Quando devo fazer a manutenção preventiva do veículo?

Quando devo fazer a manutenção preventiva do veículo? Saiba quais itens devem ser revisados durante a inspeção e com qual frequência a mesma deve ser realizada, para garantir a segurança na condução e bom desempenho do veículo. 

Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva do veículo tem como objetivo adiar futuros danos e desgaste das peças do veículo, além de garantir que o mesmo tenha os ajustes necessários para ter um bom funcionamento na estrada.

manutenção preventiva do veículo
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Ao comprar ou trocar um veículo, é comum que o primeiro ponto a se considerar seja contratar proteção veicular ou seguro auto, mas os proprietários não podem esquecer que além dos serviços de coberturas de danos, existem cuidados que devem ser realizados com certa frequência, pois não realizar a manutenção preventiva do veículo de forma correta pode até acarretar na perda da garantia de fábrica.

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Quando devo fazer a manutenção preventiva do veículo?

A realização da manutenção preventiva do veículo e de outros cuidados com o veículo, bem como a sua ficha técnica, sempre será informada no manual de acordo com as necessidades de cada modelo, tipo e ano do carro. 

Para carros novos, o recomendado é que a primeira manutenção seja realizada após 5.000 km rodados, sendo as demais realizadas a cada 10.000 km a 30.000 km dependendo das instruções.

Confiram a seguir quais itens a serem avaliados e qual o melhor momento para a realização do serviço:

Troca de óleo.

Seu carro precisa de trocas regulares de óleo e filtro de óleo, ponto final. O óleo do motor lubrifica o motor, evita o superaquecimento do veículo e basicamente ajuda o motor a funcionar como deveria. Naturalmente, este óleo fica sujo e pegajoso com o tempo.

closeup auto repairman checking car oil workshop
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Durante uma troca de óleo, seu carro recebe óleo limpo e um filtro limpo para que possa continuar fazendo esse trabalho tão importante!’

Siga as especificações definidas pelo fabricante do seu veículo . Se você não tiver certeza da frequência com que trocar o óleo, consulte seu cronograma de manutenção preventiva do veículo on-line ou pare no local mais próximo para obter orientação pessoal.

Rodízio de pneus

Todos os pneus se desgastam com o tempo, mas eles se desgastam de forma diferente dependendo de sua posição. Por exemplo, os pneus dianteiros normalmente trabalham mais e se desgastam mais rapidamente do que os pneus traseiros.

Durante um rodízio de pneus, seus pneus são removidos, trocados e remontados. Rotações regulares ajudam os quatro pneus a se desgastarem na mesma proporção.

pneu novos
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O rodízio deve ser realizado a cada 6 meses ou entre 5.000 km a 10.000 km, além do alinhamento das rodas e balanceamento. 

Alinhamento e balanceamento dos pneus

O balanceamento e alinhamento das rodas são igualmente importantes na manutenção preventiva do veículo. O balanceamento de rotina garantirá que o peso seja distribuído igualmente ao redor do eixo, para que seu pneu não balance ou bata ao longo da estrada.

O alinhamento das rodas, por outro lado, consiste em garantir que os pneus estejam paralelos entre si e perpendiculares à estrada, melhorando o conforto de condução e a eficiência de combustível simultaneamente.

Ter seus pneus equilibrados e alinhados a cada 5.000 km a 10.000 km ou seis meses, manterá seu carro alinhado e seguro. 

Limpadores pára-brisa

Seus limpadores de pára-brisa deixarão de fazer contato adequado com o pára-brisa ao longo do tempo, fazendo com que deixem listras e manchas. Isso resulta em menor visibilidade durante a condução do veículo – o que não é bom!

Depois de algumas temporadas de chuva, granizo e sol, a borracha das palhetas do limpador pode realmente começar a se deteriorar. Não seja pego em um aguaceiro com limpadores de má qualidade e pouca visibilidade. 

Inspecione e substitua os limpadores de pára-brisa sempre que perceber que eles não estão mantendo a visão da estrada limpa e clara (normalmente, a cada seis meses).

Limpe e teste a bateria

Uma bateria descarregada pode deixá-lo encalhado nos momentos mais inconvenientes. Felizmente, existem maneiras de ajudar a evitar ser pego de surpresa por uma bateria descarregada.

Esteja seu veículo com sintomas estranhos ou com a bateria há muito tempo, você pode levá-lo à uma oficina para realizar o teste da bateria. Você pode realizar esse serviço a cada 2 anos. 

Velas de ignição 

As velas de ignição do seu veículo são responsáveis ​​por dar partida no seu carro – em outras palavras, elas têm um grande trabalho e precisam de manutenção preventiva do veículo. Com o tempo, as velas de ignição enfrentam dificuldades causadas por temperaturas extremas, desgaste normal e detritos e contaminantes externos.

As velas de ignição não precisam de manutenção preventiva do veículo com tanta frequência quanto alguns outros componentes, mas não devem ser negligenciadas. A maioria dos fabricantes sugere revisá-las a cada 10.000 km ou comprar novas a cada 50.000 a 60.000 km. 

Filtros externos e internos do veículo

mechanic pouring oil into car engine
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Seu filtro de óleo não é o único filtro que precisa ser substituído na manutenção preventiva do veículo. O filtro de ar do seu veículo remove poeira e detritos do ar antes de entrar no motor. Substitua o filtro de ar a cada 10.000 km, ou de acordo com as especificações do fabricante.

O filtro de ar da cabine do seu carro limpa o ar antes que ele flua pelo ar condicionado, evitando que você fique com o rosto cheio de pólen, poeira e outros poluentes. Substitua o filtro de ar da cabine a cada 10.000 km ou uma vez por ano.

O filtro de combustível do seu carro evita que sujeira, detritos e outros contaminantes obstruem e entopem suas linhas de combustível. Substitua o filtro de combustível a cada 10.000 km, ou de acordo com as especificações do fabricante.

Todos esses filtros ficarão sujos e contaminados com o tempo, o que significa que eles precisam ser substituídos regularmente para fazer seu trabalho com eficiência.

Verifique a pressão dos pneus

É preciso calibrar os pneus do veículo a cada 30 dias, de acordo com a pressão ideal indicada para o tipo de pneu informado no manual do proprietário. Tenha cuidado ao calibrá-lo, pois calibrar demais ou de menos é perigoso, além de causar danos ao veículo pode implicar em acidentes na estrada. 

Sempre verifique o manual do proprietário antes de fazer qualquer tipo de manutenção preventiva do veículo, além disso, leve em um mecânico de sua confiança.

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