O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
O Pedido
DressGo
Tips For Bride

O pedido de casamento

O pedido de casamento é um dos momentos mais esperados e idealizados na vida de uma mulher, tudo começa lá na infância quando assistimos os desenhos da Disney e sonhamos com o príncipe encantado. Imaginamos tudo, o anel, o lugar, as músicas., escolhemos até as madrinhas antes mesmo de tudo acontecer. Mas de onde surgiu esta tradição? Porque fazer um pedido especial? Por que se ajoelhar?

O pedido de casamento do casal Remulo e Dandara, no Lago Paranoá, em Brasilia (Créditos da foto: Pedro França)
O pedido de casamento do casal Remulo e Dandara, no Lago Paranoá, em Brasilia (Créditos da foto: Pedro França)

Bem há muitas especulações e poucas evidencias sobre esta tradição, mas encontramos algumas:

Antigamente, antes da tradição do casamento por amor, quando as mulheres não tinham igualdade social, os casamentos eram considerados como um contrato entre as duas famílias. Não bastava pedir a permissão aos pais, era negociado o valor do dote, de acordo com o status da família. A noiva não tinha influencia alguma, a negociação era feita entre as famílias e muitas vezes a ela nem sequer sabia quem era o noivo. Dizem que esse tempo de negociação correspondia ao noivado e tinha a duração de no máximo um ano. Há outra versão que diz que em meados de 1214, o Papa Inocencio III introduziu uma lei declarando que os casais que queriam se casar teriam que fazer um anuncio formal. A ideia era dar a outras pessoas a oportunidade de intervir se o casamento fosse incestuoso. Durante esse período de espera, os casais eram obrigados a usar em seu dedo um anel como sinal de compromisso com o outro até o casamento.

Tradição de ajoelhar-se

Ajoelhar-se para fazer o pedido de casamento é uma tradição que tem suas raízes nos tempos medievais, quando os cavaleiros se ajoelhavam com seus joelhos esquerdos apoiados ao chão e joelhos direitos flexionados ao serem condecorados pela realeza, como um gesto de servidão, curvando-se diante de um inimigo vitorioso como sinal de rendição e diante da visão de uma pessoa ou uma figura digna de veneração. O gesto de ajoelhar-se para realizar pedido de casamento também é comparado a outros gestos de cerimoniais históricos, tais como as tradições de ajoelhar-se durante uma oração, antes de entrar em uma igreja, curvando-se em sinal de reflexão ou respeito. Ajoelhar-se para propor casamento evoluiu a tradição ao longo dos anos em referencia simbólica da espiritualidade, honra e humildade de render-se ao outro em amor, respeito, comprometimento e fidelidade.

HannahandIgor-16(1)

Antigamente a tradição aqui no Brasil era pedir a mão da namorada para o pai, mas com o passar dos anos a mulher foi se tornando independente e os homens deixaram essa tradição de lado. Muitos casais apenas decidem em conjunto dar este próximo passo e não existe um pedido, ou se existe é durante um jantar rotineiro uma almoço em família. O que acaba fazendo que quase 60% das mulheres sejam frustadas por não terem um pedido de casamento como sonharam.

Criamos “O Pedido” para resgatar todo esse universo de romance e desenvolver pedidos inesquecíveis, acreditamos que são os detalhes que tornam este momento ainda mais especial. Pode ser algo íntimo ou grandioso, o que realmente importa é que este momento fique marcado e se torne uma história para ser contada para os seus filhos e netos

O Pedido de casamento é uma das maiores declaração de amor e comprometimento que uma pessoa pode fazer para outra!

O pedido de casamento do casal Fernando e Susana, no heliponto do Hotel Tivoli em São Paulo (Créditos da foto: Danilo Máximo)
O pedido de casamento do casal Fernando e Susana, no heliponto do Hotel Tivoli em São Paulo (Créditos da foto: Danilo Máximo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride