Como identificar a medida original do pneu?

Todo pneu possui uma numeração que determina suas medidas básicas. Você sabe como ler a medida original do pneu? Confira agora, antes de comprar pneus com desconto, sem saber o tamanho ideal da medida original do pneu! 

Instalar os pneus certos é essencial para o desempenho geral e a segurança do seu veículo. A escolha dos pneus deve se basear nas condições em que você dirige e suas preferências de manuseio do veículo. Antes de comprar na loja de pneus, você deve se atentar às principais dicas para identificar a medida original dos pneus, a fim de realizar uma compra segura. 

Como identificar a medida original do pneu?
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Neste artigo vamos te ensinar a identificar a medida original do pneu. Vamos lá!

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Como identificar a medida original do pneu? 

O tamanho e a medida original do pneu pode ser confuso. Alguns números na parede lateral estão listados em milímetros, enquanto outros estão em polegadas. Além disso, o tamanho certo para seu carro, caminhão ou trailer pode variar dependendo de onde e como você dirige.

Você pode ver o tamanho do pneu do equipamento original no manual do proprietário ou na placa, geralmente localizada na porta do lado do motorista. Este é o dimensionamento recomendado pelo fabricante do veículo.

Se você decidir que deseja substituir seu pneu por um com novo tamanho ou tipo, consulte um revendedor autorizado da loja de pneus Michelin que pode aconselhá-lo, porque muitos tamanhos de pneus podem ter diferentes capacidades de carga e podem exigir rodas de largura, diâmetro de aro e pressão de enchimento diferentes.

Comprar rodas novas ou mudar o tamanho do pneu?

pneu tamanho roda
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É importante ficar dentro das tolerâncias de dimensionamento do seu veículo. Pneus de tamanho errado podem causar alguma tração no volante, esfregar na suspensão ou na carroceria do seu veículo, reduzir a folga em ladeiras ou resultar em um passeio mais rígido ou mais barulhento.

Se você estiver pensando em montar um tamanho de pneu diferente em seu veículo, consulte um especialista em pneus com a medida original do pneu em mãos na loja. 

Descubra se os pneus e rodas que você está de olho são os adequados para a suspensão, marcha e carroceria do seu veículo. E pergunte como quaisquer diferenças nas rotações por milha, velocidade dos pneus, índice de carga e classificação de velocidade afetarão a qualidade do passeio e o desempenho do veículo.

Significados do tamanho do pneu

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Aqui estão os números, letras e siglas encontradas na lateral do pneu, são eles que determinam todas as informações da roda. Esteja com esses números em mãos na hora de comprar seus novos pneus.

  • R: Tipo de Pneu: A primeira letra do código indica qual é a classe do pneu.
  • P: significa pneu de veículo de passeio . Os pneus da classe P incluem carros, SUVs, crossovers, mini vans e picapes menores.
  • LT: significa pneu de caminhão leve, projetado para veículos capazes de transportar cargas pesadas, reboques ou para quem busca uma opção extra pesada. Estes são frequentemente equipados em caminhões e SUVs de três quartos ou 1 tonelada.
  • ST: significa Reboque Especial . Esses tamanhos de pneus são destinados a reboques, incluindo quintas rodas e outros reboques de viagem, bem como reboques de barco e utilitários.

Se não houver nenhuma letra antes do primeiro número, você tem um pneu métrico mais comumente referido como tamanho europeu. Também é medido em milímetros, mas pode ter uma capacidade de carga diferente de um pneu P ou LT.

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B: Largura do pneu. 

O número de três dígitos após a letra é a largura do pneu (de lado a lado, olhando a cabeça do pneu) em milímetros. 

C: Relação de Aspecto.

A barra separa o número da largura do pneu na proporção de dois dígitos. Quanto maior a proporção, mais alta será a parede lateral do pneu.

D: Tipo de Construção.

Esta única letra informa sobre a construção interna do pneu.

R é para pneus radiais, o padrão da indústria para a maioria dos pneus hoje. Eles têm melhor aderência à estrada, menor resistência ao rolamento para melhor quilometragem, conforto e durabilidade do que as gerações anteriores de pneus. 

D: Para pneus construídos com lonas diagonais (cruzadas).

Chamados de pneus construídos em viés. Eles também são chamados de pneus convencionais, x-ply ou cross-ply. Alguns pneus de motocicletas e reboques ainda usam essa construção interna.

E: Diâmetro da Roda.

Este número de dois dígitos especifica o diâmetro da roda em polegadas. É a distância entre as duas áreas do assento do talão (onde o pneu fica bem vedado na roda).

F: Índice de carga.

O número de dois ou três dígitos que segue o intervalo especifica o índice de carga do pneu. O símbolo de índice de carga indica quanto peso um pneu pode suportar. 

G: Classificação de velocidade.

A última letra é a classificação de velocidade do pneu . Isso indica a velocidade máxima em que é seguro viajar por um período prolongado de tempo. Um pneu com uma classificação de velocidade mais alta pode lidar melhor com o calor e fornecer mais controle em velocidades mais rápidas.

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