Dia da sogra: Saiba tudo sobre as regras de etiqueta da noiva

28 de abril de 2018

NOIVA Mães dos Noivos

Você já deve ter escutado que, quando alguém se casa, leva de brinde a família toda do namorado, não é mesmo? Isso tem lá uma certa verdade, já que a convivência passa a ser mais próxima. Entre pais, irmão, tios, avós e primos, quem mais costuma se destacar é a sogra. Quem nunca escutou alguém reclamando de sua sogra? Isso sem falar nas inúmeras piadas maliciosas – ou até maldosas – tendo esta figura como central.

São tantos mitos e verdades criados em torno dela que fica difícil saber qual a melhor forma de agir para conseguir viver em harmonia. Pensando nisso, decidimos celebrar o Dia da Sogra – comemorado hoje, 28 de abril – de uma forma especial.

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Pedro Henrique Fotografia

Sabemos que alguns consideram a mãe do marido – ou da esposa – como uma espécie de segunda mãe. Já outros… Nós somos adeptos da política peace & love! Por isso, resolvemos ajudar nossas queridas leitoras a evitar desentendimentos com suas sogras. Para ajuda nesta importante tarefa, recorrermos a uma especialista no assunto: a cerimonialista Rosine Fretes, da Armonie Eventos.

Apaixonada por planejamento, organização e gestão de eventos, ela preparou um material completo com regras de etiqueta com a sogra. Dicas práticas que irão garantir a boa convivência com a mãe de sua cara metade. Confira!

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Milena Reinert e Adelardo Cavalcanti

Existe alguma coisa que a noiva não possa fazer ou dizer de jeito nenhum para a sogra? E o que não pode deixar de fazer?

Quando as pessoas se casam, elas não se unem apenas uma à outra, é também a união de famílias que farão parte do mesmo convívio social. Confusões, brigas e alegrias estarão presentes e a tão temida sogra faz parte deste pacote adquirido. Manter a convivência e a harmonia com todos é fundamental, mas especialmente quando falamos da sogra, não existe uma receita de como lidar. No entanto, certamente algumas coisas podem ser evitadas.

Eu nunca faria isso: Evite palavras negativas

– Normalmente elas opinam sobre os detalhes do casamento e, muitas vezes, essas opiniões são diferentes, contrárias a da noiva. Evitar a negação imediata é o melhor que se pode fazer neste momento. Ao invés de falar que nunca faria isso, ganhe tempo e diga que é uma alternativa. Isso pode evitar a compra de uma boa briga por uma bobagem porque no final a última palavra será dada pelos noivos.

– É normal que a mãe da noiva tenha uma participação maior nos preparativos do casamento. Falar claramente ou deixar transparecer que prefere que a mãe faça, com certeza, fará a sogra se sentir de escanteio, podendo abalar a relação nora-sogra. É importante lembrar que ela é a mãe do noivo e também quer participar ativamente nos preparativos.

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Well Fernandes

– Saber ouvir as opiniões diferentes e saber recusar com educação ajuda muito na manutenção de uma relação saudável com a sogra. Jamais deve-se falar “não estou pedindo a sua opinião“. Muitas vezes, ela apresenta algo que ninguém havia pensado e que possa ser de grande ajuda. Se a sugestão não agradar, descartar delicadamente é a solução.

– Criticar a forma que o noivo foi educado/criado, insinuando que a mãe é culpada pode prejudicar muito a relação. Além disso, alegar que não fará certas coisas para o noivo porque ele já é adulto e deveria saber é uma forma de culpar a família e também pode abalar a relação.

– Não disputar espaço com a sogra, cada uma tem que respeitar o lugar/o papel que exercem na vida do noivo.

– Trabalhar essa relação para que ela seja tranquila, agradável e consistente.

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Aszmann

Como se comportar em relação às vontades da sogra, mesmo não concordando com elas?

Não é fácil alinhar expectativas, sonhos e desejos. Existem muitas mães que não tiveram o casamento que hoje elas podem proporcionar para seus filhos. Ou seja, elas colocam todos os sonhos e expectativas naquele dia e agem como se o casamento fosse delas.

Neste caso, o melhor a ser feito é evitar o conflito e ter muito jogo de cintura e paciência. Por isso, acredito que fazer um esforço para manter uma boa dose de compreensão, ajuda muito! Escutar, conversar, não achar que tudo que ela fala é uma indireta ou um desafio para a noiva e se colocar sempre no lugar dela. É um exercício difícil, porque é necessário ponderar mas também estabelecer limites. Acredite: vale a pena porque os resultados são muito bons.

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Bruno Rossete

Caso surja algum problema ou desentendimento com a sogra, causados pela pressão e o stress, durante a fase dos preparativos para o casamento, qual a melhor forma de resolvê-los?

O bom e velho diálogo é sempre a melhor solução. Seja diplomática, reserve sempre um tempo e escute-a delicadamente, elogiando as boas ideias e recusando com educação o que não considera adequado. Faça com que ela se sinta importante, assim com certeza ela vai parar de se intrometer em tudo. Mais uma vez, eu digo que ter paciência é essencial! Afinal, não estamos falando apenas dos preparativos do casamento, mas de uma relação que vai se estender por anos e tem que ser leve.

Pré-wedding: Devo incluir a sogra?

Como se comportar em relação à sogra, quando o assunto são as festas pré-casamento e despedidas de solteira, organizadas pelas madrinhas e amigas da noiva?

Convidar os sogros e pais nestas festas é uma decisão que vai depender bastante do estilo da festa e também do relacionamento que se tem com eles. Na verdade, não há restrições quanto à presença deles nas despedidas de solteira, desde que as atividades sejam pensadas para agradar a todos.

Entretanto, por melhor que seja a relação que a noiva tenha com a sua sogra, ela deve deixar claro que ela não será convidada porque este é um momento muito especial e íntimo que deve ser apenas vivido entre amigas.  Tenho certeza que, com essa justificativa, sogra nenhuma ficará chateada.

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Davi Pieper Fotografia

Mães e sogras costumam dar palpites em tudo. Como lidar com estas situações sem ser indelicada ou causar desentendimentos?

Manter a convivência e harmonia com todos fará toda a diferença, principalmente no momento dos preparativos do casamento. Então, o ideal é não deixar que nada afete o casamento e o relacionamento com o noivo, por mais difícil que seja.

Uma boa dica para deixá-los participar sem interferir nas decisões é estabelecer algumas regrinhas desde o início. Deixe claro que as opiniões são bem-vindas e serão consideradas, porém a decisão final será sempre de vocês – os noivos. A ideia é que eles sintam que são importantes e estão participando deste momento, mesmo que os seus palpites não sejam acatados.

Quais os pedidos que a noiva pode fazer à sogra, sem ser indelicada ou abusiva? O que é inaceitável dizer ou fazer?

A verdade é que a sogra irá acompanhar a noiva ao longo da vida e terá um papel determinante no casamento. Apenas por ser a mãe do noivo, ela já merece ter consideração e, por mais difícil que possa ser em algumas situações, o melhor é ter uma relação cordial com ela. Existem vários tipos de sogra: as que dificultam um pouco a vida do casal, as que discordam de qualquer decisão da nora, mas não se intrometem. Existem aquelas que se intrometem sempre que a nora permite e as que ganham o coração da nora e vice-versa.

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Déborah Luna Photography

Como lidar com a minha sogra: Eis a questão

Em todos esses casos, uma coisa é certa: tentar ter um relacionamento bom com a sogra gera ganhos para todos. Tudo que for pedido e dito à sogra com delicadeza e demonstrando sentimento verdadeiro por ela terá um desfecho positivo. O segredo é o amor! Qualquer pessoa se rende diante de um pedido ou comentário que tenha afeto envolvido.

Inaceitável é colocar o filho contra a mãe. Qualquer que seja a situação, o ideal é o diálogo e a conciliação. As noivas devem ter em mente que um dia elas provavelmente também serão sogras de alguém, e isso ajudará a controlar as emoções. Por isso, antes de dar uma resposta afiada ou fazer algo contra a sogra, o ideal é colocar-se no lugar dela, e pensar se gostaria de ouvir aquilo ou que fizessem algo parecido.

 

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Fabricio Souza Fotografia

Convidá-la para participar do Dia da Noiva é uma boa ideia? Em quais situações isso pode acabar se tornando um problema, ao invés de um momento de integração e descontração?

O Dia da Noiva é o momento de relaxar. É importante que a noiva tenha ao seu lado pessoas que lhe façam bem e que a deixem tranquila. Convidar a sogra ou não vai depender muito da relação e intimidade que a noiva tem com ela. Além disso, depende do tipo de pessoa ela é.  Quando falo em tipo de pessoa, isso vale para a mãe da noiva e também para as madrinhas.

Making of com a sogra: Depende de você

Mesmo que todas elas sejam muito próximas da noiva, ela deve escolher apenas aquelas que vão proporcionar calma à ela. Afinal, é isso que ela necessita naquele momento. Talvez a melhor opção seja deixar de fora mesmo as pessoas que ela ama de paixão – mas que costumam dar palpites na hora errada. Tudo que uma noiva não precisa é ter problema nos 45 do segundo tempo.

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Thiago Queiroz Wedding Photographer

noivo com sogra no dia do casamento e regras de etiqueta da noiva

Rex

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of