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Trocas inteligentes para uma dieta saudável

Quando o assunto é perder peso e melhorar a qualidade de vida, algumas mudanças no nosso dia-a-dia se fazem necessárias – e o melhor: essas mudanças podem ser feitas sem sofrimento e sem que te custe um rim! O grande segredo é sabermos escolher os produtos certos: não se trata de seguir dietas da moda, dietas super restritivas e impossíveis de serem seguidas, mas sim de se permitir uma reeducação alimentar, que consiste não em cortar alimentos, mas sim substituí-los por outros mais saudáveis e mais adequados. Vamos falar, nesse post, de algumas trocas inteligentes que podemos fazer sem grandes sofrimentos e o porquê delas, com a ajuda da nossa nutricionista Karyna Pugliese.

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Farinha branca x Farinha integral

Durante o processo de refinamento, a farinha branca perde as fibras, vitaminas e mineirais e esse processo a transforma em um alimento pobre em nutrientes. Com esse processo, ela ainda ganha uma alta carga glicêmica, o que faz com que o consumo contínuo desse alimento aumente o risco de se desenvolver uma série de doenças crônicas, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

Já a farinha de trigo integral, por ser menos processada, preserva grande parte de seu valor nutricional (cálcio, ferro, potássio, selênio, complexo B, Vit. B6 e triptofano, além das vitaminas K e E), o que auxilia no controle/redução da gordura abdominal, além de garantir maior sensação de saciedade por conta das fibras e melhor transito intestinal. Outras farinhas que também podem substituir a farinha branca são:

•           Farinha de Banana Verde;

•           Farinha de Quinoa, que é altamente proteica, rica em ácidos graxos ômega 3 e 6, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6) e fibras.

•           Farinha de Amaranto, também rica am alguns aminoácidos, além de ser rica em cálcio, potássio, magnésio e vitaminas: A, B6, C, E e K

•           Farinha de Amêndoas, com propriedades antioxidantes;

•           Farinha de Grão de Bico, rica em proteínas e fonte dos minerais: ferro, potássio, zinco e magnésio;

•           Farinha de Maracujá: Rica em cálcio, fósforo e fibras, que reduzem a absorção de colesterol;

•           Farinha de Linhaça: Fonte de ômegas 3, 6 e 9 e grande teor de fibras;

•           Farinha de Chia, altamente antioxidante, rica em ácidos graxos ômega 3 e 6, rica  em vitaminas, B1, B2 e B3, magnésio, cálcio, sódio, fósforo e potássio.

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Açúcar refinado x Açúcar mascavo

O açúcar refinado é um produto altamente químico e super danoso a nossa saúde, Repleto de clarificantes, antiumectantes, preciptadores e conservantes sintéticos, esses químicos utilizam-se de nossos minerais para serem digeridos e absorvidos, e isso diminui as defesas do nosso organismo, altera o metabolismo do glicídios e lipídios,  além de deixar o pH mais ácido. Algumas doenças podem ser desencadeadas pelo consumo de açúcar: arteriosclerose, cálculo biliar, câncer, obesidade, cáries dentária, deficiência imunológica, depressão, diabetes mellitus e hipoglicemia.

Já o açúcar mascavo, é obtido do caule maduro da cana de açúcar. Possui seu valor nutricional preservado por não ser refinado, o que mantém sua composição: proteínas, gordura, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1, B2, niacina, vitamina C, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco. Ainda que tenha bom valor nutricionial, deve ser consumido com cuidado.

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Grãos processados x Grãos in Natura

Sempre que um ingrediente é processado, sua composição nutricional é alterada e fica nutricionalmente em desequilíbrio. Por alimentos in natura, entende-se aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Os minimamente processados são alimentos que foram submetidos a alterações mínimas, como grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

A alimentação saudável, natural e integral conquista adeptos de forma crescente, pois conserva todas as propriedades do alimento: fibras, vitaminas, minerais, e os macronutrientes: carboidrato, proteína e gordura. Por não conterem aditivos químicos, estes alimentos auxiliam na prevenção e tratamento de doenças crônicas e são cientificamente comprovados sua importância na saúde humana. Redução de peso, redução de gordura visceral, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, problemas respiratórios, osteoporose e câncer são algumas doenças que uma alimentação minimamente processada pode lhe favorecer!

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