O blog feito para as noivas do interior de São Paulo
CERIMÔNIA E FESTA
Cerimônia e Festa
Tips For Bride

Quer convidar seu amigo para celebrar o casamento? Confira nossas dicas!

Foi-se o tempo em que celebrar um casamento era função exclusiva de padres, pastores e juízes de paz. A busca por cerimônias mais intimistas, em que os noivos consigam imprimir sua personalidade, tem feito com que muitos casais optem por atribuir tamanha responsabilidade a um celebrante. Seja ele profissional ou não. Isso mesmo! Se um celebrante profissional é capaz de traduzir com perfeição tudo o que você e seu futuro marido sentem um pelo outro, imagina poder contar com um amigo celebrante. Muitos casais escolhem um amigo para essa função tão especial. E você, já pensou nisso?

emoção dos noivos durante cerimônia de casamento no campo realizada por amigo celebrante
Kaleb Rodrigues Fotografia

Receber a missão de substituir o discurso tradicional de casamentos por algo exclusivo e totalmente inspirado no relacionamento do casal não é uma tarefa fácil. É por isso que, embora muitas noivas gostem da ideia de ter um amigo comandando a celebração, acabam relutando sobre esta decisão. Para tirar todas as suas dúvidas sobre esta importante escolha, pedimos ajuda a uma expert no assunto. Convidamos a celebrante Viviane Lopes, da Escreva uma Carta pra Mim para dar dicas preciosas sobre o tema.

Especialista em criar cerimônias poéticas e textos com muita emoção e sentimentos, Vivi deu uma série de conselhos. Eles são valiosos para garantir uma dose extra de emoção ao momento do tão sonhado sim. Além, é claro, de te ajudar a eleger a pessoa certa para eternizar este momento único e tão especial na sua vida e de seu noivo. Uma decisão que, com certeza, irá estreitar ainda mais os laços de amizade entre vocês e o escolhido.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamento o ar livre
L’amourgraphy / Te Prometo

Quebrando padrões

Eleger um amigo para conduzir a celebração do início da vida a dois já é algo bastante comum. Especialmente para quem sonha com uma cerimônia ao ar livre ou fora da igreja católica. Uma escolha muito autêntica e perfeita para noivos muito ligados à família e aos amigos. “Valorizar esses laços afetivos no momento de celebrar este rito de passagem é uma ótima opção. Vale principalmente para casais que não têm medo de abrir mão do tradicional. Tudo em nome do que acreditam e do amor que sentem um pelo outro, por seus familiares e amigos”, comenta Viviane Lopes.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamrnto ao ar livre
Danilo Siqueira / Kaleb Rodrigues Fotografia

Mas, como tudo na vida, a ideia de compartilhar esta experiência com as pessoas que vocês amam – apesar de ter seus prós – tem alguns contras. Tudo para que tarefa de celebrar o seu amor e de seu futuro marido seja algo prazeroso. É preciso que seu amigo / ou amiga se sinta à vontade para desempenhar tal função. “É importante que vocês não coloquem essa responsabilidade em cima de alguém que não se sentirá confortável nessa posição”, diz Vivi. Nada de preocupação ou pressão. O convite deve ser encarado como algo 100% positivo. “Nenhum fator pode diminuir a alegria e a honra de ser eleito para esta importante missão”, explica.

A certeza da melhor escolha

Seja qual for sua vontade e a de seu noivo, o que não pode faltar em uma celebração de casamento para que seja emocionante e inesquecível é autenticidade. “Basta transmitir exatamente o que vocês acreditam e suas personalidades para que ela fique guardada na memória de todos como um dia especial e repleto de felicidade”, comenta Vivi.

“Em uma cerimônia personalizada e criada sob medida para os noivos, como é o caso das que criamos na Escreva uma Carta pra Mim, tudo é permitido, inclusive, escolher mais de um celebrante, por que não?”, propõe a especialista. Segundo ela, o número de escolhidos não influencia no sucesso da cerimônia. “O importante mesmo é a coerência do rito criado para o casal. Se for bem feito e estruturado, fica lindo e muito diferente”, opina.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamento no campo
Rafa Ramos / Rara Fotografia

Para quem não sabe, a Escreva uma Carta pra Mim realiza cerimônias, mas a Vivi também escreve para outros celebrantes. Além disso, ela ajuda os noivos a escrever os seus próprios votos. Tudo de uma maneira única, personalizada e feita com muito amor!

Outro fator importante é que você e seu futuro marido não tenham nenhum tipo de preocupação em relação à cerimônia. “A única responsabilidade do casal é estar completamente entregue para poder viver intensamente este momento inesquecível”, diz Viviane Lopes. Para isso, é preciso escolher alguém de sua inteira confiança. Além disso, explicar exatamente tudo o que querem e esperam para transformar seu sonho em uma linda realidade. “Se estiverem inseguros, talvez não tenham escolhido a pessoa certa para um momento tão importante”, comenta a especialista. É fundamental que a relação entre vocês e o eleito para a função seja boa e de confiança. “Deve haver transparência e liberdade suficientes para que cada um se sinta à vontade para fazer qualquer tipo de sugestão”, pontua.

celebrante amigo em cerimônia de casamento intimista
Divulgação Escreva Uma Carta pra Mim

Ajuda mais do que bem-vinda

Se existe uma coisa que temos que admitir é que nem sempre é fácil falar de amor, não é mesmo? É preciso ter muita sensibilidade para conseguir traduzir com perfeição um sentimento tão nobre. “Por mais boa vontade e disposição que os amigos e familiares tenham, podem esquecer de abordar pontos fundamentais da história do casal e do ritual”, adverte Vivi. Exatamente por esta razão, muitos casais acabam recorrendo à ajuda de um profissional. “Graças a sua experiência, ele saberá orientar o celebrante escolhido tanto em relação ao discurso, quanto aos protocolos e condução da cerimônia como um todo. Na Escreva uma Carta pra Mim, o processo criativo inclui a orientação sobre como driblar o nervosismo, falar em público e conduzir o rito”, conta Viviane Lopes.

celebrante amigo realizando cerimônia de casamento
Ronaldo Canale / Photo Party

Na hora de escolher um profissional para participar do seu grande dia, vale lembrar de algumas dicas. É preciso lembrar que cada celebrante possui sua própria formação e sua forma de buscar inspiração. “No meu caso, a inspiração vem totalmente da história dos noivos que concilio ao meu jeito de falar sobre o amor e entender o casamento”, revela a especialista. É importante também que os noivos aprovem o que será dito. “O altar é um lugar de tradição, compromisso, ritual e, principalmente, de entrega. Onde os casais ofertam o que têm de mais precioso, seus sentimentos. Por isso é essencial que o casal esteja de acordo com absolutamente tudo ligado a este momento”, conclui.

emoção do celebrante amigo realizando cerimônia de casamento ao ar livre
Studio Inquadro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tips For Bride

Noiva

Planejamento

Cerimônia e Festa

Especial: Interior de SP
Casamentos Reais

Colunistas

Guia de Fornecedores

Tips For Bride Tips For Bride Tips For Bride
Tips For Bride