o maquiador ou fotógrafo preferido, deverão arcar com absolutamente todos os custos da viagem desses profissionais. Sim, é algo que sai caro para quem não está financeiramente preparado; a outra opção seria contratar esses serviços no próprio local do casamento e contar com a ajuda de agências de viagens especializadas. Antes de qualquer decisão, é importante ter em mente que alguns – ou muitos – convidados não podem assumir os custos de uma viagem, dependendo do local escolhido. Isso significa que esse tipo de casamento pressupõe que alguns amigos muito próximos e queridos não estejam com você nesse momento tão especial. “Já vimos histórias de noivos que arcaram com todas as despesas de amigos que não tinham condições e que seriam indispensáveis para o dia do casamento. Quando é um caso isolado, fica mais fácil de resolver”, explica Maristela Gomez, da agência de viagens Cinqtours. São fatores que devem ser colocados na balança para saber se vale ou não a pena investir num destination wedding.

Organização do destination wedding – Já imaginou organizar sua festa de casamento sem conhecer o local, nem a maioria dos fornecedores? Quando se trata de destination weddings, é ainda mais imprescindível ter alguém que ajude a organizar o evento com dicas e informações precisas sobre o local e sobre as empresas que transformarão seu sonho em realidade, seja assessoras ou agências de viagem especializadas no tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride