O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
ESPECIAL: INTERIOR DE SP
Especial Interior de SP
DressGo
Tips For Bride

Profissionais que Amamos: Fernando Canavês

O estilo inconfundível dos vídeos de casamento de Fernando Canavês é capaz de nos fazer viajar pela história dos casais, captar a energia do momento e até mesmo nos fazer emocionar quando nem ao menos conhecemos os noivos. Coisas que apenas um artista é capaz de fazer: transformar um dia inesquecível em algo para ser lembrado para sempre e visualizado milhões de vezes por diferentes gerações. Quem vê o resultado final, nem imagina que Fernando é formado em engenharia química e que trabalhou por anos com gerenciamento de obras.

“Comecei a pesquisar outras coisas que me trouxesse realização, a vida segue e a ansiedade de mudar de atividade estava como um vulcão dentro de mim. Sempre gostei muito de informática na área de criação, aos 17 anos fui trabalhar em uma multinacional no departamento de engenharia, nessa época os projetos eram feitos em pranchetas e ouvia rumores da diretoria que o futuro era fazer os projetos direto no computador. Fiz um curso de AutoCad e desenvolvi um projeto que tinha tempo estimado de 400 horas para ser feito na prancheta, em apenas 80 horas”, lembra Fernando Canavês, hoje um dos profissionais mais conceituados na arte de produzir filmes de casamentos. “Logo percebi que não tinha paixão pela engenharia e sim pela criação, começar um projeto e ver sair do papel era minha realização”.

fernando-canaves-video-casamento-4

Como foi o início da sua trajetória profissional? Desde o começo, você já sabia que queria trabalhar com casamentos? De onde surgiu esse interesse?

Meu primeiro casamento surgiu com o convite da minha irmã caçula, que disse que gostaria que eu filmasse o casamento dela. Logo pensei: eu não quero trabalhar nesse dia, quero curtir a festa”, mas pensando com calma, por ser uma grande oportunidade de entrar nesse mercado, aceitei o desafio e fiz, achei uma experiência incrível, muito sentimento envolvido. De cara, pude perceber que de todos os trabalhos que já tinha desenvolvido nada podia se comparar com esse, era muito amor, sentimentos aflorando, lágrima de emoção. Quando sentei para editar o vídeo, percebi que era outro universo, carregado de emoção e, por sempre trabalhar com engenharia e coisas lógicas, me deparei com uma avalanche de emoções e pensei: é isso, isso traz realização, eu quero viver isso, assim começou a Fernando Canavês films dentro de mim, porque comecei usando a empresa que eu tinha para atender o mercado empresarial, mas em 2009, oficialmente com um trabalho autoral começou publicamente a Fernando Canavês films.

Quando você conhece os noivos e trocam as primeiras ideias, já tem uma ideia de como será o filme editado ou qual será o estilo, por exemplo? Ou é algo que surge depois da filmagem? Como é o processo de criação do material final?

No primeiro contato com o cliente quero conhecê-los, saber um pouco da história deles e entender emocionalmente como são, agitados ou calmos, festeiros ou mais contidos… Enfim, detalhes emocionais que vou trazer no vídeo deles. Tenho vários clientes que só conheço no dia porque não moram no Brasil, nesses casos sempre que possível faço uma reunião via Skype, mas nem sempre consigo. Nesses casos, tenho que ficar muito atento no dia do casamento e observando cada gesto, cada detalhe dos noivos para buscar a essência e trazer isso para a edição do vídeo. Gosto muito de entregar o material final que atenda a todos do casamento, tenho um vídeo de 4 a 6 minutos que chamo de trailer, passo por todas as fases do casamento com ênfase nos noivos, tenho um vídeo de 12 a 18 minutos que chamo de short film, onde exploro mais as histórias do casamento, contemplando os padrinhos, familiares e amigos, tem uma dinâmica super gostosa de assistir, com pontos altos e baixos, momentos de romantismo e de muita festa. São dois tipos de vídeo que agradam muito, são relativamente rápidos e passam por todas as fases. A versão mais completa é o vídeo da cerimônia e da festa, em que a proposta é fazer um registro fiel do que aconteceu, usando a celebração, os discursos e as músicas que foram tocadas. É um registro muito importante que agrada os pais e os noivos terão os registros de praticamente todos os seus convidados.

fernando-canaves-video-casamento-6fernando-canaves-video-casamento-2

Como se manter criativo e onde você costuma buscar inspirações para novos formatos de edição de vídeos e músicas?

A criatividade vem de constante pesquisa e observação, já estudei com grandes nomes de referência internacional e tem uma frase que sempre trago comigo: Se você usar todas a técnicas de gravação e edição, você fará um bom vídeo, mas se você aliar todo o seu conhecimento com o sentimento, você fará um vídeo excelente.

Como seria um dia (ou uma semana) de trabalho na vida de Fernando Canavês? Como você se organiza com os trabalhos durante os finais de semana?

Em primeiro lugar, minha família, ver minha princesa de dois meses assim que acordo, dando muito amor e carinho. Editar vídeo é um processo demorado (pelo menos para mim é), não tenho uma receita de bolo pronto, tenho que estudar as cenas, o casal, a música, o processo mais complexo da edição, responder os e-mails, enviar propostas. Optei por fazer tudo isso em casa, me sinto confortável, me inspira na criação, tenho meus momentos de meditação que me ajuda muito para me desligar um pouco da agitação e me concentrar.

Como é a infraestrutura da empresa? Como é composta a equipe do Fernando Canavês?

Minha equipe no dia de gravação é composto por três profissionais, sendo eu e mais dois, cada um tem uma função dentro do evento e cada um sabe exatamente o que tem que fazer, confio demais na minha equipe e sempre trazem resultados surpreendentes. Todos os que trabalham comigo foram profissionais que eu criei, sempre procurei trazer pessoas que tem conhecimento em fotografia, porque já estão 50% prontos, os conceitos de vídeo vou introduzindo e sempre me surpreendo com o desenvolvimento, gosto de ser prático e simples nos treinamentos e acompanhar o desenvolvimento, vou fazendo os ajustes e introduzindo mais informação. Na edição, tenho um profissional que está comigo há mais de seis anos, ele monta o vídeo longo e depois venho desenvolvendo os outros vídeos menores.

Quantos casamentos já realizados, quantas horas de filmagem, quantas cidades já visitadas, etc.

Considerando desde 2009, quando foi fundada oficialmente a Fernando Canavês films, com o passar dos anos a quantidade sempre aumenta, mas colocando na média, são 45 casamentos anuais. Por casamento, ficamos envolvidos cerca de 10 horas. Nosso principal mercado é São Paulo, interior e litoral do estado, mas já atendemos Florianópolis, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, no exterior, fizemos um casamento na Itália e um Love Story em Buenos Aires.

fernando-canaves-video-casamento-5fernando-canaves-video-casamento-3

DCIM100MEDIADJI_0034.JPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride