O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
DressGo
Tips For Bride

Conheça os principais rituais de Cerimônia Ecumênica

Além de ser um rito de passagem para a vida a dois, a cerimônia de casamento também carrega uma série de tradições e costumes característicos de cada crença ou religião. Para os casais que são adeptos de crenças distintas, as celebrações do tipo ecumênicas oferecem uma variedade de rituais para celebrar a união do casal de uma maneira emocionante e que faça sentido para ambos. A palavra “ecumênica” engloba não apenas diferenças em relação a religiosidade, mas também em relação a questões geográficas, culturais, políticas e de gênero, ou seja, é um tipo de cerimônia ideal para casais de países diferentes ou para homossexuais. Cheia de significado, a cerimônia ecumênica representa a união entre cristãos (católicos, ortodoxos, protestantes e evangélicos) e não cristãos (budistas, espiritas, etc.).

“A cerimônia de casamento abordará questões comuns e usará símbolos comuns da religião dos noivos, integrando essas linguagens em uma cerimônia respeitosa, onde o amor é colocado como elo que une o casal, independente da confissão de fé que cada um expressa. É importante destacar que uma cerimônia ecumênica não deixa de ser uma cerimônia religiosa”, destaca o celebrante de casamentos Renato Dumas. Uma cerimônia de casamento por si só é um rito, contudo, esse rito ficará mais florido, colorido e poético quando utilizamos recursos que nos auxiliam na comunicação de uma mensagem. Esses recursos são: poemas, canções, textos, areia, taças, vinho, etc. Cabe ao celebrante, em diálogo com os noivos, identificar uma linguagem que terá “a cara” deles, comunicando assim sua história de amor”.

Fizemos uma seleção com os principais rituais de cerimônias ecumênicas, destacando as particularidades de cada tradição. Não há nenhuma regra que impeça os noivos de escolherem mais de um ritual na cerimônia, mas além de demandar um tempo maior, a multiplicidade de celebrações gera um excesso de informações. Em cerimônias ecumênicas, a nossa dica seria escolher um rito que expresse de maneira mais profunda as crenças do casal com uma mensagem de amor. Conheça os principais:

Cerimônia das Areias

Cada um dos noivos escolhe uma cor para as areias, que serão utilizadas como símbolo da união da nova família: a mistura de cores representa o laço indissolúvel que existe entre o casal após a cerimônia, uma vez juntos, jamais serão separados. As areias são depositadas num recipiente de vidro, que podem conter as iniciais dos noivos e a data do casamento como uma lembrança deste momento. Os padrinhos podem participar da cerimônia, ajudando-os a despejar as areias e representando todos os convidados do casamento, com votos de felicidade, respeito e união. É uma maneira atrativa de celebrar a união, já que não é um ritual muito difundido na cultura brasileira.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Cerimônia das Taças

Nos casamentos em igrejas, uma das frases mais conhecidas pelos noivos é “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença” e a cerimônia das taças é uma representação simbólica dessa frase. No altar, são dispostas duas taças, uma delas com bebida amarga para ilustrar as dificuldades e momentos difíceis num relacionamento e, na outra, uma bebida doce como símbolo das horas de alegria. Durante a cerimônia e depois de alguns dizeres do celebrante sobre a importância da comunhão e da cumplicidade do casal, cada um dos noivos toma o líquido das duas taças, como uma promessa de que estarão juntos em todos os momentos da vida. 

misteremister.com
misteremister.com

Cerimônia do Vinho

É um ritual bem similar à cerimônia das taças. Ao invés de colocar bebidas amarga e doce, são dispostas duas taças com vinho branco e vinho tinto. Cada um dos noivos pega uma taça e despeja num recipiente maior para que os líquidos se misturem e formem uma bebida rosada. Em seguida, os noivos se servem, simbolizando a união do casamento e a promessa em seguir adiante mesmo com as adversidades da vida.

Divulgação
Divulgação
misteremister.com
misteremister.com

Cerimônia das Velas

Também conhecida como Cerimônia de Luz, é um dos rituais que mais envolve a família dos noivos neste momento de união e celebração do casamento. São utilizadas três velas: uma delas representa a família da noiva, a outra a do noivo e a terceira será acesa como símbolo da nova família que está sendo constituída. Os pais dos noivos acendem suas respectivas velas e as entregam para os filhos, que unem as duas chamas para acender a terceira vela, simbolizando a união das duas famílias e o início de uma nova fase na vida do casal.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
‪skjfotografia.com.br‬
‪skjfotografia.com.br‬
casadedois.com.br
casadedois.com.br

Cerimônia da Árvore 

Ideal para noivos que são amantes da natureza e desejam uma cerimônia mais naturalista e campestre, realizada ao ar livre, já que uma muda de árvore será o maior símbolo da união do casal. No altar, devem ser dispostos a muda (de preferência, de uma espécie duradoura), dois vasos menores com terra adubada e um regador com água. Em determinado momento, o casal faz o plantio da árvore que deverá ser regada diariamente e fazer parte da decoração da nova casa como uma bela recordação deste dia tão especial.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride