Como melhorar a identidade visual da sua marca?

Como melhorar a identidade visual da sua marca? Confira quais as principais dicas para promover a imagem do seu negócio para atrair mais clientes e conquistar uma posição de reconhecimento no mercado. 

O que é uma marca? Definitivamente, é muito mais do que um logotipo, uma embalagem, uma campanha publicitária ou cores corporativas. Um som, uma interação, uma forma de cumprimentar ou até mesmo um perfume podem ser parte fundamental da identidade visual de uma marca.

Ao pensar em identidade visual, você deve se perguntar: Que sentimentos você desperta em seus consumidores? O que as pessoas que estão relacionadas ao seu negócio dizem sobre você?!

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Marcas são parecidas com pessoas, têm nome, imagem, personalidade e reputação conquistadas pela sociedade, por isso você deve ser consistente e perseverante com suas ideias e formas ao construir sua linguagem, bem como, buscar ajuda de uma agência de design gráfico quando o assunto é um logotipo profissional, por exemplo.

Entendendo que as pessoas hoje buscam experiências que vão além do produto ou serviço, é fundamental que as marcas se dediquem a trabalhar os pontos de contato com seus clientes e invistam todas as suas energias em melhorá-los.

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Como melhorar a identidade visual da sua marca?

Quais são os pontos que devem ser levados em consideração para melhorar a identidade visual da sua marca? Neste artigo apresentamos 6 elementos que, em conjunto ou de forma independente, podem ser úteis para si.

1. Análise

Você precisa se perguntar como sua marca está e em que contexto ela funciona. A análise permite realizar uma avaliação dos níveis de identidade da marca, onde se compara o mercado nacional e internacional e serve para tomar melhores decisões de marca nos seus quatro níveis:

  • Objetivo: por que a marca existe?
  • Verbal: Como eu passo a mensagem aos clientes?
  • Sensorial: como eu mostro?
  • Experiência: qual a percepção os clientes podem ter sobre o meu negócio?

2. Trabalhe em seu propósito

As marcas são seu propósito e se relacionam com as pessoas por meio de seus serviços ou produtos. O objetivo é a definição de por que a marca existe, qual a sua razão de ser e como ela impacta a sociedade. Define a cultura, dá clareza à linguagem, coerência às suas ações e foco aos seus objetivos.

Identidade visual com propósito

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Essa grande aspiração serve à empresa como guia para definir seus valores, fortalecer suas boas práticas e orientar suas decisões estratégicas diárias.

Quando as marcas têm um propósito que vai além do benefício econômico, os funcionários estarão dispostos a dar o seu melhor para que isso aconteça. A razão de ser cria uma conexão entre a organização e os membros da equipe, que colocarão paixão e esforço em seus projetos.

3. Descobrir seu nome de impacto

Um dos valores mais importantes da identidade visual de uma marca é o seu nome, ao escolher um é importante levar em conta sua singularidade, sua simplicidade, suas conotações e sua fonética.

Um bom nome para o seu negócio que esteja conectado ao seu propósito pode ser o diferencial para se destacar da concorrência. Além disso, o nome costuma ser o primeiro contato que as pessoas têm com a sua marca, por isso deve resumir a essência da sua empresa.

O nome é, talvez, o elemento mais importante de uma marca, por isso é recomendável realizar o processo de criação com a colaboração de profissionais, que são estrategistas, criativos e linguistas que se dedicam a entender a identidade da marca para criar um nome que represente totalmente o seu negócio.

4. Criando a sua identidade visual

Como você gostaria que sua marca fosse reconhecida visualmente? Ao definir cores, formas, fontes e composições gráficas, você constrói um sistema de símbolos que transmitem a personalidade da sua marca e o tornam único diante de seus consumidores.

A identidade visual de uma marca deve sintetizar e representar fielmente a essência e as emoções de uma empresa, deixando uma impressão que perdure na memória das pessoas.

Para trabalhar sua identidade visual, você deve fazer uma análise de como outras empresas do seu ramo se veem no mercado, criar um logotipo, escolher as cores e tipografia corretamente e pensar em um estilo próprio para sua marca.

Além disso, se sua marca tem um bom símbolo gráfico, você deve ser capaz de desenhá-lo basicamente no papel, apesar de não saber desenhar. Pode parecer bobagem, mas se conseguir desenhar algo semelhante no papel, significa que o seu público poderá reconhecer facilmente sua marca. 

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5. Defina sua comunicação

Uma definição correta da identidade verbal da sua marca pode permitir que você transmita o conjunto de valores e atributos do seu negócio para que sejam percebidos da forma desejada pelo seu público. Criar uma voz dá personalidade à sua marca, com tom e estilo definidos para cada mensagem.

Por meio de sua identidade verbal, você também pode criar um guia de mensagens que inclua o conceito da marca e eixos de conteúdo claros a desenvolver, com seus benefícios, atributos, valores e canais de comunicação.

6. Estruture sua marca

Como você organiza as submarcas da sua empresa e como elas se relacionam entre si? Trabalhar na arquitetura da sua marca ajuda você a definir a ordem, reduzir a complexidade organizacional e fornecer uma ferramenta para o crescimento.

Simplificar ao máximo a estrutura dos produtos ou serviços da sua marca pode tornar sua mensagem muito mais compreensível para o seu público. Classificar produtos ou serviços ou criar categorias de benefícios com propostas claras são algumas das ações mínimas para iniciar uma estrutura de conteúdo e identidade visual para sua marca.

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7. Contrate um profissional de identidade visual

Contratar um profissional que realize uma análise da identidade visual do seu projeto para criar uma marca é essencial, pois ele o ajudará a destacar todos os elementos necessários para fazer com que a sua marca seja bem sucedida e de fácil aceitação para o público, bem como, a análise de cores, logotipo, missão da empresa, design do site, etc.

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