Saiba quais são as principais vantagens de contratar um produtor musical para o seu projeto, a fim de obter um resultado profissional e que possa produzir o retorno esperado.
Ao realizar projetos que envolvem gravações de música, vídeos, filmes, comerciais, conteúdo para internet, entre outros, contratar uma empresa de produção de áudio ou produtor musical independente é a melhor alternativa para obter um resultado de qualidade e profissional.
Mesmo que o orçamento seja apertado, contratar esse tipo de serviço é ter a certeza de que o seu projeto pode obter resultados positivos; basta pesquisar bem antes de realizar a contratação e ter em mãos todas as informações detalhadas com clareza e objetivo sobre o projeto, a fim de evitar qualquer equívoco ao solicitar orçamentos.
Contents
- 1 Vantagens de contratar produtor musical para o seu projeto
- 1.1 1. O produtor musical é imparcial
- 1.2 2. Produtores trazem ideias musicais que você não sabia que tinha
- 1.3 3. Os produtores ajudam a orientar você
- 1.4 4. Os produtores o educam e o ajudam a crescer
- 1.5 5. Os produtores expandem sua rede e alcançam
- 1.6 6. Os produtores permitem que você se concentre exclusivamente em sua música
Vantagens de contratar produtor musical para o seu projeto
Embora nem todo artista precise necessariamente de um produtor musical, todo músico pode se beneficiar de ter um par de ouvidos objetivos treinados para reconhecer e entregar um produto atraente e profissional.
Se você está em dúvida sobre contratar talentos de produtores para o seu projeto, considere alguns dos benefícios de ter um listado abaixo:
1. O produtor musical é imparcial
Uma das coisas mais difíceis como artista é desenvolver a capacidade de ouvir sua música da perspectiva do público. Isso é crucial porque, para tomar decisões que afetam sua direção sonora e artística, você precisa entender seu público e seu público-alvo.
É difícil pensar fora de si mesmo, porque quando você é quem está tocando suas próprias músicas, mesmo as mudanças mais sutis parecerão vastas do seu ponto de vista. É por isso que ter um produtor que conheça música e entenda o mercado comercial em torno do seu gênero é fundamental.
Eles serão capazes de fazer determinações como o que é clichê e o que não foi feito antes.
2. Produtores trazem ideias musicais que você não sabia que tinha
A inspiração vem de muitas fontes, mas às vezes a maior ingenuidade pode vir do fundo de sua alma. Ter uma figura externa para guiá-lo a encontrar respostas para as perguntas difíceis e chegar à verdadeira razão pela qual você quer fazer música, sem dúvida, levará a autodescobertas que podem transformar sua música e ajudá-lo a se expandir.
Um produtor musical é em parte um psicólogo dos sons, especialistas em música e o ouvinte que irá dar um feedback sobre o seu trabalho. Eles ajudarão você a identificar seus pontos fortes e fracos, permitindo que se concentre na criação de música com um significado real por trás dela.
Historicamente, produtores de sucesso ajudaram artistas revolucionários a moldar sua música para corresponder às histórias que queriam compartilhar com o mundo.
3. Os produtores ajudam a orientar você
Navegar pela música pode ser difícil. Decidir para onde ir artisticamente, estilisticamente e sonoramente requer um forte conhecimento de si mesmo, daqueles com quem você se cerca e daqueles que deseja tocar.
Ter um mentor como o produtor musical a cada passo ao longo do caminho ajudará a tomar decisões que você pode não ser capaz de tomar sozinho. Isso é especialmente útil para bandas que têm vários compositores, porque quando há várias opiniões válidas circulando, alguém deve ser capaz de equilibrar as preocupações individuais com as necessidades gerais.
Embora os artistas devam fazer sua lição de casa e estudar música, seu foco principal deve ser a composição e a apresentação.
É trabalho do produtor conhecer a história da música, manter-se atualizado com o clima atual da indústria fonográfica e ser capaz de antecipar consistentemente o que vai liderar as paradas.
Ter um produtor musical no projeto permitirá que você confie em um ouvido externo, não tendo que se esgotar pesquisando quais álbuns foram bem-sucedidos e por quê, enquanto equilibra seus próprios esforços musicais.
4. Os produtores o educam e o ajudam a crescer
Mesmo na era das DAWs e dos estúdios de gravação caseiros, a grande maioria dos artistas ainda vê a tecnologia de gravação como uma parte separada do processo.
Um bom produtor integrará a tecnologia musical à inspiração criativa, permitindo que você experimente novos sons e formas inovadoras de aproveitar os recursos transparentes de composição que o software permite.
Você ficará surpreso com as ideias que se concretizam atrás de um vocoder ou plug-in de morph vocal, com um produtor dando a você instruções sobre como expandir seu som.
Se você sente que atingiu um platô e seu material está começando a soar igual, este é um sinal definitivo de que você pode se beneficiar das habilidades de um produtor musical.
5. Os produtores expandem sua rede e alcançam
Produtores estabelecidos devem estar bem conectados e ter relações de trabalho com supervisores, agências de publicidade, estações de rádio, gerentes, executivos de gravadoras, agentes de reservas, editores, músicos de sessão, engenheiros e instalações de estúdio.
Às vezes, apenas trazer as pessoas certas para a sala pode transformar um bom material em lendas atemporais.
Se um produtor concorda em trabalhar com você – ou seja, colocando seu nome por trás de um projeto que tem implicações diretas em sua reputação – isso normalmente significa que ele acredita sinceramente em seu sucesso e dedica seu tempo e energia para garantir que seus sonhos se tornem realidade.
6. Os produtores permitem que você se concentre exclusivamente em sua música
Fazer um registro é um processo intensivo. Contratar um produtor musical garantirá que você não fique atolado pela infinidade de considerações externas e internas que cercam a produção do seu álbum.
Os produtores tirarão o peso de seus ombros mantendo todos no caminho certo, formando e aplicando um cronograma com prazos específicos, fazendo todas as ligações para reservar espaços de ensaio e salas de gravação, ajudar a contratar músicos freelancers, cumprir um orçamento e prestar contas das finanças do projeto, e gerencie todas as partes móveis auxiliares, de arranjadores a escritores, de engenheiros de sessão a engenheiros de masterização.
Espero que agora você esteja equipado com resultados potenciais suficientes de trabalhar ao lado de um produtor musical para poder determinar se ter um é adequado para o seu projeto.
Embora você possa não precisar de um produtor para ajudar a mantê-lo no caminho certo, se for um iniciante altamente motivado, ter um ouvido imparcial para lhe dar feedback e direção sempre pode ser benéfico para o seu desenvolvimento.