Aeróbio, musculação, crossfit, funcional, pilates… Qual escolher?

3 de maio de 2016

Coluna Noiva em Forma

Com o crescente mercado fitness e o excesso de informações que são “jogadas” diariamente nas redes sociais, recebemos muitas perguntas sobre atividade física ideal.
Mas será que existe uma atividade física ideal? Aquela que funciona mais?
 Aeróbio, musculação, crossfit, funcional, pilates…. Ufa, são tantas opções, que fica difícil escolher, né?
 E por isso estamos aqui!
 Cada tipo de atividade física tem sua característica e não existe exercício ideal, o que existe é o que te move, o que te faz feliz. Se conseguir achar isto, terá como consequência saúde, emagrecimento e auto estima elevada.
 Mas, antes de escolher, é preciso experimentar, fazer uma aula para que saiba como funciona, como se sente, e se realmente gosta.

Popsugar.com

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Vamos fazer um pequeno parênteses: O que trabalha cada modalidade? Qual o objetivo de cada uma delas?
 Exercícios aeróbios ou aeróbicos são aqueles que têm como principal característica trabalho cardio-respiratorio e, de quebra, usa gordura como fonte de energia.
 Ex: bicicleta, corrida, natação.
 São excelentes para quem quer emagrecer, porém se jogar de cabeça em algumas modalidades pode gerar lesões, uma vez que a musculatura, tendões e ligamentos serão solicitados durante todo o tempo.
 É aí que entra a importância da musculação. 
Ela não serve só para te deixar sarada, a musculação é importante complemento de outras atividades, previnindo lesões e melhorando o trabalho do metabolismo.

Healthista.com

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O funcional nada mais é do que um tipo de fortalecimento muscular, porém com recrutamento de vários grupos musculares ao mesmo tempo, e não de um único músculo por vez.
 Crossfit está super em alta, e tem sua base em movimentos de preparação para halterofilistas, porém é um esporte, onde as regras são: fazer o maior número de repetições em um determinado tempo.
 É algo muito eficiente, não só para fortalecer o corpo, mas também para quem deseja emagrecer.
 Porém, é preciso começar devagar e com instrução de um profissional de educação física, pois o número de lesões é alto.
 Por último, pilates! 
Não é uma modalidade nova, mas começou a crescer a alguns anos no Brasil.
Seu principal benefício, é o fortalecimento do Core (abdômen e músculos de sustentação da coluna), além de alongamento e consciência corporal.
 Como podemos ver, as opções são “infinitas” e cada uma delas com suas características. O que realmente importa é você se mexer, e encontrar algo que mexa com você!

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